Quais os tipos de hifas é a diferença entre elas?

Perguntado por: Frederico Diego Ribeiro Barros Andrade  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas.

Quais são os tipos de hifas?

Elas podem ser de dois tipos: Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma; Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas).

O que são as hifas?

O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades.

Qual a diferença de hifas Septadas e não Septadas?

As hifas da maioria das espécies são divididas por paredes transversais, chamadas septos. Tais hifas são ditas septadas. ... As hifas que não contém septos são chamadas asseptadas ou cenocíticas, o que significa possuir um citoplasma comum ou ser multinucleada.

Qual a diferença entre hifas Septadas e cenocíticas?

Hifas cenocíticas: são as estruturas que não possuem uma divisão em seu filamento. Também podem ser chamadas de hifas asseptadas. Hifas septadas: este tipo é dividida por septos, ou seja, pequenas paredes transversais que atravessam a estrutura.

Diferenças entre hifas cenocíticas e septadas!

42 questões relacionadas encontradas

O que são hifas contínuas e cenocíticas?

As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota. Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio.

O que é hifas Septadas?

As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).

Qual a diferença entre hifas aéreas e vegetativas?

Hifa aérea: são as hifas que possuem função reprodutiva. Hifa vegetativa: A parte da hifa que obtêm nutrientes é chamada de hifa vegetativa. Micélio : Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo.

O que são septos dos fungos?

A maioria dos fungos apresenta hifas septadas, ou seja, que são divididas pelos chamados septos. Os septos são paredes transversais perfuradas por um poro que permite a comunicação entre as células, garantindo a passagem até mesmo de organelas celulares.

O que é uma hifa Cenocítica?

Designação da hifa asseptada multinucleada. A estrutura cenocítica resulta da divisão repetida do núcleo sem que ocorra a divisão do citoplasma.

Como se formam as hifas?

As hifas surgem após a germinação dos esporos. Em basidiomicetos, os esporos se diferenciam no interior de basídios após a meiose; em ascomicetos, os esporos se diferenciam no interior de ascos. Ambos os eventos surgem durante o ciclo de vida sexuado.

Qual a diferença de hifas e micélio?

A hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio). As hifas podem também ser encontradas nos gonídios de líquens. Uma hifa típica é constituida por uma parede tubular de quitina.

Qual é a função do micélio?

O micélio pode se apresentar como micélio vegetativo exercendo as funções de assimilação, fixação e crescimento das espécies, ou se diferenciar em micélio de fruitificação que serve à reprodução da espécie.

Quais são os exemplos do reino Fungi?

Fungos fazem parte do reino Fungi. → Reino Fungi: engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo, podemos citar os bolores, cogumelos e levedos.

Qual é a classificação do reino Fungi?

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado.

Quais os principais tipos de fungos?

Geralmente, os fungos são classificados em quatro grupos:
  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Qual é o tipo de respiração dos fungos?

A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação. Sistematicamente os fungos são classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Ascomicetos e Deuteromicetos.

Quais são as principais características dos fungos?

Todos os fungos são heterotróficos, ou seja, diferentemente das plantas, não são capazes de produzir seu próprio alimento, nutrindo-se por absorção. Além de heterotróficos, os fungos são seres eucarióticos e podem ser unicelulares, como no caso das leveduras, ou multicelulares, como os cogumelos.

Quais são as partes de um fungo?

Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa. As hifas podem ser cenocíticas, possuem um citoplasma plurinucleado.

Qual a diferença entre micélio vegetativo e reprodutivo?

O micélio vegetativo, é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. ... Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.

Quais são as estruturas vegetativas dos fungos?

O corpo dos fungos multicelulares é formado por hifas, que são filamentos delgados que em conjunto formam o micélio. Hifas podem ser modificadas para produzir estruturas especializadas. Fungos possuem parede celular que contém quitina e, nesse aspecto, diferem das células vegetais.

O que são hifas quais os tipos e qual a sua função?

As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. ... Pseudo-hifas são adaptações de alguns fungos unicelulares (leveduras), os quais se multiplicam mas permanecem unidos, semelhante a hifas, com função de adaptação ao meio.

Quais são as doenças causadas por fungos?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

Qual pomada usar para hifas?

1. Micose da pele
  • Naftifina (1% creme ou gel)
  • Terbinafina (1% creme ou solução)
  • Butenafina (1% creme)
  • Clotrimazol (creme 1%, solução ou loção)
  • Econazol (1% creme)
  • Cetoconazol (1% creme, xampu)
  • Miconazol (2% creme, spray, loção ou pó)
  • Oxiconazol (1% creme ou loção)

O que são os septos que podem aparecer em algumas hifas?

Na maioria dos casos, a hifa é divida em compartimentos. A parede que a divide é chamado septo. O septo é incompleto nos estágios iniciais da vida de uma hifa. O alongamento da hifa acontece no ápice.

Artigo anterior
Qual a caminhonete mais vendida S10 ou Hilux?
Artigo seguinte
O que significa ter um coração de gelo?