Quais os tipos de CFOP?

Perguntado por: Erica Vera Paiva Henriques Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

  • 1.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  • 2.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS. 3.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR. SAÍDAS. 5.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO. 6.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.

Como saber o CFOP correto para cada tipo de mercadoria?

Ou seja, as mercadorias ou serviços estão 'entrando' ou 'saindo'? Isso é que irá determinar como o CFOP a ser usado irá iniciar. E lembre-se, o número inicial '1', '2', '3', '5', '6' ou '7' deve ser conforme este critério. Os outros três dígitos do CFOP vão identificar a operação que estará envolvida.

Como são organizados os CFOP?

Veja abaixo o que cada dígito representa: 1º dígito: determina se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída; 2º dígito: mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal; 3º e 4º dígito: especificam o tipo de prestação ou de operação.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?

1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado. 6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.

Qual a diferença entre CFOP 5101 e 6101?

CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP para operações dentro do estado, por exemplo "5101". CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP para operações dentro do estado, por exemplo "6101".

O que é CFOP? Entenda de forma SIMPLES!

15 questões relacionadas encontradas

Quando usar o CFOP 6101?

O CFOP 6101 só pode ser usado quando a sua empresa vende produtos que ela mesma produziu, seja para posterior industrialização ou até mesmo posterior comercialização.

Quando o CFOP for 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Quando devo usar o CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

O que é CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização.

Como preencher CFOP?

O primeiro número diz respeito ao tipo de operação, se será entrada ou saída. O segundo número define se ele foi produzido pela sua empresa ou por terceiros. Já o terceiro número identifica se o produto é uma matéria-prima, se ele será consumido por alguém, ou outro.

Quanto ao código CFOP a sequência 1 2 3 está relacionado a?

Primeiramente, ambos são compostos de quatro dígitos, sendo que o CFOP de entrada inicia com o número 1, que indica entrada de mercadorias do mesmo estado, o número 2, que indica entrada de mercadoria de outro estado, e o número 3, que aponta entrada de mercadoria de outro país.

O que é o CFOP 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Quando devo utilizar o CFOP 6109?

CFOP 6109 Venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.

Qual a diferença entre o CFOP 5.102 e 5405?

Como disse nossa amiga Luzilene acima, primeiramente vocês precisam observar se a mercadoria que vocês estão vendendo é uma mercadoria que consta na tabela como Substituição tributária, caso seja, você fará a venda com o CFOP 5405, caso não conste da tabela de Substituição Tributária, você fara a venda normal com CFOP ...

O que significa CFOP 5.102 e 5405?

Isso mesmo, para as mercadorias tributadas, venda com o CFOP 5.102, já para as mercadorias sujeitas à ST, venda com CFOP 5.405.

Qual a CFOP de entrada para 5910?

5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde.

Qual é a finalidade do CFOP?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Qual o CFOP para venda a consumidor final?

Na hipótese de revenda de mercadoria a consumidor final não contribuinte do imposto localizado em outro Estado, no documento fiscal relativo à venda deve constar o CFOP 6.108 (“venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte”) e o CST 00 (“tributada integralmente”), no caso de a ...

Qual CFOP para nota fiscal de entrada por devolução?

Por isso criamos este artigo. O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual CFOP de devolução para 5910?

Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores. PS. Mencione nas informações complementares que se trata de "Devolução do CFOP 5910 - Bonificação" e também mencione a NF.

Quando usar CFOP 1202?

1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como Venda de mercadoria adquirida ...

O que é CFOP 5101?

CFOP 5.101 – Venda de produção do estabelecimento

Descrição para os códigos 5.101 e 6.101, válida a partir de 01.01.2018, por força do Ajuste SINIEF 18/2017: Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento.

Quando usar CFOP 5151?

CFOP 5151 Transferência de produção do estabelecimento
  1. 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
  2. 5150 - TRANSFERÊNCIAS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA OU DE TERCEIROS.

Qual o CFOP de produção do estabelecimento?

CFOP 5101 Venda de produção do estabelecimento.

Artigo anterior
Qual a altura de uma viga de laje?
Artigo seguinte
Qual seu conceito de energia?