Quais os tipos de feridas operatórias?

Perguntado por: Lisandro Edgar Gonçalves Santos  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas. As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema.

Como são classificadas as feridas operatórias?

Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante: Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas. Excisão: quando dá remoção de uma área da pele. Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.

Quais são as feridas operatórias?

Feridas cirúrgicas. Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.

Quais são os tipos de feridas que existem?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Como avaliar uma ferida Operatoria?

Avaliação da ferida

Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Avaliar lesão/ferida

15 questões relacionadas encontradas

Como fazer um relatório de feridas?

Veja o que você deve anotar:
  1. Tipo de lesão (úlcera por pressão, ferida operatória, escoriações etc.)
  2. Localização da lesão;
  3. Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc);
  4. Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor;

Como saber o grau da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Qual o nome da doença que dá feridas na pele?

A epidermólise bolhosa é uma doença rara, genética, que não tem cura. São bolhas que causam feridas profundas e dolorosas na pele. O tratamento é só para aliviar as dores e melhorar a qualidade de vida. Já a psoríase e o vitiligo também são doenças autoimunes, mas de causas diferentes.

Qual a diferença entre úlcera e ferida?

As úlceras são lesões superficiais ou profundas na pele ou nas mucosas e são popularmente chamadas de feridas. Podem ter diversas causas, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco como sedentarismo e tabagismo.

Qual a classificação das feridas quanto à causa?

• Classificação das Feridas

As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.

Quais as complicações de ferida operatória e explique cada uma delas?

As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.

O que é infecção de ferida Operatoria?

Clinicamente, a ferida cirúrgica é considerada infectada quando existe presença de drenagem purulenta pela cicatriz, esta pode estar associada à presença de eritema, edema, calor rubor, deiscência e abscesso.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

Fases da Cicatrização: inflamatória, proliferativa, maturação e mais! | Colunistas
  1. Fase inflamatória.
  2. Fase proliferativa.
  3. Fase de maturação.

Quais são as classificações cirúrgicas?

Classificação das Cirurgias
  • As cirurgias podem ser classificadas quanto à urgência cirúrgica que engloba: - Cirurgia eletiva: ...
  • - Cirurgia de urgência: ...
  • - Cirurgia de emergência: ...
  • - Cirurgia Curativa: ...
  • - Cirurgia Paliativa: ...
  • - Cirurgia Diagnóstica: ...
  • - Cirurgia Reparadora: ...
  • - Cirurgia Reconstrutora / cosmética / plástica:

Como as lesões podem ser classificadas?

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Como as feridas são classificadas quanto ao conteúdo bacteriano?

As feridas podem ser classificadas de acordo com a sua causa, tempo de cicatrização e conteúdo bacteriano: -causa: as feridas podem ser de causa cirúrgica (finalidade terapêutica), traumáticas (acidentes) ou ulcerativas; -tempo de cicatrização: agudas ou crônicas; -conteúdo bacteriano: limpa, contaminada, infectada.

O que é uma ferida?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Como saber se é úlcera venosa ou arterial?

A principal diferença entre a úlcera arterial e a venosa é a sua causa, pois enquanto na arterial a ferida surge devido à falta de sangue arterial num local da perna, na úlcera venosa a ferida surge pelo acúmulo excessivo de sangue venoso na perna, que vai enfraquecendo os tecidos e a pele.

Como ocorre a úlcera arterial?

As úlceras arteriais resultam da diminuição do fluxo pelas artérias perfurantes teciduais. As causas do fluxo sanguíneo arterial reduzido incluem doença vascular periférica devido à aterosclerose, doença macrovascular e microvascular devido a diabetes melito, vasculite e microtrombos.

Como é a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

O que é e o que causa erisipela?

A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.

O que causa estafilococos na pele?

É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos. O diagnóstico pode ser confirmado pelo isolamento de S. aureus coagulase positivo.

Como saber se o ferimento está sarando?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Como uma ferida vai se fechando?

  1. Quando você faz um machucado que ultrapassa a camada da pele — que mede de 1 a 4 mm —, vasos sanguíneos podem ser cortados. ...
  2. Imediatamente o organismo direciona mais plaquetas para a região e tem início a produção de fibrina — substância que só se forma no sangue quando um vaso é rompido.

Como descrever uma ferida?

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

Artigo anterior
Qual o tamanho de um resumo crítico?
Artigo seguinte
O que é óleo mineral para tábua de carne?