Quais os tipos de eletroestimulação?

Perguntado por: Érika Letícia Garcia Vieira Martins  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

Dentro das correntes mais comuns encontradas em clínicas e/ou aparelhos portáteis, estão as correntes TENS –Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea – (modalidade burst, convencional e contínuo), FES – Estimulação Elétrica Funcional–, corrente russa, corrente Aussie e micro corrente.

Quais são os tipos de correntes terapêuticas?

Correntes mais usadas para fins terapêuticos
  • TENS: analgesia;
  • galvânica: analgesia, anti-inflamatória e para a permeação de ativos;
  • interferencial: anti-inflamatória e analgesia;
  • diadinâmicas: analgesia e anti-inflamatória;
  • FES: fortalecimento muscular;
  • russa: fortalecimento muscular;
  • polarizada: permeação de ativos;

Qual a diferença entre FES e TENS?

Qual a diferença entre TENS e FES? Tanto o TENS quanto o FES são usados em tratamentos de Fisioterapia com eletroestimulação transcutânea e funcional. Entretanto, a TENS é indicada para aliviar dores, enquanto a FES é mais usada para fortalecimento muscular.

O que É o FES?

Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, ...

Quem pode usar o TENS?

O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.

Massageador Digital com Choque Elétrico Tens Funciona? Fisioterapeuta explica

24 questões relacionadas encontradas

Quem não pode usar TENS?

Ela não deve ser aplicada nas regiões das carótidas, testículos e abdome de mulheres grávidas. Também não deve ser utilizada em portadores de marcapasso, pessoas com epilepsia e mulheres que estejam amamentando.

Quem tem Pino pode usar TENS?

Pode ser utilizado sim, porém com algumas ressalvas como os colegas comentaram. As correntes polarizadas devem ser evitadas por terem risco de queimadura. O mais indicado são exercícios para ganho de força e mobilidade. O TENS não tem problema porque não é uma corrente intensa.

Qual o objetivo da FES?

Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, ...

Qual a corrente do FES?

A estimulação elétrica funcional (FES) é uma corrente alternada de baixa frequência, tipo excito motor que provoca contração muscular utilizada em terapias específicas por profissionais da fisioterapia e estética através de eletrodos sobre a pele do paciente.

Quais são os parâmetros do FES?

electrical stimulation - FES). O programa de controle permite ao usuário definir e salvar perfis de variação temporal dos três parâmetros em dez níveis de intensidade dentro da escala de 0 a 100mA, 50 a 500µs e 20 a 200Hz, dentro da limitação de 1s por perfil de estimulação.

O que é a corrente TENS?

A Tecnologia Tens é um recurso fisioterapêutico que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para aliviar dores e conseguir efeitos específicos, como a analgesia, a diminuição de edemas, o relaxamento e o fortalecimento muscular.

Qual o melhor aparelho de eletroestimulação?

Aparelho corrente russa: os melhores
  • Neurodyn II Ibramed. O neurodyn é um dos melhores aparelhos de corrente russa, pois tem o melhor custo-benefício do mercado. ...
  • Sonopulse II Ibramed (4X1) ...
  • Neurodyn 10 Canais Ibramed. ...
  • Neurodyn Multicorrentes Ibramed Novo Modelo. ...
  • Neurodyn Compact Ibramed. ...
  • Stim 4 Cecbra. ...
  • Ondas Russas Max Cecbra.

Qual é a corrente do TENS?

TENS é uma técnica que utiliza correntes de baixa intensidade e baixa freqüência (100Hz) para provocar efeitos analgésicos de até 48 horas. Este efeito da TENS é obtido pela sua ação no bloqueio da despolarização do segundo neurônio de condução do estímulo da dor e pela liberação de endorfinas endógenas.

Quais são as correntes terapêuticas polarizadas?

A partir da análise dos benefícios da corrente polarizada, a anal- gesia, os efeitos vasculares e cicatriciais são os mais citados pela literatura. Destacando-se o uso das correntes diadinâmicas de Bernard e da corrente de alta voltagem, apesar da descrição de uso dessas correntes para outros fins.

Quais as correntes utilizadas na eletroterapia?

As principais são:
  1. TENS - Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea. ...
  2. Ultrassom. ...
  3. Corrente Russa. ...
  4. Terapia a laser de baixa intensidade. ...
  5. FES - Estimulação elétrica funcional. ...
  6. Diatermia por ondas curtas. ...
  7. Fotoquimioterapia com psoraleno - PUVA.

Como exemplos de correntes terapêuticas de alta frequência temos?

A Alta Frequência é indicada para pós limpeza de pele, pós depilação, tratamento de foliculite, auxílio no tratamento da psoríase, desinfecção do couro cabeludo, tratamento de pediculose, tratamentos de frieiras e micoses e completo na hidratação e revitalização facial.

Qual a diferença entre FES e corrente russa?

TENS: Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea) é uma corrente utilizada para tratamento de dor. Corrente Russa: é uma corrente alternada aplicada em bursts, e é utilizada para contração muscular, drenagem linfática, alívio de dor e eletrolipólise.

O que é FES Sync?

FES SYNC VIF

É a corrente FES no modo sincronizado com variação da frequência e duração de pulso.

Qual é o principal efeito fisiológico da corrente Farádica?

Efeitos Fisiológicos

Ocasiona contração dos músculos; Favorece o retorno venoso; Aumenta o aporte sanguíneo; Provoca ação metabólica.

O que é estimulação elétrica muscular?

A Eletroestimulação Muscular (EMS) é a indução de uma contração muscular através da utilização de impulsos elétricos de baixa frequência bipolar. A EMS pode ser utilizada como uma ferramenta de treinamento e reabilitação. Sua utilização prevista é para o condicionamento e fortalecimento muscular.

Pode fazer TENS no pescoço?

Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

Porque o TENS alivia a dor?

A TENS é utilizada na área da saúde para o combate da dor por ser um tratamento livre de drogas e sem efeitos colaterais. É por meio de pulsos elétricos, que atingem as fibras nervosas responsáveis por enviar estímulos da dor ao cérebro, que o Tanyx consegue interromper a sensação indesejada.

Quantas vezes por dia eu posso usar o TENS na mesma pessoa?

Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.

Qual das contra indicações abaixo não se aplica ao TENS?

Contraindicações. O TENS não deve ser aplicado nas regiões das carótidas, em portadores de marcapasso e na região abdominal de mulheres grávidas. Deve-se ter cuidado extra com crianças, idosos, portadores de epilepsia e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

Artigo anterior
Qual é a deusa da morte?
Artigo seguinte
Quais são os elementos fundamentais das políticas públicas?