Quais os tipos de exercícios terapêuticos?

Perguntado por: Soraia Daniela Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

Os exercícios terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de endurance; treinamento de equilíbrio; coordenação e agilidade; treinamento da mecânica corporal e da percepção da postura; alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento; treinamento da marcha e da locomoção; treinamento ...

Quais são os tipos de exercícios terapêuticos?

  • Exercícios de amplitude de movimento.
  • Exercícios de fortalecimento muscular.
  • Exercícios de coordenação e equilíbrio.
  • Exercícios de deslocamento (caminhar)
  • Exercícios de condicionamento geral.
  • Treinamento de transferência.
  • Uso de uma mesa inclinada.

O que são exercícios terapêuticos?

O exercício terapêutico tem como objetivo manter, corri- gir e/ou recuperar uma determi- nada função, ou seja, restaurar a função normal de corpo ou man- ter o bem estar (SHESTACK, 1987).

Quais são as indicações dos exercícios terapêuticos?

Os exercícios cinesioterapêuticos podem ser indicados para:
  • Promover o equilíbrio;
  • Melhorar o sistema cardiopulmonar;
  • Aumentar a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade;
  • Aumentar a força dos músculos;
  • Melhorar a postura;
  • Treino de marcha/caminhada.

Quais os tipos de cinesioterapia?

Existem 4 tipos de cinesioterapia: motora, postural, respiratória e laboral.

DESVENDANDO A FISIOTERAPIA #3 – EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS

31 questões relacionadas encontradas

O que é cinesioterapia ativa e passiva?

A Cinesioterapia motora ativa conta com a participação ativa e consciente do paciente onde ele executa voluntariamente os movimentos. A passiva, o fisioterapeuta realiza os movimentos sem ajuda do paciente.

O que se estuda em cinesioterapia?

Cinesioterapia é um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, estes responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo. Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”.

Quais as indicações dos exercícios passivos?

O objetivo dos exercícios passivos é, prioritariamente, a prevenção contra contraturas musculares, aderências capsulares, manter a integridade das articulações, a elasticidade muscular e dos tecidos moles, além de fortalecer a cartilagem.

Quais são as principais contraindicações do exercício passivo?

Efeitos negativos da imobilização.

principais perdas no sistema músculo-esquelético são: a atrofia e encurtamento dos músculos, tendões e ligamentos; contraturas; perda de força e massa óssea; redução da mobilidade articular e degeneração da cartilagem.

Quais são os princípios para uso do recurso terapêutico manual?

As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor. Suprimindo todos os seus bloqueios e pode o livrar das suas algias.

Qual a definição de exercício passivo?

Exercício Passivo Definição: Exercícios em que o movimento é produzido inteiramente por uma força externa. A força externa pode vir da gravidade, de uma.

O que é o trabalho proprioceptivo?

A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o equilíbrio quando está parado, em movimento ou ao realizar esforços.

O que é exercícios de reabilitação?

Quando exercícios de reabilitação são indicados, podem contribuir para o aspecto físico e psicológico do indivíduo. Por isso profissionais da saúde criam treinos para desportistas lesionados, com o objetivo de prevenir novos acidentes e desenvolver a musculatura de forma simétrica.

O que é exercícios passivos e ativos fisioterapia?

O exercício ativo significa que o paciente tem que usar a sua própria força muscular para realizar o movimento (sem ajuda de um motor), no exercício passivo o movimento é realizado por um motor.

Quais são os exercícios de fortalecimento muscular?

E não se esqueça de beber água!
  • Exercício 1: flexão de braço. Exercício 1: Press-up. ...
  • Exercício 2: Tríceps no banco. Exercício 3: Tríceps no banco. ...
  • Exercício 3: Step-up. Exercício 4: Step-ups. ...
  • Exercício 4: agachamento. Agachamento. ...
  • Exercício 5: avanço. ...
  • Exercício 6: deadlift unilateral. ...
  • Exercício 7: Superman. ...
  • Exercício 8: ponte.

Quais os tipos de fortalecimento muscular?

Fortalecimento muscular: 7 opções para quem não curte musculação
  1. Ginástica funcional. Trata-se de uma modalidade que consiste em exercícios que utilizam pouca carga e dedicação total do corpo. ...
  2. Natação. A natação é uma das modalidades esportivas mais completas. ...
  3. Spinning. ...
  4. Ashtanga Yoga. ...
  5. Lutas. ...
  6. Crossfit. ...
  7. Pilates.

Quais as limitações do exercício passivo?

Limitações do movimento passivo O movimento passivo não: Previne a atrofia muscular. Aumenta a força ou a resistência à fadiga.

Em quais casos é indicado o uso de cinesioterapia passiva?

Em quais casos seria indicado o uso de cinesioterapia passiva? A. Após 10 dias de pós-operatório de cirurgias ortopédicas. B. C. pacientes incapazes de realizar contração muscular.

Quais são as contraindicações da mobilidade articular?

Contra-indicações

Dado que a mobilização conjunta mobiliza uma articulação, isto é, aumenta a sua amplitude de movimento, então, se a articulação já é hipermóvel, ou seja, instável, será contra-indicado (ou pelo menos deve ser feito com as devidas precauções) mobilizá-la.

Quais as indicações para o exercício ativo livre?

É indicada para desenvolver, restaurar e manter a força muscular, a resistência à fadiga, a mobilidade e a flexibilidade corporal, o relaxamento e a coordenação motora (Kisner e CoIby, 1998).

O que é movimento auto passivo?

O Auto passivo ajuda a promover o exercício dos membros superiores no idoso ou paciente mesmo sem poder sair de casa. Permite melhorar a tonicidade muscular e a amplitude dos movimentos. Fixa-se na parede ou no teto.

Como fazer alongamento passivo?

Como fazer: deitar-se de costas com as pernas retas e esticadas. Com o auxílio do colega, levantar uma das pernas e descansá-la no ombro do colega até sentir um alongamento na parte de trás da coxa, mantendo os quadris para baixo, sem colocar tensão ou pressão.

Qual a diferença entre fisioterapia e cinesioterapia?

Fisioterapeuta é o profissional habilitado a Avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios do movimento, nomeados de disturbios cinéticos funcionais, e a cinesioterapia é uma das ferramentas que o fisio lança mão para tratar o paciente.

O que é feita a cinesioterapia?

A cinesioterapia respiratória é feita com exercícios que estimulam a inspiração máxima e a expiração forçada, que podem ser realizados de pé, sentado ou deitado, com o acompanhamento dos braços ou com as mãos em contato com o abdômen para aumentar a conscientização da movimentação do diafragma.

Quem pode fazer cinesioterapia?

Todas as pessoas que apresentam lesões e traumas ortopédicos podem ser submetidas ao tratamento da cinesioterapia, desde que respeite as fases da lesão (aguda, subaguda e crônica). Dentro deste grupo também estão aqueles que apresentam menor mobilidade por motivo de idade ou condições físicas genéticas ou adquiridas.

Artigo anterior
Como atrair a pessoa que você quer?
Artigo seguinte
Quem faz regularização de obra?