Quais os tipos de crimes não se admite tentativa?

Perguntado por: Enzo Cruz de Magalhães  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

Quais crimes não admitem tentativas?

Os crimes culposos, como regra, não admitem tentativa por uma questão puramente lógica. Na tentativa, o sujeito tem a intenção de obter certo resultado, mas não consegue por circunstâncias alheias à sua vontade.

Qual dos tipos penais descritos abaixo não admite a tentativa?

Contravenções penais (art. 4º, da LCP) que estabelece não ser punível a tentativa.

Em quais hipóteses é inadmissível a tentativa?

É inadmissível a tentativa porque a conduta e o evento se exaurem simultaneamente” (Manual de direito penal: parte especial, v. 2, p. 123).

Quais são os crimes tentados?

Vejamos os tipos de tentativa: Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. Ex.: Ao atirar, as balas se desviaram da vítima. Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito.

Crimes que não admitem a tentativa

15 questões relacionadas encontradas

Como saber se o crime pode ser tentado?

O crime consumado ocorre quando todos os elementos necessários para sua configuração estão presentes e o resultado esperado é alcançado. Já o crime tentado acontece quando o agente inicia a execução do crime, mas não consegue concluí-lo por circunstâncias alheias a sua vontade.

Quando o crime é considerado tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que é tentativa inadmissível?

"Também conhecido por tentativa inidônea, impossível, inútil, inadequada ou quase crime, é a tentativa não punível, porque o agente se vale de meios absolutamente ineficazes ou volta-se contra objetos absolutamente impróprios, tornando impossível a consumação do crime (art. 17, CP).

Quais os requisitos da tentativa?

Para que haja a tentativa, são necessári- os dois elementos: 1º) atos de execução 2º) não-consumação do crime por cir- cunstâncias alheias à vontade do agente. Esses elementos estão espelhados no art.

É possível tentativa de estelionato?

Consumação e tentativa

Assim, será consumado o crime quando o agente conseguir a vantagem ilícita. A tentativa ocorrerá quando utilizada a fraude, não se consegue enganar a vítima, ou quando se consegue enganar a vítima, mas por outro motivo alheio à vontade do autor, não se obtém a vantagem indevida.

São infrações penais que não admitem tentativa exceto?

os crimes omissivos impróprios.

É possível tentativa no dolo eventual?

A tentativa de homicídio é incompatível com o dolo eventual, uma vez que nela não existe a vontade de produzir o resultado.

É possível a tentativa de crime culposo?

“Os crimes culposos não admitem a tentativa. O crime culposo não tem existência real sem o resultado. Há crime culposo quando o agente não quer nem assume o risco da produção de um resultado, previsível, mas que mesmo assim ele ocorre.

Quais são os tipos de tentativas?

Espécies de Tentativa
  • Tentativa branca;
  • Tentativa cruenta.

O que é uma tentativa branca?

A tentativa incruenta, também chamada de branca, acontece quando o objeto material (pessoa ou coisa) não é atingido. Por exemplo, quando, no crime de homicídio, um golpe de faca é desferido, mas não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido.

É possível tentativa nos crimes de mera conduta?

Também estudo pelo material do Silvio Maciel e ele diz claramente que os crimes de mera conduta não admitem a tentativa.

O que caracteriza a tentativa de um crime?

O nosso contexto conceitua a tentativa "quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente". E ao cominar a pena, acrescenta: "Salvo disposição em contrário, punese a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços" (art.

Qual a teoria adotada para a tentativa?

O Código Penal adota a teoria objetiva como fundamento para a punição do crime tentado.

Quando se pune a tentativa?

Art.

II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

O que diz a Súmula 145 do STF?

Não há crime, quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação.

O que é admitir tentativa?

O crime admite a tentativa quando puder fracionar o Inter Criminis. Quando não puder ter esse fracionamento, não é possível admitir o crime tentado. Por exemplo, um crime habitual não poderá ter a modalidade tentada. O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objetivo pretendido para que o crime fosse consumado.

Quando o fato é atípico?

Já o fato atípico é o oposto, não é um delito, pois não é definido pela legislação. E quando a conduta não é determinada como crime, torna-se um fato atípico, pois não há aplicação de pena para a prática do ato.

É possível furto tentado?

"Quanto ao furto tentado, a alegação de crime impossível -- porque o réu foi vigiado todo o momento em que esteve no estabelecimento -- não procede. Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime (art. 17 do CP).

Qual a natureza jurídica do crime tentado?

O crime tentado, previsto no inciso II, do art. 14 do Código Penal tem lugar quando, iniciado o iter criminis, a consumação não ocorrer por circunstâncias alheias à vontade do agente. A tentativa é um delito incompleto, mas de uma tipicidade subjetiva completa.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Artigo anterior
Em qual filme Nick Fury perde o olho?
Artigo seguinte
Qual é o objetivo do sistema de custos?