Quais os tipos de ação dos fármacos?

Perguntado por: Luís Rui Santos de Campos  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (75 avaliações)

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

Quais são os mecanismos de ação?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

Quais são os tipos de ação em farmacodinâmica?

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais são os 4 processos da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais são os princípios de farmacodinâmica?

Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

Farmacologia - Como agem os fármacos: Receptores, Agonista e Antangonistas - Básico

28 questões relacionadas encontradas

O que é mecanismo de ação?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

O que é o mecanismo de ação de um medicamento *?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.

Qual é o mecanismo de ação dos antibióticos?

Os antibióticos têm vários mecanismos de ação, como: Inibição da síntese da parede celular. Aumento da permeabilidade da parede celular. Interferência na síntese proteica e no metabolismo do ácido nucleico e outros processos metabólicos (p.

Como é a ação química dos antibióticos nas bactérias?

Quando toma um antibiótico, este entra na corrente sanguínea, circula pelo seu corpo e ataca a parede, a membrana celular ou outros constituintes das bactérias, necessários para a sua sobrevivência e reprodução. Podem ter dois tipos de ação: Bactericida – Quando matam as bactérias.

Qual o mecanismo de ação dos antibióticos bactericidas e Bacteriostáticos?

Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias. Bacteriostáticos são os que inibem o crescimento e a reprodução bacteriana sem provocar sua morte imediata, sendo reversível o efeito, uma vez retirada a droga.

Qual é o mecanismo de ação do ibuprofeno?

O ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. Sua eficácia terapêutica resulta da inibição da enzima ciclooxigenase, levando a uma redução marcante na síntese de prostaglandina. O ibuprofeno é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal.

Qual é o mecanismo de ação do diazepam?

Diazepam faz parte do grupo dos benzodiazepínicos que possuem propriedades ansiolíticas, sedativas, miorrelaxantes, anticonvulsivantes e efeitos amnésicos. Sabe-se atualmente que tais ações são devidas ao reforço da ação do ácido gama- aminobutírico (GABA), o mais importante inibidor da neurotransmissão no cérebro.

O que é farmacocinética de um medicamento?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

Qual o mecanismo de ação da amoxicilina?

Mecanismo de ação

Tem em sua estrutura química o grupo amino, ionizável, que faz com que tenha um amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células.

O que é o efeito terapêutico?

Efeitos. Terapêuticos – fármacos que dão origem aos medicamentos em um determinado grupo terapêutico; Laterais ou secundários – fármacos que proporcionam efeitos que não concorrem com a melhoria da situação patológica a ser tratada.

Qual o mecanismo de ação da azitromicina?

A azitromicina tem como mecanismo de ação a inibição da síntese protéica bacteriana através de sua ligação à subunidade ribossomal 50S, impedindo assim a translocação dos peptídeos.

Como ocorre o processo da farmacocinética?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.

Quais são os objetos de estudo da farmacocinética?

A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.

Como o diazepam age no sistema nervoso central?

Age como depressor do sistema nervoso central. Acredita-se que aumenta ou facilita a ação do GABA (ácido gama-aminobutírico) (o GABA é o maior neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central). > >>>

Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?

O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da ...

Qual o mecanismo de ação do clonazepam?

O clonazepam, é da classe dos benzodiazepínicos e atua estimulando a ação do neurotransmissor inibitório ácido aminobutírico (GABA), no sistema nervoso central. Com isso tem-se a inibição de áreas relacionadas ao medo e à ansiedade.

Qual é o mecanismo de ação do paracetamol?

Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central. Entretanto, diferente dos salicilatos, o paracetamol não tem atividade uricosúrica.

Qual o mecanismo de ação da dipirona?

O mecanismo de ação da dipirona é via inibição da síntese de prostaglandina. A dipirona tem demonstrado inibir a ciclo- oxigenase, síntese do tromboxano, a agregação plaquetária induzida pelo ácido araquidônico e a síntese total de prostaglandina E1 e E2. A ação da droga pode ser tanto central como periférica.

Qual o mecanismo de ação da nimesulida?

O mecanismo de ação da nimesulida baseia-se na inibição da COX-2, decorrente da interação do grupamento sulfonamida da molécula do fármaco com um resíduo de arginina em uma cavidade hidrofílica da enzima.

Qual a diferença entre antibióticos Bacteriostáticos e antibióticos bactericidas?

Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.

Artigo anterior
O que é área de ventilação?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para se decompor o papel higiênico?