Quais os tipos de ata notarial?

Perguntado por: Cátia Monteiro de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Afirmam Felipe Leonardo Rodrigues e Paulo Roberto Gaiger Ferreira que a ata notarial possui as seguintes espécies: de constatação em diligência externa, de presença e declaração, de notoriedade, de notificação, de autenticação eletrônica e de subsanação.

Quais são os exemplos mais comuns de ata notarial?

Quais são os exemplos mais comuns de ata notarial? Existem diferentes exemplos de ata notarial. Confira abaixo: Ata notarial de presença e declaração: ata na qual o tabelião faz a narrativa fiel da declaração do interessado e que atinja direito próprios, como atas de reuniões de condomínio quando ocorre litígio.

O que é ata notarial exemplo?

Ata notarial é o documento escrito pelo tabelião que prova a existência de um determinado fato ou situação. Por exemplo: conteúdo do Facebook, mensagem do WhatsApp ou uma compra em um estabelecimento etc.

Como funciona uma ata notarial?

Na ata notarial, o tabelião faz a narrativa dos fatos ou a materialização de algo em forma narrativa do que presencia ou presenciou, vendo e ouvindo com seus próprios sentidos e lavrando um documento qualificado com a mesma força probante da escritura pública e fé pública inerente do tabelião.

O que é ata notarial de Subsanação?

Ata de sanação: fez-se, frequente, no Brasil, o emprego do termo subsanação para apontar uma espécie das atas notariais, qual a de saneamento ou retificação de erro material –incluído na compreensão desse conceito o erro omissivo.

O que é a ata notarial ? em quais casos a ata notarial poderá ser utilizada - Prof. Zulmar Duarte

45 questões relacionadas encontradas

Qual o valor de uma ata notarial?

As atas notariais que digam respeito a assuntos não patrimoniais são cobradas por folha, sendo a primeira no valor de R$ 531,54 (quinhetos e trinta e um reais e cinquenta e quatro centavos) e as demais R$ 268,41 (duzentos e sessenta e oito reais e quarenta e um centavos).

Quem assina ata notarial?

A ata notarial depois de lida e aprovada, o tabelião deve colher à assinatura do solicitante, assim, confirmando a rogação e a conformidade do labor notarial.

Como é feita a ata notarial?

O documento é feito por meio do tabelião, a pedido da parte interessada, que lavra um instrumento público para documentar, de forma imparcial e com fé pública (princípio de veracidade), um fato presenciado ou constatado por ele.

Como faz ata notarial?

A ata notarial deve ser feita em cartório, assinada pelo tabelião. Para solicitar uma deve-se dirigir ao Cartório da sua região ou , se o cartório disponibilizar, acessar o site. Depois, você irá realizar o seu pedido por meio do preenchimento de um formulário.

Como ter acesso a uma ata notarial?

Ata notarial digital

Caso não tenha Certificado Digital, é possível emitir qualquer um dos modelos existentes no próprio cartório. Para isso, será necessário comparecer ao cartório somente uma vez. No caso do Certificado Digital e-Notariado (próprio para a realização de atos notariais digitais), a emissão é gratuita.

O que deve constar na ata notarial?

A ata notarial, em regra, deve conter a qualificação da pessoa que solicita (pessoas físicas capazes e incapazes maiores de dezesseis, procuradores e pessoas jurídicas), com comprovação da condição, a data e hora precisas da verificação dos fatos, o local da ocorrência dos fatos ou da constatação (a exemplo do acesso à ...

Qual a diferença entre ata notarial e escritura pública?

Dizemos que a Ata Notarial se destina a registrar um fato existente e constatado pela observação do tabelião de notas. A Escritura se destina a dar existência jurídica a um fato (ato ou negócio jurídico) a partir de uma manifestação de vontade(s).

Quanto às provas a natureza jurídica da ata notarial?

A natureza jurídica da ata notarial se fundamenta numa tripla-função, ou seja, autenticadora (atribui autenticidade notarial), probatória (pré-constitui prova) e conservadora (perpetua num documento notarial).

Quem assina a ata notarial de usucapião?

- O profissional responsável assina a ata notarial sob responsabilidade técnico-profissional, penal e civil. - Pessoa Jurídica (somente usucapião extraordinária e ordinária):

Como o magistrado utiliza a ata notarial?

Desta forma, a ata notarial pode servir como robusto documento público para a comprovação de fatos tangíveis e intangíveis, como por exemplos, os bits. E, não poderíamos deixar de lembrar, que a fé pública notarial impõe a presunção legal de veracidade, acautela direitos e previne litígios e suspeições.

Quem faz a ata notarial de usucapião extrajudicial?

A Ata Notarial deve ser feita no Tabelionato de Notas da região do imóvel, como reza o Provimento CNJ 65/2017 (e certamente os regramentos locais das Corregedorias Gerais da Justiça, de competência Estadual, que não devem contrariar a regra matriz egressa do CNJ).

Como fazer ata notarial de Whatsapp?

O importante é que o conteúdo, não importa qual, pode ser objeto da ata notarial. O tabelião pode transcrever a conversa ou pode dar um print nela. Feito isso, coloca as imagens na escritura, que imprime e entrega para a pessoa. Com a escritura, a pessoa pode fazer dela o uso que desejar.

Quantas folhas tem uma ata notarial?

Ata Notarial Protocolar

O sistema inserido na norma infraconstitucional é a do Protocolo, isto é, um conjunto de folhas numeradas, que em princípio se encontram sem empastar, mas se amoldam em livros de no máximo duzentas folhas em cada um deles.

Qual é a natureza jurídica e a finalidade da ata notarial nas situações envolvendo transcrições de conteúdos digitais?

A ata notarial possibilita o registro de fatos com um grau de detalhamento e confiabilidade extraordinário, considerando a possibilidade de ser complementada com documentos de imagens e sons. Trata-se de instrumento valioso para a composição de provas em processos judiciais.

Qual o objetivo jurídico da ata notarial?

A ata notarial tem como objetivo comprovar fatos, coisas, pessoas ou situações de sua existência ou de seu estado. É necessário o testemunho de um tabelião ou pessoa autorizada no cartório. Sendo assim, serve como prova de veracidade para fins judiciais. Segundo o Art.

Por que a ata assume valor jurídico?

A ata deve registrar tanto as discussões quanto as deliberações realizadas pelo grupo. Em regra, o texto é manuscrito em livro próprio e assinado por todos os presentes. ... A ata serve para registros de ideias e decisões coletivas.

Quais são as diferenças de Ata para uma declaração?

A diferença básica entre ambas é a existência, ou não, de declaração de vontade, que está presente na escritura, e ausente na ata. A ausência de manifestação de vontade é justamente o que caracteriza o fato jurídico, que é o objeto da Ata Notarial”.

O que é um ato notarial?

O conceito de ato notarial se resume naqueles atos que são praticados exclusivamente, pelos notários, no exercício da sua função. Ex.: escritura pública, testamento público, autenticação e etc. São aqueles atos do artigo 7º da Lei 8.935/94.

O que pode ser objeto de escritura pública?

Quanto ao seu objeto, a escritura pode versar sobre bens imóveis, móveis, semoventes, direitos, ações, valores, fatos. Os bens imóveis se dividem em urbanos e rurais. O principal traço que os distingue é a destinação que lhe é dada.

Artigo anterior
Quais são as filhas adotivas do Silvio Santos?
Artigo seguinte
Qual é o significado da posição Maranata?