Quais os tipos de amor para a filosofia?

Perguntado por: Débora Camila Branco Loureiro Soares  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

Quais são os tipos de amor?

Índice
  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.

Quais são os 7 tipos de amor?

Quais são os 7 tipos de amor?
  1. Ágape. O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. ...
  2. Eros. Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. ...
  3. Philia. “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. ...
  4. Storge. ...
  5. Philautia. ...
  6. Pragma. ...
  7. Ludus.

Que tipo de amor seria a filosofia?

Para a filosofia, o apego é o Filos (um tipo de amor). O Filos é o amor que é associado, por exemplo, à amizade. O amor entre irmãos, ao companheirismo que se desenvolve num casal. Porque, dentro do conceito filosófico, você pode perfeitamente amar uma pessoa sem estar apaixonado por ela.

Quais são os quatro tipos de amor?

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

5 Tipos de amor e os grandes mestres: Platão, Aristóteles, Jesus e Nietzsche | Luiz Fernando Garcia

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de amor que fala a Bíblia?

Os 4 tipos de amor na Bíblia são:

Amor Ágape: Amor perfeito e incondicional de Deus. Amor Philia: Amor fraternal entre pessoas. Amor Eros: Amor romântico da relação íntima entre homem e mulher. Amor Storge: Amor pelos familiares e pessoas próximas.

O que significa amor ágape Philos e Eros?

Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. ... Já para o carinho, a afeição, a afinidade, o amor entre irmãos os gregos usavam o termo philia. Para uma afeição de natureza sexual, representado por uma atraçao física, uma lembrança era usada a expressão Eros, que representa a deusa do amor.

O que é o amor na visão filosófica?

Do ponto de vista filosófico, não difere muito do sentido comum: de facto, em termos filosóficos, pode ser definido como a tendência ou o desejo de se unir com o outro, ou seja, o desejo de o possuir continuamente ou de com ele formar um todo.

O que os filósofos falam do amor?

"Estar com pessoas que amamos, isso basta; sonhar, falar-lhes, não falar-lhes, pensar nelas, pensar nas coisas mais indiferentes, porém junto delas, tudo é igual." La Bruyère, Caracteres. O amor faz amar a vida. "Amamos a vida não porque estamos acostumados a viver mas porque estamos acostumados a amar."

O que é o sentimento para a filosofia?

Sentimento é algo sublime, corresponde à nossa capacidade de sentir e de expressar o que se sente, ou seja, expressar um sentimento é servir de canal, aquele que recebe e que permite fluir em si a energia primordial.

Quais os 9 tipos de amor?

Quer receber mais amor? Conheça os 8 tipos de amor
  1. 1 - Eros (Amor Apaixonado) ...
  2. 2 - Ludus (Amor Divertido) ...
  3. 3 - Philos (Amor Próprio) ...
  4. 4 - Mania (Amor Obsessivo) ...
  5. 5 - Pragma (Amor Comprometido) ...
  6. 6 - Storge (Amor Familiar) ...
  7. 7 - Philia (Amizade Amor) ...
  8. 8 - Ágape (Amor Compassivo ou Piedoso)

Como se chama o amor de amigo?

Philia significa “amizade”, porém não remete apenas ao termo. A Philia engloba, também, a lealdade, a família e a comunidade. ... Por fim, é possível desenvolver a Philia com o seu parceiro. E, é a frase popular “meu melhor amigo é o meu amor”.

Quais os tipos de amor romântico?

Existem 6 tipos de amor... qual é o vosso?
  1. Eros. Este é o tipo de amor que conhecemos tradicionalmente como o amor romântico. ...
  2. Philia. Trata-se de um amor que tem por base a amizade e, eventualmente, a liberdade. ...
  3. Storge. Este é o amor familiar, que se manifesta sobretudo entre pais e filhos. ...
  4. Ágape. ...
  5. Ludus. ...
  6. Pragma.

Quais os 5 tipos de amor?

Para que você entenda melhor, vamos falar sobre cada uma das cinco linguagens do amor.
...
As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman
  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

O que é o amor fraterno?

Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só sería capaz de fazer por ele mesmo.

O que é filia ou Philos?

Philia (φιλία philía/filia): “amizade” no grego moderno, indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. É descrito como o amor entre amigos e irmãos.

Qual filósofo falava sobre amor?

Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental.

O que Platão falava sobre o amor?

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor seria um agente de transformação e ordenação do mundo.

O que Sócrates fala sobre o amor?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Quais são os 2 tipos de amor?

De acordo com a psicóloga clínica Kristina Hallett disse ao site mindbodygreen.com, existem dois tipos principais de amor interpessoal: amor apaixonado (que é o que pensamos como amor romântico, envolvendo atração e desejo sexual) e apego (também conhecido como amor compassivo, que pode ser entre cuidadores e filhos).

O que significa Eros na Bíblia?

(Romanos 1.22-28). O amor Eros é um amor reacional, respeitoso, de acordo mútuo, onde o homem e a mulher se satisfazem plenamente e igualmente. Deus que criou o amor Eros para prazer e procriação da humanidade; Ele não iria criar nada que fosse vergonhoso, opressor ou injusto.

O que quer dizer a palavra ágape?

No quarto Evangelho e nos escritos joaninos, o ágape é amor de respeito, amor delicado, amor de predileção, amor de intimidade, amor de misericórdia e amor de dom entre o Deus Pai e o Deus Filho, entre Jesus e seus discípulos e também entre Deus e o mundo, porque Deus é amor (SPICQ 1959:313-324).

Como praticar o amor ágape?

O amor agápico se caracteriza, portanto, por não buscar o próprio interesse, e sim o bem do outro, como escreve São Bernardo de Claraval: “o amor subsiste por si mesmo, agrada por si mesmo e por causa de si mesmo. Ele próprio é para si mesmo o mérito e o prêmio.

Como é chamado o amor entre casais?

O que é Amor Verdadeiro: Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Quais são os três amores da vida?

  • 1- Primeiro amor. A maioria das pessoas experimenta esse tipo de amor no início da vida, geralmente no ensino médio. ...
  • 2- Segundo amor. ...
  • 3 – Último amor.

Artigo anterior
Como depilar a virilha e deixar Lisa?
Artigo seguinte
Qual horário da tarifa branca?