Quais os sintomas de uma intoxicação por carbonato de lítio?

Perguntado por: Ariana Kyara Costa  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

1) Vômitos ou náuseas; 2) Diarréia; 3) Polidipsia; 4) Dor abdominal; 5) Tremores de mãos ou pernas; 6) Fraqueza muscular generalizada; 7) Letargia; 8) Vertigem eventual; 9) Disartria; 10) Hiperreflexia discreta; 11) Dismetria; 12) Edemas, principalmente nos membros inferiores.

O que acontece se tomar muito carbonato de lítio?

Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário. Concentrações séricas de lítio acima de 3,0 mEq/L podem produzir um quadro clínico complexo, envolvendo múltiplos órgãos e sistemas.

Quais sinais são observados no caso de intoxicação por lítio?

Neste sentido, os sinais e sintomas mais observados na intoxicação por lítio no sistema nervoso central são: tremor, disartria, nistagmo, delirium, sonolência, fasciculação, mioclonia e hiperreflexia. A intoxicação aguda pode vim acompanhada de vômitos e diarréia.

Como desintoxicar o organismo do lítio?

Como tratar? O manejo do paciente intoxicado deve iniciar com cuidados de suporte, como a descontinuação do uso do fármaco e a administração intravenosa de solução salina isotônica. Normalmente, em casos de intoxicação, o mais comum é realizar uma descontaminação gastrointestinal com carvão ativado.

O que acontece quando o corpo está com excesso de lítio?

Náuseas, vômitos, fadiga, letargia, tremor fino. Confusão, agitação, disartria, ataxia, hipertonia, hiperreflexia, nistagmo, fraqueza muscular. Coma, convulsões, mioclonia, hipertermia, colapso cardiovascular.

Você conhece o quadro da Intoxicação por Lítio? | Aprendendo com Questões

16 questões relacionadas encontradas

O que corta o efeito do lítio?

Regimes alimentares pobres em sódio podem alterar o efeito do remédio. Outra recomendação é sobre o consumo de cafeína. As bebidas com essa substância devem ser evitadas, dado o seu potencial de promover a desidratação.

Quais remédios não pode tomar com lítio?

À semelhança de outros fármacos utilizados para esta especialidade, o Carbonato de Lítio pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes.
  • Haloperidol. ...
  • Carbamazepina. ...
  • Bloqueadores de canal de cálcio. ...
  • Metronidazol. ...
  • Fluoxetina. ...
  • Bloqueadores neuromusculares. ...
  • Anti-inflamatórios não hormonais. ...
  • Outros.

Quanto tempo o lítio demora para sair do corpo?

Em 3 ou 4 dias fica indetectavel. E tem as de liberação lenta, que demoram uma semana para ficar indetectavel no sangue.

Quanto tempo demora para o lítio sair do organismo?

Os comprimidos são fabricados por um processo especial sob a forma de carbonato o que assegura a libertação a níveis controlados do lítio no sangue, durante um período de 24 horas. Isto significa que o doente pode tomar o Lítio uma a duas vezes por dia.

Quanto tempo dura os efeitos colaterais do lítio?

Ola, o litio é um excelente medicamento e seus efeitos terapeuticos podem demorar até 6 semanas para serem vistos. Os efeitos colaterais são mais intensos no começo e incluem tremores finos, alteraçoes intestinais, tonturas e nauseas. Eles tendem a melhora apos as 2 primeiras semanas.

Quais são as reações adversas do lítio?

Os efeitos colaterais do Lítio
  • Aumento da sede.
  • Aumento da excreção urinária.
  • Sensação de enjoo ou náusea.
  • Dores ligeiras do estômago.
  • Ligeiro tremor das mãos.
  • Sonolência ligeira.
  • Enfraquecimento muscular ligeiro.
  • Diminuição da capacidade ou interesse sexual.

O que o lítio faz no cérebro?

O lítio atua como neuroprotetor do cérebro, inibindo a produção de proteínas excessivas e estimulando a produção daquelas que faltam.

Porque o lítio causa tremor?

O litio deve ser monitorado e se manter numa faixa ideal de concentração no sangue (0.6-1.2). Caso haja níveis elavados para tolerancia do organismo, ha possibilidade de tremores, desequilíbrio, sedação, nauseas, diarreia, espasmos musculares, torpor e ate como em casos extremos.

Qual a dosagem certa de lítio no sangue?

Níveis terapêuticos de lítio compreendem entre 0,6 a 1,2, mas, para a maioria dos casos, é suficiente de 0,6 a 0,8. Por sua litemia ter o valor de 0,2, provavelmente seu psiquiatra fará ajuste na dose do lítio, aumentando 1 ou 2cps ao dia.

Quais as contra indicações do carbonato de lítio?

CONTRA-INDICAÇÕES

O Carbolitium® (carbonato de lítio) não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças renais e cardiovasculares, em indivíduos debilitados ou desidratados, em quadros de depleção de sódio, em indivíduos com uso de diuréticos, pois o risco de intoxicação se eleva nestes pacientes.

Como é a cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar?

Pouco controle de temperamento. Falta de autocontrole e comportamentos imprudentes, como consumo excessivo de álcool ou drogas, aumento do sexo de risco, jogo e gastos ou doação de muito dinheiro. Humor muito irritado, pensamentos precipitados, falar muito e ter falsas crenças sobre você ou suas habilidades.

Por que o lítio engorda?

O carbonato de litio, sal utilizado como estabilizador do humor, pode trazer d nutre seus efeitos adversos o aumento de peso por possuir um efeito antitireoideano que lentifica o metabolismo energético. A despeito disto é um tratamento efetivo para transtorno bipolar e depressões recorrentes.

Qual o medicamento mais indicado para transtorno bipolar?

Os medicamentos mais usados para tratar os sintomas de transtorno bipolar são:
  • Aripiprazol.
  • Bromazepam.
  • Carbonato de Litio.
  • Clonazepam.
  • Carbolitium.
  • Clopam.
  • Depakote.
  • Lexotan.

Como fazer o desmame do lítio?

Desmame do lítio

Interromper os medicamentos de maneira abrupta pode ser muito perigoso e, por isso, é necessário diminuir as doses gradualmente, como um bebê na fase de desmame — por isso o nome.

Quem tem transtorno bipolar pode tomar café?

15 de julho de 2021 (Bibliomed). Em populações saudáveis, a cafeína parece ter efeitos benéficos na saúde; no entanto, pacientes com transtorno bipolar (TB) são rotineiramente aconselhados a limitar o uso de cafeína em programas de psicoeducação.

Quem toma Carbolitium pode beber?

Durante o tratamento com Carbolitium é recomendado que evite a ingestão de bebidas que possuem cafeína, como chás, café e também a bebida alcóolica, pois provocam a perda de água e minerais do organismo, ocasionando efeitos prejudiciais ao paciente.

Qual Anti-inflamatório pode tomar com lítio?

Várias medicações podem aumentar os níveis do Lítio, o que pode ser perigoso. Caso apresente dor, tome Dipirona ou Paracetamol (evite anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Ibuprofeno, etc.).

Quem toma lítio pode tomar Dorflex?

Sim, sem problema.

Quem toma lítio pode tomar diazepam?

Essa utilização concomitante tem potencial para aumentar os efeitos clínicos de diazepam, incluindo uma possível sedação grave, depressão cardiovascular e/ou respiratória, dos quais são clinicamente relevantes.

Quais os alimentos que contêm lítio?

Verduras. As verduras são a maior fonte de lítio para a dieta dos humanos. Um adulto pesando aproximadamente 70 quilos ingere diariamente entre 650 e 3100 microgramas de lítio, a maior parte proveniente de verduras, grãos e água potável.

Artigo anterior
Qual o princípio de conservação da salga?
Artigo seguinte
Quais as dificuldades para acontecer a doação de órgãos no Brasil?