Quais os tipos de erros na topografia?

Perguntado por: Yasmin Ariana Azevedo Ramos Antunes  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Os erros de um levantamento topográfico podem ser oriundos de três fontes distintas: condições ambientais, instrumentais ou pessoais. Os erros, causados por estes três elementos, poderão ser classificados em grosseiros, sistemáticos e aleatórios.

Quais são os tipos de erros?

Os erros podem ser classificados em três categorias:

Sistemáticos – podem ser de construção e ajuste do instrumento, de leitura, inerentes ao método de medida ou devido a condições externas. Aleatórios – são aqueles provocados por fenômenos que não podem ser diretamente estabelecidos ou identificados.

Quais são os tipos de erros de medição?

Os erros presentes nos processos de medição são de dois tipos: sistemáticos e aleatórios ou acidentais. Não se consideram aqui os erros grosseiros ou equívocos. ERROS SISTEMÁTICOS – são erros inerentes ao sistema de medição que compreende o meio ambiente, os instrumentos de medição e o observador.

Quais são os possíveis erros cometidos na medição direta?

As principais fontes, causas de erros, na medição direta das distâncias, bem como as maneiras de evitá-las, são: catenária, desvio vertical, desvio lateral, erro de dilatação, desvio vertical da baliza, tensão, comprimento incorreto do diastímetro, erro de dilatação, erros grosseiros.

O que é um erro de inclinação?

Erro de Inclinação do Eixo Principal sobre o Plano do Limbo

São erros pequenos e de mesma natureza que o erro de graduação do limbo, devido ao seu plano não ter ficado paralelo ao plano da máquina de gravação, sendo eliminado juntamente com os de graduação.

Teoria dos erros em topografia

41 questões relacionadas encontradas

O que é erro topográfico?

São erros que se acumulam ao longo do trabalho. Na prática, esses erros podem se manifestar como variações nas condições ambientais, balizas tortas, trenas não suficientemente esticadas ou dilatadas, equipamentos mal calibrados ou baixa acuidade visual do operador do equipamento.

Qual é o erro da gravidade?

Dizer que a força gravitacional é inversamente proporcional à distância sem citar o quadrado da distância é um erro que descaracteriza essa grandeza. Se a distância entre dois objetos for duplicada, a força gravitacional entre eles diminuirá quatro vezes.

Quais são os 3 tipos de erros que podem ocorrer durante o processo de medição?

Erro intrínseco (de um instrumento de medição): erro de um instrumento de medição determinado nas condições de referência [VIM 5.24]. Erro sistemático (de um instrumento de medição): erro sistemático da indicação do instrumento de medição [VIM 5.25].

Quais são as três principais fontes de erros nas medições?

Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros. No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática.

O que é um erro absoluto?

- O erro absoluto é definido como a diferença do valor exato e valor aproximado. Exemplo 1: Page 4 CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 lino@ufs.br 12 Sejam os números irracionais e (valores dados pelo SciLab , %pi e sqrt(2) com format(25)), que devem ser armazenados em uma máquina de t=8 dígitos na mantissa.

O que é catenária em topografia?

A catenária, Figura 1, é uma curva resultante da ação da gravidade sobre uma corda, por exemplo.

O que é um erro instrumental?

Alguns exemplos de erros sistemáticos são: erro instrumental (gerado por exemplo, pela má calibração do instumento de medida), erro ambiental (decorrente da interferência do ambiente através de fatores como, por exemplo, temperatura, pressão, humidade, campo magnético terrestre, etc, sobre a experiência), erro ...

O que é erro de escala?

Em geral, o erro de escala ∆ associado a régua é definido como a metade da menor escala de valor da graduação. O erro de escala por sua vez indica o limite de acuracidade de uma régua.

O que é um erro de medição?

ERRO DE MEDIÇÃO: é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando.

O que é erro de tipo exemplo?

O exemplo clássico, e o mais claro do que é o Erro de Tipo, é o exemplo do caçador que ao pensar estar atirando num animal, atira em uma pessoa, matando-a. O tipo penal do art. 121 do Código Penal prevê que é crime “matar alguém” e não matar um animal, por isso há um erro sobre o elemento “alguém”.

São exemplos de erros sistemáticos?

Os erros sistemáticos resultam de fatores ligados às limitações dos aparelhos de medida (exemplo: escala inadequada ou deficiente calibração do aparelho), das técnicas utilizadas (exemplo: posicionamento continuamente incorreto do aparelho de leitura) ou têm origem no próprio operador.

Quais os erros mais comuns no processo de medição utilizando o paquímetro?

Em geral, na medição com paquímetro, deve-se evitar um aperto forte dos bicos sobre a peça (evitar a força de medição excessiva). Além disso, deve-se evitar, ao máximo possível, movimento relativo entre os bicos e peça, já que isto provoca desgaste dos bicos, e assim a geração de erros de medição com o paquímetro.

Quais as duas componentes de um erro de medição?

O erro de medição pode ser decomposto em duas parcelas: o erro sistemático e o erro aleatório.

O que é um erro de histerese?

Erro de histerese: Diferença máxima entre as indicações crescentes e decrescentes, em qualquer ponto da escala, em uma calibração. Erro de repetibilidade: Diferença máxima entre um número consecutivo de indicações para uma mesma pressão, em iguais condições de operação, em um mesmo sentido de aplicação de pressão.

Quais são os erros que podem ser acometidos em um levantamento topográfico Cite e explique?

ERROS GROSSEIROS

Causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, identificação de alvo, etc., normalmente relacionados com a desatenção do observador ou a uma falha no equipamento.

O que são erros sistemáticos e aleatórios?

O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.

Qual a diferença entre erro e incerteza de medição?

A grande diferença entre a incerteza e o erro (seja ele qual for) é que o erro pode, em princípio, ser 'corrigido' enquanto a incerteza é um intervalo de confiança das medidas. Logo, caso sua experiência tenha um erro, existe uma falha no procedimento que pode e deve ser corrigido.

O que é o desvio relativo?

Desvio Relativo - É a razão entre o desvio absoluto e o valor da medida e por isso é um número. Muitas vezes é usado em percentagem. Desvio Absoluto Avaliado - Tem a mesma unidade que a grandeza e vale metade da menor divisão da escala do medidor.

Onde a gravidade é nula?

Tudo isso fica mais fácil de assimilar se compreendermos que não existe gravidade zero em nenhum lugar do universo, pois, quando um agente gera algum campo — incluindo o gravitacional —, ele o gera em todo o cosmos. Nosso planeta, por exemplo, gera um campo gravitacional que se estende muito além de suas proximidades.

Como é definido o erro absoluto da aproximação?

O Erro numérico costuma ser a diferença entre o valor verdadeiro e uma aproximação, recebendo o nome de Erro Absoluto. Nesse caso, é o valor verdadeiro e é o valor aproximado. Geralmente nós não conhecemos o valor exato do que estamos querendo aproximar. Nesse caso, é impossível obtermos o valor exato do erro absoluto.

Artigo anterior
Como limpar sandália de plástico transparente?
Artigo seguinte
Quantos hosts tem uma rede 24?