Quais os tipos de epitopos?

Perguntado por: Inês Lima Moreira  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Estes epítopos podem ser classificados ainda como (1)contínuos ou lineares e (2)descontínuos ou conformacionais.

O que são epítopos e como são classificados?

3 – Epítopos

Também conhecidos como determinantes antigênicos, os epítopos são porções do antígeno que reúnem aspectos físicos e químicos que favorecem o reconhecimento a regiões específicas dos anticorpos ou TCR´s. Uma única molécula antigênica normalmente possui vários epítopos diferentes.

Quais são os 4 PAMPs?

PAMPs: LPS, acido lipoteicoico, acidos nucleicos, ß-glucanas e proteinas.

O que são PAMPs DAMPs e PRR?

Essas moléculas (PAMPs, DAMPs e VAMPs) são reconhecidas por PRRs (Receptores de Reconhecimento de Padrões), expressas por fagócitos e outros tipos celulares, e ligam-se a eles. Essa ligação inicia diversos eventos que levam à eliminação dos micro-organismos.

Quais são os tipos de antígenos?

Assim sendo, podemos classificar os antígenos em dois grupos:
  • Imunógenos: Os imunógenos são aqueles antígenos que podem desencadear uma resposta do sistema imune. ...
  • Haptenos: São moléculas que reagem com anticorpos, contudo, não são capazes, sozinhas, de desencadear uma resposta imunológica.

ANTÍGENO E ANTICORPO - Imunologia | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

O que é um epitopo?

Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).

Qual a diferença entre antígeno anticorpo e epitopo?

Os antígenos são qualquer substância que provoquem a resposta imune do organismo, ou seja, que se liguem a moléculas de anticorpos ou receptores de células T. Em sua superfície, os antígenos possuem grupos moleculares chamados de epítopos – os quais são reconhecidos pelos linfócitos.

Quais são os DAMPs?

Como exemplos de DAMPs existem as Proteínas S100, Proteínas de Choque Térmico (HSPs) e Grupo Box de Alta Mobilidade 1 (HMGB1) (FLESHNER, 2013; IWATA; OTA; DUMAN, 2013; KURAMOCHI et al., 2016; NAKAHIRA; HISATA; CHOI, 2015; RANI et al., 2017; SHAO et al., 2017; TURNER, 2016).

O que são DAMPs exemplos?

Os DAMPs sao padroes moleculares associados a dano/perigo, ou seja moleculas do hospedeiro liberadas por celulas danificadas/mortas ou produtos de degradaçao da matriz extracelular, como por exemplo ATP, DNA.

Qual a diferença de DAMPs e PAMPs?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por esses receptores, induzem respostas imunes inatas e podem modular a imunidade adquirida.

O que é MHC em imunologia?

O MHC é por definição conhecido como um locus gênico responsável pela codificação de estruturas proteicas que fazem a apresentação de antígenos aos linfócitos T, promovendo a proliferação dessas células e consequente resposta imunológica própria.

O que significa PAMPs?

Moléculas tais como lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos teicoicos, comumente encontradas na superfície de microorganismos, constituem Padrões Moleculares Associados a Patógenos (PAMPs) e ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de ...

O que é TCR em imunologia?

O receptor de células T (em inglês T-cell receptor, sigla TCR) é uma molécula encontrada na superfície das células T, ou linfócitos T, responsável pelo reconhecimento de fragmentos de antígeno, como peptídeos ligados a moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC).

O que são epítopos e Paratopos?

A interação entre o antígeno e o anticorpo ocorre por meio de superfícies complementares nas quais existem um epítopo (do antígeno) e um sítio de ligação do anticorpo (o paratopo). Todas as regiões hipervariáveis das cadeias pesada e leve participam dessa interação.

Quais os Pamps presentes nos fungos?

O principal PAMP reconhecido pelos fagócitos são as beta-glucanas, presentes na superfície dos fungos. Os principais receptores envolvidos são os TLRs e os receptores do tipo lectinas.

Qual a importância do epítopo?

Manter o Equilíbrio da Composição Macromolecular Normal de Organismos Vertebrados, através do RECONHECIMENTO e ELIMINAÇÃO de moléculas não próprias à composição normal do referido organismo.

Quem reconhece PAMPs e DAMPs?

Nosso organismo é capaz de reconhecer sinais de perigo, como os PAMPs e DAMPs, e induzir as respostas imunes inata e adaptativa.

Qual a relação de PAMPs e DAMPs com a inflamação e infecção?

Reconhecem PAMPs e DAMPs e recrutam outras proteínas para formar complexos de sinalização que promovem inflamação.

Quais são os receptores que reconhecem os PAMPs?

Alguns receptores Toll-Like funcionam aos pares de modo que esta associação forma um receptor ativo simples. O dímero TLR1-TLR2 reconhece os PAMPs de bactérias gram-positivas, incluindo lipoproteínas, lipopeptídeos, peptideoglicanos e o ácido lipoteicoico.

O que são citocinas e qual sua função?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Qual é a função das quimiocinas?

As quimiocinas (citocinas quimiotáticas) são uma grande família de citocinas estruturalmente homólogas, que recrutam células de defesa do hospedeiro para os locais de infecção, e regulam o tráfego de linfócitos e outros leucócitos através dos tecidos linfóides periférico.

Quais são os 5 anticorpos?

Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE. Como vimos anteriormente, Ig é uma abreviação de imunoglobulina, já as letras que acompanham essa abreviação dizem respeito à classe específica.

Quais são os cinco tipos de anticorpos?

Classes são IgG, IgM, IgA, IgD e IgE).

O que é afinidade e avidez?

Repetindo, afinidade se refere à força de ligação entre um único determinante antigênico e um sítio de combinação de um anticorpo particular, enquanto que avidez se refere à força total de ligação entre antígenos e anticorpos.

O que é expansão dos epítopos?

Epitope spreading ou expansão dos epítopos é fenômeno no qual linfócitos T ou B passam a reconhecer epítopos endógenos diferentes e em geral não relacionados com os epítopos que induziram a doença.

Artigo anterior
Quem está no Simples Nacional paga ICMS?
Artigo seguinte
Como bloquear cartão Santander pelo app?