Quais os tipos de DPS?

Perguntado por: Yasmin Baptista de Magalhães  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

Dispositivo de Proteção contra Surtos ou DPS
  • 1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1. ...
  • 2 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 2. ...
  • 3 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 3. ...
  • 4 – Que dispositivos de proteção contra surtos devem ser escolhidos e onde devem ser instalados?

Quais são os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual a diferença entre DPS classe 1 e 2?

Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.

Qual a diferença entre DPS tipo I II e III?

O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.

O que é DPS tipo 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

Como escolher um DPS - Dispositivo protetor de surto!

16 questões relacionadas encontradas

O que é DPS tipo 1?

1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1

Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. O DPS tipo 1 é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350 µs.

Como dimensionar DPS para energia solar?

Dimensionamento de DPS para sistema fotovoltaico

Para a proteção completa dos equipamentos deve haver pelo menos um DPS entre o arranjo fotovoltaico e o inversor e pelo menos um DPS entre o inversor e a rede elétrica.

Onde é aplicado o DPS Classe 1?

A classe I é destinada a proteção contra surtos elétricos conduzidos, provenientes de descargas atmosféricas diretas, geralmente recomendados para locais com alta exposição e/ou que sejam dotados de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Como dimensionar um dispositivos de proteção?

Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?
  1. = Corrente de projeto total;
  2. = Corrente nominal do disjuntor (a ser determinada);
  3. = número de condutores em paralelo; ...
  4. = Capacidade de condução de corrente do cabo;
  5. = Fator de correção de agrupamento;
  6. = Fator de correção de temperatura;

Como saber se o DPS está bom?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

O que é DPS para energia?

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Qual amperagem do DPS?

Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar. Já um DPS de 220V~ poderá também ser utilizado em redes de 127V~, porém para maior eficiência, recomenda-se manter iguais as tensões da rede e do DPS.

Qual DPS usar em 220V?

Por questões práticas convenciona-se que para um sistema cuja tensão nominal (entre fase e neutro) é de de 220 utiliza-se DPS de Uc igual a 275V e assim por diante.

Qual DPS para entrada de energia?

A Soprano disponibilida em seu portfólio de produtos, o DPS Soprano classe II, que atende a especificação da concessionária de energia CELESC, além de atender as normas NBR 5410 e NBR 5419. O produto pode ser instalado tanto no padrão de entrada como no CD de distribuição.

Qual DPS usar em apartamento?

Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...

Qual a função do DPS?

O princípio de funcionamento dos DPS é simples, quanto maior a tensão aplicada sobre seus terminais menor a resistência elétrica. ... Dessa forma, no final da vida útil o varistor se torna um curto circuito e não pode continuar conectado ao sistema devido ao risco deste poder causar um princípio de incêndio.

Porque DPS queima?

Um fusível ou disjuntor não protege nada contra raios! ... É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento queimou e entrou em curto-circuito.

Qual diferença entre um DPS é um disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Como saber se o Clamper queimou?

Clamper tem um LED indicador do bom funcionamento. o usuário que não tem uma indicação visual do estrago. Ai depende aonde será utilizado esse DPS.

Como funciona protetor de surto?

O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.

Como dimensionar os condutores de um circuito?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Artigo anterior
Quanto tempo faz efeito ibuprofeno?
Artigo seguinte
Quantas são as abordagens da psicologia?