Quais os tipos de exames de audiometria?

Perguntado por: Laura Nogueira de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Existem dois tipos de audiometria: tonal e vocal. Enquanto o primeiro avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, o segundo mede a capacidade em reconhecer a fala humana.

Quais são os tipos de audiometria?

Existem dois tipos de exame de audiometria: a tonal e a vocal. Saiba mais sobre eles! Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.

O que é audiometria e os principais tipos?

Existem dois tipos principais do exame de audiometria: a tonal e a vocal. A tonal permite saber qual o intervalo de frequências que a pessoa consegue escutar, enquanto a vocal se foca mais na capacidade de compreensão de determinadas palavras.

Quais os tipos de exames de ouvido?

Por meio da audiometria é possível saber o grau e o tipo da perda auditiva de um indivíduo. É uma avaliação que depende de ações realizadas pelo paciente, sendo considerado, portanto, um exame subjetivo.

O que é audiometria tonal e vocal imitanciometria?

É o conjunto de exames iniciais mais importante para avaliação da audição. Indicado nas perdas auditivas em geral, em casos de zumbido, tontura, triagem auditiva em idosos, crianças, professores e trabalhadores em geral que trabalham em ambiente com ruído.

COMO É REALIZADO AUDIOMETRIA EM ADULTOS, O EXAME DE AUDIÇÃO!

33 questões relacionadas encontradas

Como é feito o exame audiometria tonal vocal e imitanciometria?

O exame é feito dentro de uma cabine, colocando-se fones que emitem alguns tipos de som na orelha (tom puro ou similar ou sons de fala) e o paciente responde a cada vez que escuta estes sons.

O que é o exame de imitanciometria?

Um desses exames é a imitanciometria, também conhecido como impedanciometria. Esse procedimento avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular e verifica a presença ou ausência de reflexos acústicos. Ele também fornece dados sobre a integridade da orelha média, sendo fundamental como diagnóstico diferencial.

Quais são os exames que otorrino pede?

Por vezes, o diagnóstico é feito por meio de exames complementares, ou seja, por meio de exames otorrinos.
...
Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto
  • Audiometria tonal;
  • Audiometria Vocal;
  • Imitanciometria ou impedanciometria;
  • Vectoeletronistagmografia (VENG);
  • Exame Otoneurológico.

Quais os exames para zumbido no ouvido?

Acufenometria é um exame realizado para identificar a frequência e intensidade do zumbido, o que ajudará o fonoaudiólogo e o médico otorrino a identificar se o paciente é um bom candidato a terapia com uso de gerador sonoro.

Qual o valor de uma audiometria?

Prezado, depende de cada região. A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00. Alguns lugares um pouco mais, outros um pouco menos. Audiometria Clínica é R$ 80,00 em nossa clínica.

O que significa audiometria tonal e vocal?

Legalmente a audiometria pode ser realizada por médico(a) ou fonoaudiólogo(a), e do ponto de vista ocupacional isto está previsto na Portaria 19/98 de MTE/SSST. O médico, com qualquer formação, poderá realizar audiometria, desde que esteja devidamente capacitado, uma vez que todos estão habilitados.

Qual a especialidade médica que faz audiometria?

1º - Os exames audiológicos, incluindo a audiometria, deverão ser executados exclusivamente por médicos e fonoaudiólogos.

Quem deve fazer audiometria?

Os profissionais habilitados a realizar o exame audiométrico são o fonoaudiólogo e médico conforme a legislação e resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais. Portanto, outros profissionais ou técnicos da área da saúde não possuem habilitação para realizar a audiometria.

O que significa audiometria tonal limiar via aérea óssea?

Na Audiometria Tonal Liminar, medimos os sons que chegam por via aérea (através de fones) na orelha do paciente e também por via óssea (através de um vibrador ósseo colocado na pele atrás da orelha). Toda essa pesquisa dos limiares do paciente é realizada dentro de uma cabine à prova de som.

O que é audiometria condicionada?

O exame de Audiometria Tonal Limiar Infantil Condicionada estuda a resposta sonora e a capacidade auditiva de bebês e crianças, avaliando se há perda auditiva e em que grau ela acontece.

O que é audiometria vocal pesquisa de limiar de inteligibilidade?

Este exame permite estudar se o paciente entende palavras ditas e qual é o limite de volume de som que consegue entender corretamente.

Quando o zumbido é preocupante?

É importante salientar quando o zumbido é unilateral, pois neuromas acústicos podem se manifestar apenas com este sintoma. Esse diagnóstico é mais provável se houver também perda auditiva neurossensorial unilateral ou perda auditiva assimétrica, com pior audição na orelha com zumbido.

Como diagnosticar zumbido?

Diagnóstico do zumbido no ouvido

O exame chamado Acufenometria é o responsável por identificar qual o tipo e a intensidade do volume no acúfeno. Trata-se de uma avaliação indispensável para a indicação do tratamento correto. Este exame é solicitado pelo otorrinolaringologista, após a análise de uma audiometria.

Quais doenças causam zumbido na cabeça?

Causas e Sintomas

As doenças mais graves, como esclerose múltipla, tumores cerebrais, traumatismos cranianos e seqüelas de meningites e encefalites, também podem causar zumbido.

Como é feito o exame otorrinolaringológico completo?

O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.

Como é feito o exame de otorrino?

O exame de audiometria é feito com o paciente dentro de uma cabine acústica para que não seja afetado por nenhum ruído externo e utilizando fones de ouvido específicos, para receber os estímulos sonoros.

O que é o exame de videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame realizado pelo otorrinolaringologista, em consultório. É utilizado para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.

Qual a diferença entre imitanciometria e impedanciometria?

A imitanciometria (nome atual da impedanciometria) é um exame rápido e fácil de ser feito, que ajuda a avaliar as condições do tímpano, dos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva (comunicação entre o nariz e os ouvidos).

Como é feito o exame de impedanciometria?

O teste é realizado pela colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo em uma das orelhas e um fone na outra. Através da sonda é injetada uma ligeira pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouvirá estímulos sonoros.

O que é distúrbio no processamento auditivo central?

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.

Artigo anterior
Como pintar uma parede manchada?
Artigo seguinte
Como estava a economia do Brasil em 2016?