Quais os tipos de classificação de arquivos?

Perguntado por: David Oliveira de Lima  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Os principais Sistemas ou Tipos de classificação utilizados em arquivos são:
  • Classificação Alfabética.
  • Classificação Numérica.
  • Classificação Alfa-numérica.
  • Classificação Cronológica.
  • Classificação Geográfica.
  • Classificação Ideológica.
  • Classificação Decimal.
  • Classificação Decimal Universal (CDU)

O que é a classificação de documentos?

A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital.

Quais são os sistemas ou tipos de classificação de arquivos nas empresas?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Qual a primeira classificação de documentos?

Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

Qual a importância da classificação dos tipos de arquivo?

Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.

Arquivologia - Classificação dos Arquivos

20 questões relacionadas encontradas

O que é um arquivo e qual sua importância?

O arquivo é o espaço destinado a fazer a guarda de todos os documentos pertencentes a uma instituição e, portanto, refletem diretamente as funções e atividades que são desenvolvidas por uma instituição.

O que é arquivo e sua classificação de acordo a entidade criadora?

A Associação de Arquivistas Brasileiros adota a seguinte definição: “Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas”.

Quais as ordenações de documentos?

  • Método Alfabético (por nome)
  • Método Geográfico (por lugar ou procedência)
  • Método Numérico (por números simples, cronológico ou dígito-terminal)
  • Método Ideográfico ou temático (de assunto)

Quais são os arquivos de Primeira Idade?

Arquivo de primeira idade ou corrente: Constituído por documentos que são consultados frequentemente, e estão em setores de trabalho, ou seja, próximos do seu produtor. Ainda estão vigentes, cumprindo funções administrativas e auxiliando na tomada de decisões.

Como eram feitos a classificação de documentos no Brasil?

No caso da classificação dos documentos nos arquivos correntes, o autor constatou que o agrupamento mais comum era aquele feito pelo assunto e que internamente eles eram ordenados cronologicamente ou pela ordem alfabética dos nomes de pessoas ou de nomes geográficos.

Quais são os tipos de documentos históricos?

Os documentos históricos nos ajudam a identificar e relembrar momentos importantes. São eles: escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais!

O que é classificação arquivística?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Como classificar os documentos de acordo com a destinação?

Como classificar os documentos de acordo com a destinação?
  1. arquivos setoriais, que ficam nas empresas;
  2. arquivos centrais: embora permaneçam na empresa por um longo tempo, podem ser acessados mediante necessidade;
  3. arquivos intermediários: diferentemente dos dois primeiros, pertencem ao poder público.

O que é a natureza do documento?

CRIAÇÃO OU ADIÇÃO DE DOCUMENTOS

Ao adicionar um documentos deve-se escolher uma "Natureza do Documento" (OSTENSIVO, SIGILOSO ou RESTRITO), se a opção escollhida for RESTRITO ou SIGILOSO é necessário selecionar a "Hipótese Legal", e sendo SIGILOSO, deve selecionar o "Grau de sigilo".

Quais as características dos documentos?

Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

Quais os benefícios da classificação de documentos?

A classificação documental permite a organização do acervo documental da instituição, pautada na análise e identificação do conteúdo dos documentos.

Quais são as 3 idades dos arquivos?

O ciclo de vida dos documentos possui três idades.
  • Três idades do arquivo. ...
  • Corrente (1ª idade) ...
  • Intermediário (2ª idade) ...
  • Permanente (3ª idade) ...
  • Fases da gestão de documentos. ...
  • Tabela de temporalidade. ...
  • A destinação final dos documentos.

Quais são as três idades dos arquivos?

Os geriatras, sob o ponto de vista biológico, dividem as idades em:
  • Primeira idade: 0 - 20 anos;
  • Segunda idade: 21 - 49 anos;
  • Terceira idade: 50 - 77 anos;
  • Quarta idade: 78 - 105 anos.

Quais são as três idades da vida?

A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

Como é feita a classificação de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

O que é ordenar um documento?

Já a ordenação aborda os tipos documentais especialmente do ponto de vista das consultas que lhes forem feitas. ... e todos os demais ti- pos documentais. É POSSÍVEL CLASSIFICAR SEM ORDENAR? Certamente, é possível classificar sem ordenar, mas não é recomen- dável (pois a organização dos documentos ficará incompleta).

Qual o objetivo da ordenação de um documento?

A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento. Além disso, estando ordenados adequadamente, é possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto. Após a ordenação os documentos serão arquivados em pastas suspensas ou caixas-arquivo, de acordo com suas dimensões.

Como se classificam os arquivos de acordo com seu estágio de evolução?

De acordo com o estágio de evolução, os arquivos podem ser genéricos, departamentais ou corporativos. Os arquivos podem ser privados, públicos ou públicos com acesso restrito. Eles se classificam em correntes, intermediários e permanentes.

Qual a importância do arquivo em uma empresa?

O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.

Qual é a importância da arquivologia?

A arquivologia é o estudo das funções básicas de arquivar documentos, sejam eles imagens, textos ou dados. Eles são analisados e transformados para uma forma mais fácil de leitura e transmissão de conhecimento.

Artigo anterior
Qual a validade do Hyabak depois de aberto?
Artigo seguinte
Quem pode assinar um projeto elétrico?