Quais os tipos de API existentes?

Perguntado por: Eva Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Podemos dizer que existem quatro tipos de APIs:
  • APIs públicas ou abertas.
  • APIs privadas ou internas.
  • APIs de parceiros.
  • APIs compostas.

Para que serve o REST API?

A utilização de Rest API é importante para adicionar diversas funcionalidades ao site. Suas características permitem a integração com diferentes aplicações; entre elas, as redes sociais e os sistemas de pagamento.

Quais são as APIs?

A sigla API é uma abreviação para Application Programming Interface, ou, em português, interface de programação de aplicação.
...
Como exemplos de sistemas que oferecem APIs para pagamentos, temos:
  • PagSeguro;
  • Paypal;
  • Iugu;
  • Gerencianet;
  • Cielo.

Qual é a API padrão?

APIs HTTP são os meios padrão de comunicação entre os sistemas. A internet é HTTP. Arquiteturas atuais como Microsserviços utilizam esse padrão em larga escala. Portanto respeitar o padrão do protocolo, permite que ele cumpra seu objetivo: Ser simples.

O que é uma API privada?

Uma API Privada é uma interface que abre partes de dados, aplicações e funcionalidade do back-end de uma organização, para que desenvolvedores usem as informações e dados. Neste modelo, as novas aplicações, criadas pelo pessoal de desenvolvimento, podem ser distribuídas publicamente.

O QUE É UMA API? ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS

22 questões relacionadas encontradas

O que é uma API e para que serve?

O que são APIs? A expressão Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, originou o acrônimo API. APIs são “tradutores” com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos. Dessa forma, é possível entregar uma experiência de uso mais familiar para as pessoas.

Qual a função de uma API?

Elas funcionam através da comunicação de diversos códigos, definindo comportamentos específicos de determinado objeto em uma interface. A API liga as diversas funções em um site de maneira que possam ser utilizadas em outras aplicações.

Qual é o padrão arquitetural do REST API?

A maioria das APIs RESTful utilizam o HTTP como protocolo de comunicação oficial, uma vez que apresenta uma interface de operações padronizadas. O HTTP permite criar, atualizar, pesquisar, executar e remover operações, atuando sob determinados recursos.

Quais são os padrões REST?

Padrão RESTful

O padrão REST determina como deve ser realizada a Transferência de Estado Representacional (Representational State Transfer — REST), ou seja, a representação que corresponde ao conjunto de valores que representa uma determinada entidade em um dado momento.

Como nomear endpoints?

O nome do endpoint deve ser no plural

A regra de se manter simples (keep-it-simple) se aplica aqui. Embora possa parecer estranho descrever uma única instância de um recurso usando o plural, a resposta pragmática é manter o formato de URL consistente e sempre usar plural.

O que é API para leigos?

No português “Interface de Programação de Aplicações”. Elas são uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.

Qual a diferença entre APP e API?

No app podem ser utilizados n apis. Espero ter ajudado! Bom dia! Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos, funções, protocolos e objetos que os programadores podem usar para criar softwares ou interagir com sistemas externos.

Para que usar o REST?

Pode-se afirmar, então, que casos onde o REST funciona bem são: Situações em que há limitação de recursos e de largura de banda: A estrutura de retorno é em qualquer formato definido pelo desenvolvedor e qualquer navegador pode ser usado. Isso porque a abordagem REST usa o padrão de chamadas GET, PUT, POST e DELETE.

Como usar un REST API?

Especifique o nome do usuário com o qual executar o comando. Executar um comando com a API REST requer as mesmas permissões que usar a interface da web. Especifique a senha com a qual executar o comando. Opcionalmente, especifique um nome de arquivo para armazenar o resultado do comando.

Qual a diferença entre API e API REST?

http://www.contoso.com/alunos

O termo REST significa Representational State Transfer. Nada mais é que um padrão de arquitetura para criar serviços e disponibilizá-los na Web. Um serviço RESTful é simplesmente aquele que realiza a implementação deste padrão. Ou seja, não há diferenças.

Quais os princípios ou restrições do REST?

As restrições do REST

Assim, o cliente (consumidor do serviço) não se preocupa com tarefas do tipo: comunicação com banco de dados, gerenciamento de cache, log, etc. E o contrário também é válido, o servidor (provedor do serviço) não se preocupa com tarefas como: interface, experiência do usuário, etc.

O que são recursos REST?

Identificação dos Recursos. Toda aplicação gerencia algumas informações. Uma aplicação de um E-commerce, por exemplo, gerencia seus produtos, clientes, vendas, etc. Essas coisas que uma aplicação gerencia são chamadas de Recursos no modelo REST.

Quais os métodos HTTP utilizados no REST?

Aqui estão alguns códigos de resposta HTTP, que geralmente são utilizado com REST:
  • 200 OK. Essa resposta indica que a requisição foi bem sucedida.
  • 201 criação OK. ...
  • 400 solicitação inválida. ...
  • 404 página não encontrada. ...
  • 401 não autorizado. ...
  • 405 método não permitido. ...
  • 409 conflito. ...
  • 500 erro interno do servidor.

O que é modelo arquitetural?

Os modelos arquiteturais foram descritos pela primeira vez por Christopher Alexander, no final da década de 1970. Em dois livros, o autor descreve um método de documentação de padrões, que, apesar de ter sido pensado para a arquitetura, foi adaptado para a área de software e se popularizou na década de 1990.

Como uma API REST deve ser padronizada?

API REST design em sua melhor versão
  1. Usar substantivos e não verbos. ...
  2. Usar corretamente os métodos HTTP. ...
  3. Usar nomes no plural. ...
  4. Usar subrecursos para relacionamentos. ...
  5. Não mudar de estado com o método GET. ...
  6. Usar criptografia SSL. ...
  7. Crie versões para sua API.

O que é REST API e JSON?

REST é um conceito arquitetural muito complexo, mas que no fim visa tirar vantagem de todas as características do protocolo HTTP, que é um protocolo de transporte. O JSON é somente uma forma de representar informações que precisam ser transportadas de um lado para outro.

Como funciona uma Web API?

Uma Web API fornece toda infraestrutura para o desenvolvimento dos serviços, faz a escolha do método a ser executado, converte as mensagens em parâmetros e os tipos adequados, aplica filtros, etc. Cada requisição por padrão terá como alvo um método dentro desta classe que processa e retorna o resultado.

Como é desenvolvida uma API?

O desenvolvimento de uma API requer conhecimento técnico refinado e, caso ela seja pública, a definição de padrões arbitrários, que tentam antever os casos em que o desenvolvedor/empreendedor precisará dos dados. Uma API apresenta uma série de vantagens, como o acesso facilitado e rápido às bases de dados.

Quando usar SOAP e REST?

SOAP x REST

REST é um conjunto de diretrizes que oferece uma implementação flexível. Já SOAP é um protocolo com requisitos específicos, como a mensageria XML. As APIs REST são leves e ideais para contextos mais modernos, como a Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento de aplicações mobile e serverless.

O que é API WhatsApp?

O que é WhatsApp Business API? É uma versão para médias e grandes empresas do WhatsApp para empresas. A opção possibilita conversas automatizadas com seus clientes. Promovendo escalabilidade no atendimento pelos chatbots.

Artigo anterior
O que acontece com a certidão de casamento após o divórcio?
Artigo seguinte
É correto falar cidadã?