Quais os tipos de cirurgia do intestino?

Perguntado por: Rebeca Tatiana de Marques  |  Última atualização: 5. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Quais os tipos de cirurgias nos intestinos?
  • Quando é recomenda a colostomia? Este tipo de cirurgia no intestino é recomendado em casos de impedimento do ato natural de evacuar. ...
  • Colostomia transversa. ...
  • Colostomia ascendente. ...
  • Colostomia descendente.

Quais cirurgias são feitas no intestino?

Conheça as cirurgias mais comuns do aparelho digestivo
  • Colostomia. A Colostomia cria uma saída para o conteúdo do intestino grosso a partir da parede abdominal, de modo que as fezes são descartadas antes de chegarem ao ânus. ...
  • Gastrectomia. ...
  • Hernioplastia. ...
  • Hemorroidectomia.

Qual o risco de uma cirurgia do intestino?

Quais os riscos? Por conta da técnica avançada utilizada atualmente, os riscos da cirurgia no intestino são minimizados, no entanto, ainda pode ocorrer complicações como hemorragias, infecções, fístulas, embolia e trombose pulmonar.

Quando é necessário fazer cirurgia de intestino?

De acordo com Thiago, a intervenção cirúrgica é feita depois de repetidos casos de diverticulite aguda, o que pode levar ao estreitamento de parte do intestino chamado de estenose. Nesses casos, fica difícil a passagem das fezes, pode haver dor abdominal e até a interrupção total da evacuação.

Como é feita a cirurgia para desobstruir o intestino?

A obstrução completa do intestino delgado é preferencialmente tratada com laparotomia precoce, embora a cirurgia possa ser retardada por 2 ou 3 horas para melhorar o estado de hidratação e o débito urinário no paciente bastante comprometido e desidratado. A lesão obstrutiva é removida sempre que possível.

COMO É FEITA A CIRURGIA DE CÂNCER DE INTESTINO?

26 questões relacionadas encontradas

Quem tem obstrução intestinal consegue evacuar?

Os sintomas mais comuns são dores abdominais, inchaço na barriga, náuseas, vômitos e diarréia (em caso de obstrução parcial). Além disso, na maioria dos casos, por conta do bloqueio do intestino, a evacuação é impedida e, algumas vezes, até as flatulências são bloqueadas.

É perigoso obstrução intestinal?

Seja como for, a suboclusão intestinal, assim como a obstrução completa do intestino, precisa ser tratada porque existe um aumento da pressão no interior do intestino, com o risco de complicações severas como infecção generalizada, perfuração intestinal e necrose do tecido intestinal.

Quantos dias fica no hospital depois da cirurgia de intestino?

Isto significa que você pode começar a comer – líquidos primeiramente, depois os alimentos macios. A maioria das pessoas ficar de 3 a 7 dias no hospital após a cirurgia (3 a 5 para uma cirurgia laparoscópica e de 5 a 7 para uma cirurgia aberta).

Quantos dias fica no hospital depois da cirurgia do intestino?

Hoje vamos explicar como é o período de recuperação de uma cirurgia de retirada de tumor do intestino. Geralmente o período de internamento é de três a cinco dias, então os primeiros passos para a recuperação ocorrem no ambiente hospitalar com o apoio de toda a equipe.

Quantas horas leva uma cirurgia no intestino?

Além disso, o médico opera sentado, uma posição ergonômica que favorece o procedimento, já que a cirurgia pode demorar até oito horas, dependendo das condições do paciente.

Quem faz cirurgia de intestino tem que usar bolsa?

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda cirurgia intestinal requer a colocação da bolsa de colostomia! Esse artefato é utilizado para proteger a região operada e garantir a cicatrização ideal, sendo geralmente indicado apenas nos casos de lesão muito profunda ou próxima ao reto.

Porque é feita uma cirurgia de intestino?

Quando uma colectomia é necessária

Doenças comuns ou problemas relacionados ao cólon para os quais a colectomia é recomendada incluem: Câncer de cólon. Doença de Crohn. Diverticulite.

Como é a cirurgia do intestino?

A operação é realizada com anestesia geral (os pacientes são avaliados no pré-operatório quanto as suas condições clínicas para a realização da cirurgia) e consiste geralmente na retirada de uma parte do intestino grosso, dependendo da localização do tumor.

Como é a dor de obstrução intestinal?

Os sintomas de obstrução intestinal geralmente incluem cólicas no abdômen, acompanhadas por distensão e perda de apetite. A dor tende a vir em ondas e por fim se torna contínua. Os vômitos são habituais na obstrução do intestino delgado, mas são menos comuns e começam mais tarde na obstrução do intestino grosso.

Quanto tempo leva para o intestino se regenerar?

O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não estabeleceu normas para o atendimento desses pacientes em casa (homecare), mesmo depois de estabilizados, o que faz com que eles permaneçam por longos períodos hospitalizados. “O tempo médio de reabilitação do intestino varia de 24 a 60 meses.

Qual é o valor de uma cirurgia do intestino?

Transplante de intestino

Essa cirurgia pode custar de R$1 milhão até R$6 milhões e dificilmente é realizada no Brasil.

O que não pode comer depois de uma cirurgia de intestino?

É importante evitar alimentos que possam irritar o trato gastrointestinal ou causar constipação, como alimentos gordurosos, fritos, picantes, carnes vermelhas, produtos de panificação e alimentos processados.

Quais as doenças que causam obstrução intestinal?

Outras condições que podem levar à obstrução intestinal são as doenças inflamatórias, como a diverticulite e a doença de Crohn, doenças parasitárias como as verminoses, além de hérnias e paralisias dos movimentos intestinais.

Quantos dias é perigoso não evacuar?

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Qual exame detecta obstrução intestinal?

Na obstrução do intestino grosso, a radiografia abdominal indica distensão do colo proximal em relação à obstrução. No vólvulo de ceco, pode-se observar uma grande bolha de gás no mesogástrio ou no hipocôndrio esquerdo do abdome.

Qual a doença que faz a pessoa vomitar fezes?

O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.

Quais medicamentos causam obstrução intestinal?

Esses são alguns dos medicamentos que podem favorecer a prisão de ventre2:
  • Medicamentos opióides para dor.
  • Agentes anti-colinérgicos.
  • Antiespasmódicos.
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio.
  • Medicamentos para Parkinson.
  • Simpaticomiméticos.
  • Antipsicóticos.

Como é o Pós-operatório de uma cirurgia de intestino?

Uma semana após a realização da cirurgia é preciso retirar os pontos externos. É normal que surjam hematomas na região, mas é de curto prazo. Para que não ocorram infecções no local, é necessário manter cuidadosa higiene, para evitar a contaminação. Os curativos devem estar secos e a área lavada com água e sabão.

Como é feita a laparoscopia do intestino?

A laparoscopia é um exame da cavidade abdominal que utiliza um instrumento de fibra óptica inserido através da parede abdominal. Ela é procedimento cirúrgico realizado em um centro cirúrgico. A pessoa recebe medicamentos pela veia (por via intravenosa) para fazer com que ela fique inconsciente (anestesia geral.

O que é o que é colectomia?

Bichatectomia ou Lipectomia Jugal: procedimento de retirada da bola de bichat. A lipectomia Jugal, mais conhecida como bichatectomia, é um procedimento que tem como intuito a retirada da gordura de bichat, que está localizada nas bochechas e tem como objetivo acomodar os músculos da face.

Artigo anterior
Qual o sangue O+?
Artigo seguinte
Como tirar ferrugem com vinagre de maçã?