Quais os testes para identificar o Streptococcus pneumoniae?

Perguntado por: Iris Gaspar Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.

Como identificar a Streptococcus pneumoniae?

pneumoniae são lisas, pequenas, brilhantes, côncavas, podendo exibir uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial das células bacterianas. Se o meio de cultura contiver sangue, principalmente de carneiro, as colônias serão circundadas por um halo esverdeado de hemólise parcial ou hemólise alfa.

Quais são os testes utilizados para identificação dos estreptococos?

A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.

Qual das provas abaixo é útil na identificação de Streptococcus pneumoniae?

A detecção de antígeno do S. pneumoniae na urina é realizada através de teste imunocromatográfico, tem moderada sensibilidade e alta especificidade e é de grande utilidade no diagnóstico etiológico das pneumonias, recomendado para pacientes adultos.

Quais são os testes diagnósticos para identificação de S. pyogenes S pneumoniae S. agalactiae?

Teste de CAMP

O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

Diagnostico de Streptococcus

22 questões relacionadas encontradas

Como identificar a S. pyogenes?

O principal exame realizado para identificar o S. pyogenes é o ASLO, que é o exame da antiestreptolisina O, que tem como objetivo identificar anticorpos produzidos pelo organismo contra essa bactéria. O exame é simples e deve ser feito em jejum de 4 a 8 horas dependendo da recomendação do médico ou do laboratório.

Como identificar S. agalactiae?

Sintomas de Streptococcus agalactiae
  1. Febre, calafrios, náuseas e alterações no sistema nervoso, que são mais frequentes quando a bactéria está presente no sangue;
  2. Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, que podem surgir quando a bactéria atinge os pulmões;

Qual o principal teste de identificação de Staphylococcus aureus?

O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN); Staphylococcus aureus.

Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?

Meios de culturas seletivos e enriquecidos mais utilizados são o ágar-sangue, ágar chocolate, ágar MacConkey, ágar SS (Salmonella-Shigella), ágar Hektoen, caldos BHI (Brain Heart Infusion), tioglicolato, rappaport, selenito entre outros. Mais recentemente foram introduzidos meios de cultura cromogênicos.

Quais as formas de identificação de espécies de Streptococcus sp?

(positivo) BE – Posit.
  • Enterococcus sp.
  • Streptococcus pneumoniae.
  • Streptococcus do grupo.
  • Strptococcus bovis.
  • Streptococcus pyogenes.
  • Streptococcus agalactiae.

Qual teste laboratorial é capaz de diferenciar estreptococos dos enterococos?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Quais os testes utilizados para identificação de bacilos gram negativos?

Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.

Quais os padrões de hemólise utilizados para identificação dos Streptococcus?

Os estreptococos são designados de várias maneiras. Se a hemólise for total, diz-se que o estreptococo é beta-hemolítico. Se a hemólise for parcial, diz-se que o estreptococo é do tipo alfa-hemolítico. Não havendo hemólise, diz-se que o estreptococo é do tipo gama ou não hemolítico.

Onde é encontrado Streptococcus pneumoniae?

A bactéria Streptococcus pneumoniae (também chamada de pneumococo) é transmitida de pessoa para pessoa. Muitos carregam essa bactéria nas mucosas da garganta e do nariz. Um espirro ou tosse com a boca descoberta pode ser suficiente para infectar outra pessoa.

Como fazer o isolamento e identificação do Streptococcus pneumoniae?

A identificação do pneumococo isolado em cultura é baseada na morfologia bacteriana e coloração de Gram, características do crescimento e reação hemolítica em placas de ágar sangue de carneiro a 5%, ausência de catalase e lise em presença de optoquina e de desoxicolato de sódio.

Como é feito o teste de Camp?

O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.

Como é a identificação das bactérias?

Técnicas de coloração: na técnica de Gram ou na técnica de Ziehl-Neelsen, colônias bacterianas são espalhadas numa lâmina, onde são fixadas e coloridas. Em seguida, as bactérias são observadas ao microscópio óptico e identificadas pela morfologia e coloração.

Como identificar as bactérias?

Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se a Coloração de Gram, uma técnica criada por Hans Christian Gram que submete as bactérias a corantes e permite a coloração de sua parede.

O que é identificação bacteriana?

Para colônias de anaeróbios estritos, deve ser feita coloração de Gram. Nesta etapa o laboratório presta uma grande ajuda ao clínico, informando se o paciente tem uma infecção por uma bactéria anaeróbia estrita que pertence a determinado grupo morfológico.

Qual o principal teste diagnóstico usado para diferenciar a S aureus das outras espécies explique como ele é realizado?

O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus.

Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus E o diagnóstico diferencial de S aureus?

O diagnóstico é feito clinicamente pelos sintomas e laboratorialmente pela identificação da enterotoxina nas fezes do paciente. O quadro é fechado pelo isolamento do Staphylococcus aures no alimento, através de métodos microbiológicos e a identificação do mesmo tipo de enterotoxina pela cepa isolada.

Qual o meio de cultura para identificar Staphylococcus aureus?

O ágar manitol salgado é utilizado para caracterizar o Staphylococcus aureus. O S. aureus não apenas cresce neste meio, mas também converte a cor do meio originalmente rosa em amarelo, em razão da sua capacidade de fermentar o manitol.

O que significa resultado positivo para Streptococcus agalactiae?

Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto.

Como é feito o teste de coagulase?

Procedimento: Colocar 0,5 mL de plasma em tubo de ensaio; Adicionar uma alçada de colônia diretamente no plasma de coelho com EDTA; Incubar por 4 h a 35±2ºC em estufa ou banho-maria; caso não haja formação de coágulo, incubar por 24 h.

Como é feito o teste de catalase?

Teste da catalase
  1. Colocar sobre uma placa de Petri, ou uma lâmina, uma porção do isolado de uma cultura 18 - 24 horas, evitando tocar no meio de cultura. ...
  2. Adicionar uma gota de peróxido de hidrogênio a 3%;
  3. Observar a formação de bolhas de ar, indicativo de teste positivo para catalase.

Artigo anterior
Qual a função do sulfato de zinco?
Artigo seguinte
Como descongelar carne corretamente Anvisa?