Quais os tipos de comunhão de bens?

Perguntado por: Renata Beatriz Loureiro  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

São eles: Regime de Separação de Bens, de Comunhão Parcial de Bens, de Comunhão Universal de Bens e a Participação Final nos Aquestos. O Regime de Separação de Bens é aquele onde os bens do casal não se comunicam ao longo do casamento, tendo – cada um – seus próprios bens.

Quais são os 4 Regimes de casamento?

Os principais regimes de bens utilizados pelos casais são: comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens e separação total de bens. Além destes, existem o de separação obrigatória de bens – decorrente da lei -, o de participação final nos aquestos e o regime misto.

Quais são os 5 regimes de bens?

Dispõe a lei que existem cinco regimes de bens: 1) a comunhão parcial de bens; 2) a comunhão universal de bens; 3) a separação convencional de bens; 4) a separação obrigatória de bens e; 5) a participação final nos aquestos.

Quais são os tipos de comunhão de bens no casamento?

O Direito Civil Brasileiro prevê 4 regimes de bens, sendo eles: comunhão parcial de bens, Comunhão Universal de Bens, separação legal de bens, que é dividido em dois: Separação Convencional de Bens e separação obrigatória debens, e o último, participação final nos aquestos.

Qual a diferença de comunhão parcial de bens e comunhão de bens?

Comunhão universal de bens: implica que todos os bens dos cônjuges, sendo obtidos antes ou depois do matrimônio, serão partilhados em caso de separação. Comunhão parcial: implica que somente os bens adquiridos após o matrimônio serão partilhados em caso de separação.

Entenda os diferentes regimes de bens nos casamentos

33 questões relacionadas encontradas

O que não entra no regime de comunhão parcial de bens?

O que NÃO pode ser dividido na comunhão parcial de bens? Além da herança e de bens doados, alguns exemplos do que não pode ser partilhado incluem: bens sub-rogados em lugar de bem particular, ou seja, bem adquirido com dinheiro da venda de outro bem que você tinha antes de casar.

Qual o melhor regime de casamento para se casar?

1) Se a intenção do casal é a de que todos os bens adquiridos depois do casamento sejam administrados conjuntamente e pertençam a ambos os cônjuges, o regime mais indicado para estes casos é o da comunhão parcial de bens.

Qual casamento não dividir bens?

No regime da comunhão universal de bens, todos os bens adquiridos de forma onerosa ou gratuita – antes e durante a união estável, ou casamento –, integram os bens comuns do casal, bem como as dívidas por eles contraídas antes ou durante a relação conjugal.

Quais são os direitos de quem é casado em comunhão parcial de bens?

Como é feita a partilha no regime de comunhão parcial de bens? Neste regime, os bens adquiridos por cada um após o casamento são considerados comuns ao casal e, no caso de separação, serão partilhados de forma igualitária entre os dois, independente de quem contribuiu para sua aquisição.

Como fica a herança de quem casou com comunhão parcial de bens e não tem filhos?

No casamento com regime parcial de bens o cônjuge é meeiro no patrimônio comum do casal, aquele originado após o casamento. Não importando quanto foi a contribuição de cada um na constituição desse patrimônio, cada um tem direito a metade de tudo.

Sou casado em comunhão parcial de bens?

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento. O cônjuge sobrevivente, casado sob o regime de comunhão parcial de bens, concorre com os descendentes na sucessão do falecido apenas quanto aos bens particulares que este houver deixado, se existirem.

Qual é o regime de casamento mais comum?

=> Comunhão parcial de bens: a mais adotada atualmente (inclusive o regime reconhecido na união estável, ou no casamento, quando não escolhido outro regime).

Quem pode casar com comunhão universal de bens?

No caso da comunhão universal de bens, quando um dos cônjuges falece, o cônjuge sobrevivente tem direito a 50% de todos os bens do casal e também dos bens adquiridos antes do casamento.

Qual casamento divide tudo?

Na Comunhão Universal de Bens, o patrimônio anterior ao casamento e aquele adquirido durante o casamento passa a ser dividido integralmente para o casal. Já na Participação Final nos Aquestos, o patrimônio não é compartilhado ao longo do casamento.

O que é casado em comunhão universal?

Neste regime, todos os bens, direitos e obrigações do casal são compartilhados igualmente, independentemente de quando foram adquiridos. Isso significa que tanto os bens que cada cônjuge possuía antes do casamento quanto os adquiridos durante o matrimônio são considerados comuns e pertencem igualmente a ambos.

Qual é o regime de bens na união estável?

O Código Civil de 2002, em seu art. 1.725, estabeleceu que na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens.

Quando o cônjuge não tem direito aos bens?

Vale lembrar que o cônjuge perde o direito à herança dos bens particulares se estiver: divorciado, separado judicialmente ou separado de fato há mais de dois anos. Nesses casos a herança ficaria integralmente para os herdeiros necessários, que são os filhos ou, não ausência destes, os pais.

É possível o cônjuge participar da herança se casado sob o regime de separação de bens?

Cônjuge sobrevivente casado com separação de bens não é herdeiro necessário. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o cônjuge sobrevivente casado sob o regime de separação convencional de bens não participa da sucessão como herdeiro necessário, em concorrência com os descendentes do falecido ...

Quando o marido morre a esposa fica com todos os bens?

A partilha de bens é justamente a divisão do patrimônio deixado por aquele que morreu. Ela ocorre entre aqueles que têm direito a esta herança. Após o falecimento, metade dos bens será dividida prioritariamente entre os filhos e o cônjuge do indivíduo.

Como fica a vida de quem se casou com separação total de bens?

O regime da separação total de bens promove uma absoluta separação patrimonial e os bens do casal não se comunicam. Isso significa que, tanto os bens adquiridos depois do casamento, quanto os bens adquiridos antes do casamento, permanecerão sendo particulares de cada cônjuge (ou companheiro/a).

Qual o melhor regime de bens para quem tem enteado?

Portanto, através do pai os enteados terão direito na herança da madrasta. Quanto ao regime de comunhão universal de bens, os enteados serão beneficiados de com a herança da madrasta. Pois todos os bens que ao casal tinha são considerados bens comuns do casal, mesmo que esteja somente no nome de um.

Qual melhor união estável ou casamento?

O casamento é mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização. Ainda que não formalizada a união estável, é permitida às partes a extinção consensual da união, em âmbito extrajudicial, por meio de escritura pública.

Como proteger seus bens antes de casar?

As principais formas de blindagem patrimonial são as seguintes:
  1. Instituição de bem de família. ...
  2. Doação de bens com reserva de usufruto. ...
  3. Contrato de namoro. ...
  4. Casamento no regime da separação total de bens. ...
  5. Criação de empresa patrimonial - Holding. ...
  6. Crie Empresa "Offshore" ou Conta Bancária no Exterior.

Quando a separação de bens é obrigatória?

Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) determina a separação obrigatória de bens no casamento em caso de pessoas: com causa suspensiva de casamento, como divorciado sem partilha de bens; com mais de 70 anos; ou. dependente de decisão judicial, como adolescentes entre 16 e 18 anos sem consentimento de algum dos pais ...

Como proteger herança no casamento?

Neste regime, é necessário fazer através de uma escritura pública um documento chamado de “pacto antenupcial”, deixando claro que os bens adquiridos antes e durante o segundo casamento permanecerão incomunicáveis, resguardando assim, os bens e direitos dos herdeiros do primeiro casamento.

Artigo anterior
Onde vai ser o próximo show de BTS?
Artigo seguinte
O que avaliar na inspeção fisioterapêutica?