Quais os tipos de decadência?

Perguntado por: Laura Luna Vicente Carvalho Jesus  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

301). Além disso, a decadência pode ser subdividida em duas modalidades, quais sejam: Legal: que advém de expressa previsão em lei, e; Convencional: que possui caráter de ordem privada, acordado entre as partes em negócios jurídicos.

Quais são as espécies de decadência?

Quanto à Decadência, considera-se que existem duas espécies, são elas, a Decadência Legal e a Convencional, isto é, aquela que nasce do encontro de vontades manifestadas pelas partes contratantes. A Decadência Legal é verdadeira matéria de ordem pública, visto que decorre da lei.

O que é decadência exemplos?

A decadência é a perda do direito potestativo porque a pessoa (titular do direito) não exerceu o seu direito no prazo fixado na lei ou fixado em um negócio jurídico, sendo assim a pessoa perdeu o Direito de sujeitar alguém a algo, por exemplo, sujeitar alguém a anulação de um contrato.

Quais são as características de decadência?

A decadência consiste na perda de um direito potestativo devido à inércia de seu titular em exercê-lo e, assim sendo, só ocorre em casos nos quais a eficácia deste direito esteja subordinada ao exercício dele pelo titular, dentro de determinado prazo, que se esgotou.

O que é decadência CPC?

A decadência refere-se à perda do direito em si, pela falta de atitude do titular, durante o prazo, previsto em lei. Quando ocorre a decadência, a pessoa não tem mais o direito. Art. 189.

Prescrição e Decadência - 7 Dicas

26 questões relacionadas encontradas

Quando cabe à decadência?

O instituto da decadência, regulado nos artigos 207 a 211 do Código Civil, ocorre quando há a perda do direito pelo titular, pois não exerceu o prazo fixado na lei ou no negócio jurídico. Ou seja, é uma penalidade para a pessoa que não exerceu o prazo previsto.

O que diz o artigo 206 do Código Civil?

V - a pretensão dos credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicação da ata de encerramento da liquidação da sociedade. § 2º Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem.

O que interrompe a decadência?

Parte da doutrina defende a interrupção, por ser mais favorável ao consumidor. Outros entendem como suspensão, em razão da mens legis, pois o legislador fixou dois importantes marcos que paralisam o curso decadencial: a reclamação do consumidor/resposta negativa do fornecedor e a tramitação do inquérito civil.

Quais os elementos que podem levar a decadência de um direito?

A decadência depende de fato originário, que nasce com o direito. Este deve ser exercido dentro de prazo breve, fixado para ele, isto é, dentro do limite conatural para o seu exercício, utilizando-se das medidas adequadas, sob pena de não poder mais valer-se dele contra quem fora de início estabelecido.

Qual a diferença de prescrição e decadência?

Enquanto a decadência não pode ser interrompida ou suspensa e só pode ser impedida pelo exercício do direito, a prescrição pode ser interrompida caso se configure uma das hipóteses legais. Inclusive, frisa-se que o art. 197 do CC apresenta o rol de pessoas contra as quais não corre o prazo prescricional.

O que é decadência legal?

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

O que prescreve em 4 anos?

O prazo de 04 (quatro) anos refere-se às ações relativas ao exercício da tutela, a contar da aprovação das contas, segundo o § 4º do art. 206 do Código Civil. Art. 206.

Quando se inicia a contagem do prazo decadencial?

O prazo decadencial para o consumidor reclamar de vício oculto em produtos duráveis - que apresentam problemas não perceptíveis à primeira vista - inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito, e não na data da aquisição do produto.

Quanto à decadência é incorreto afirmar que?

o prazo de decadência não corre contra os absolutamente incapazes. o juiz deve, de ofício, conhecer da decadência, quando estabelecida por lei. a renúncia à decadência fixada em lei é nula.

O que diz o artigo 205 do Código Civil Brasileiro?

A multa eleitoral constitui dívida ativa de natureza não tributária, submetendo-se ao prazo prescricional de 10 (dez) anos, nos moldes do art. 205 do Código Civil. Código Civil Art. 205.

Qual o prazo para caducar um processo?

Após o prazo de prescrição, o processo perde a validade e é considerado “caducado”. O prazo de prescrição varia de acordo com a pena máxima prevista para cada crime e, em geral, pode ser de 2 a 20 anos.

Qual é a diferença entre prescrição e decadência no direito administrativo?

A decadência faz perecer o direito e, portanto, o prazo decadencial não se interrompe nem se suspende. Já a prescrição impede o exercício do direito, isto é, com o término do prazo de prescrição, o direito de fundo subsiste, porém o seu titular não mais pode exigir o seu cumprimento.

O que pode substituir a palavra decadência?

1 decaída, caimento, atraso, abismo, derrocada, abatimento, declinação, declínio, depauperamento, descida, desmoronamento, destruição, empobrecimento, enfraquecimento, esfacelamento, eversão, fim, involução, ocaso, outono, perecimento, queda, ruína.

O que diz o artigo 202 do Código Civil?

VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

É nula a renúncia à decadência?

É nula a renúncia à decadência fixada em lei. Deve o juiz, de ofício, conhecer da decadência, quando estabelecida por lei. Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.

O que prescreve em três anos?

Nos termos do artigo 206 , § 3º , inciso V do Código Civil , prescreve em 03 (três) anos a pretensão de reparação civil, a partir da ciência da parte sobre o ilícito que se discute.

O que diz o artigo 247 do Código Civil?

Artigo 247

Art. 247. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exeqüível.

O que prescreve em 10 anos?

Prescreve em dez anos o prazo para pleitear as perdas e os danos decorrentes de relação contratual, inclusive o pagamento de serviços extracontratuais.

Como fazer a contagem do prazo decadencial?

Início da contagem do prazo decadencial

Assim, percebam que o prazo de 10 anos não é contado a partir da Data de Entrada do Requerimento (DER) ou da Data de Início do Benefício (DIB). No entanto, o termo inicial do prazo decadencial é sempre o dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação.

Como contar prazo decadencial em anos?

Em se tratando de prazo contado em anos, o termo final deve equivaler ao dia do mês correspondente do ano em que se findar, conforme o disposto nos artigos 1º da Lei nº 810 /1949 e 132 , § 3º , do Código Civil/2002 . 4.

Artigo anterior
Como saber em que escola meu filho foi matriculado 2022 DF?
Artigo seguinte
Como saber se fui multado durante a pandemia?