Quais os tipos de HPV de baixo risco?

Perguntado por: Daniela Nádia de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

Os HPV são divididos em dois grupos de acordo com o potencial oncogênico: baixo risco, são os tipos 6, 11, 40, 42, 43, 54, 61, 70, 72, 81, CP6 108, os quais desenvolvem os condilomas e lesões de baixo grau. Os de alto risco são os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 68, 73, 82.

Como tratar HPV de baixo risco?

O tratamento das verrugas causadas pelo HPV de baixo grau, consiste na destruição das lesões. Apesar do tratamento, as lesões podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar em número e tamanho. O tratamento deve se individualizado e deve considerar a quantidade e o tamanho das verrugas.

Como saber qual o tipo de HPV que eu tenho?

Para saber exatamente o tipo do HPV,vc precisa fazer a Genotipagem, ela diz exatamente qual o tipo de vírus que vc tem. Exame realizado por ginecologista ou urologista.

Qual o pior tipo de HPV?

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

O que é HPV de grau 1?

Olá. O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.

Quais são as diferenças entre os diversos tipos de HPV?

15 questões relacionadas encontradas

Como se pega HPV grau 1?

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Como tratar HPV grau 1?

O tratamento da lesão NIC 1 visá diminuir o grau de lesão no colo uterino e não eliminar o vírus HPV. Normalmente o tratamento é feito através de cauterização elétrica, mas também pode ser feita com uso do laser. Há a opção da aplicação de ácido no local.

Como saber se o HPV é de alto risco?

Já o diagnóstico de alterações relacionadas aos vírus de alto risco é feito por meio de exames especializados para a visualização direta de alterações malignas nas células. O exame mais conhecido é o papanicolau, com a coleta de células do colo de útero. Outros exames incluem colposcopia, anuscopia, peniscopia.

Qual tipo de HPV causa câncer?

Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Quantos anos o HPV vira câncer?

Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.

Qual exame detecta o subtipo de HPV?

O exame mais comum para identificar a presença do HPV é o exame de Papanicolau, que conforme recomendações do Ministério da Saúde, deve ter seu início aos 25 anos. Após dois exames anuais consecutivos com resultados negativos, a periodicidade muda para três anos, até os 64 anos completos.

Quais os tipos de HPV que causam verrugas?

Equipe Oncoguia

Este tipo de "verruga genital" é denominado condiloma acuminado e é mais frequentemente causado pelo HPV-6 e HPV-11. Como as verrugas genitais raramente se transformam em câncer, tanto o HPV-6 como o HPV-11 são denominados vírus de baixo risco.

Qual tipo de exame de sangue para saber se tenho HPV?

Sim. O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Como conviver com uma pessoa que tem HPV?

Fique tranquila e faça o seu Papanicolaou periodicamente. Se você tem o HPV, os seus parceiros sexuais devem procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.

Como eliminar o vírus HPV do corpo?

A única forma de se alcançar a cura do HPV é por meio da eliminação natural do vírus do organismo, isso porque os remédios usados no tratamento tem como objetivo tratar as lesões, ou seja, reduzir os sinais e sintomas da infecção, não possuindo ação sobre o vírus, não sendo portanto capaz de promover a eliminação do ...

Quanto tempo o vírus do HPV pode ficar no organismo?

O HPV é adquirido através da relação sexual, mas a maioria das mulheres conseguem eliminar esse vírus em aproximadamente 2 anos.

Quem tem HPV vai ter câncer?

Equipe Oncoguia

A maioria das mulheres que têm HPV e um Papanicolaou normal apresenta uma probabilidade muito baixa de desenvolver células pré-cancerosas, que precisam ser tratadas no próximo ano por alguma alteração celular (em torno de 4%, ou 4 de 100 dessas mulheres podem precisar de tratamento).

Como o HPV evolui para câncer?

A infecção pelo HPV é muito complexa e geralmente não persiste, quando se mantém pode ficar por anos sem se manifestar e até mesmo evoluir para uma alteração no colo do útero que pode, em seguida, regredir espontaneamente, porém em algumas mulheres ele pode evoluir para câncer do colo do útero.

Como o HPV pode causar câncer?

Equipe Oncoguia

1- O HPV é comum e praticamente qualquer pessoa sexualmente ativa entrará em contato com o vírus ao longo da vida. 2- Alguns tipos de HPV causam verrugas genitais, outros estão ligados a mutações que podem causar o câncer do colo do útero. Além de poder causar câncer de pênis, ânus, vagina e garganta.

O que significa presença de DNA HPV de alto risco?

A presença do vírus HPV não significa que a paciente tenha câncer de colo do útero, mas indica que pode vir a desenvolver a doença. Os HPVs mais agressivos representam 70% dos casos de câncer de colo uterino e os menos agressivos são a causa da maioria das verrugas genitais.

Quem tem nic1 tem HPV?

A NIC 1 significa só uma infecção viral pelo HPV. AS NIC 2 e 3 são consideradas lesões pré-câncer do colo uterino e requerem tratamento para prevenir progressão para o câncer. Na presença dessas alterações, não deixe de procurar seu ginecologista.

É possível ter NIC 1 sem ter HPV?

Não, com certeza tem HPV associado, pois ele é o causador da NIC.

Estou com HPV O que eu faço?

Se o HPV foi detectado mesmo sem provocar sintomas ou alterações, não há nenhum tratamento a adotar. Não existe um antiviral contra essa IST. No entanto, a pessoa fará exames e consultas com certa frequência para não deixar uma eventual lesão passar despercebida.

É possível pegar HPV no vaso sanitário?

Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto. Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.

Como saber se o homem tem o vírus HPV?

E o principal sinal da infecção pelo vírus são verrugas genitais, que têm a aparência parecida com uma couve flor. Mas, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado pelo HPV.

Artigo anterior
O que quer dizer Salmos 34 18?
Artigo seguinte
Quantos meses dá 400 horas de estágio?