Quais os sintomas de hérnia de disco na lombar?

Perguntado por: André William Cardoso  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

10 sintomas da hérnia de disco
  • Dor nas costas há mais de três meses;
  • Dor nas costas durante o sono noturno, que permanece ao acordar;
  • Dificuldade para ficar sentado corretamente (coluna ereta) por mais de 10 minutos;
  • Fraqueza em uma das pernas ou nas duas;
  • Formigamento, dor ou dormência nos braços e pernas;

Como é a dor de quem tem hérnia de disco?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Onde dói a hérnia de disco lombar?

Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa. As pessoas relatam que é uma “dor chata” e que não existe posição que melhore.

Como tratar hérnia de disco na lombar?

O tratamento para hérnia de disco lombar deve ser indicado pelo ortopedista ou neurocirurgião com o objetivo de controlar e aliviar a dor e devem incluir modificação de atividades para evitar movimentos que causam dor, por exemplo.

Qual o sintoma de hérnia lombar?

O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna, que pode ser localizada ou irradiar para outros locais como pernas e braços. Além disso, de acordo com a região onde a hérnia se encontra, podem surgir outros sintomas como diminuição da força, fraqueza nas pernas ou sensação de formigamento nos braços.

Hérnia de Disco Lombar

21 questões relacionadas encontradas

Qual é o melhor antiinflamatório para hérnia de disco?

A literatura não aponta o melhor anti-inflamatório para crise de hérnia de disco. Porém, antiinflamatórios hormonais (corticoides) são frequentemente usados por cirurgiões de coluna. Sua administração pode ser oral, endovenoso, intramuscular ou epidural (injeções na coluna).

Como identificar hérnia de disco na ressonância magnética?

Através dos cortes sagitais e axiais pode-se caracterizar com segurança pela RM o tipo e localização da hérnia (protrusão, extrusão, seqüestro, foraminal, extraforaminal).

Quem tem hérnia de disco na lombar pode ficar paralítico?

Hérnias de disco causadas por traumas como queda ou acidentes podem sim comprimir os nervos de forma rápida e causar sim a paraplegia. Como isso não é frequente, a chance é pequena.

Como desinflamar a hérnia de disco?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Quando a hérnia de disco é grave?

Hérnia de disco extrusa

Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Quanto tempo pode durar uma crise de hérnia de disco?

Cerca de 80% das dores por hérnia de disco acabam dentro de 2 meses, com ou sem tratamento, os 20% restantes irão levar a dor crônica.

Porque a hérnia de disco dói a perna?

De acordo com o médico, a dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos. A hérnia de disco lombar é provocada também pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa das costas, podendo ainda causar dores nas nádegas e nas pernas.

O que significa L4 L5 na coluna lombar?

A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.

O que acontece se não tratar a hérnia de disco?

Hérnia de disco pode se tornar incapacitante.

Qual exame para saber se tem hérnia de disco?

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

O que tomar para desinflamar a coluna?

Compressas quentes na região dolorida ou sessões de eletroterapia, que aquecem a região, e podem ser úteis para desinflamar a área e eliminar a dor; Exercícios de correção postural, que podem ser introduzidos após alívio da dor, para prevenir crises de sintomas e fortalecer a musculatura da coluna.

Como fazer a hérnia sumir?

A cirurgia é a única forma efetiva para se tratar uma hérnia abdominal, pois a dor pode aparecer e sumir, mas depois voltar de forma repentina. Basicamente, a cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta, com anestesia local e laparoscópica, procedimento minimamente invasivo, mas que necessita de anestesia geral.

Qual tratamento para hérnia de disco Extrusa?

A hérnia de disco extrusa quando bem diagnosticada pode ser tratada em poucas sessões de fisioterapia especializada em coluna, sem remédio ou cirurgia. Anti-inflamatórios e analgésicos não são o tratamento em si, fazem parte do tratamento.

Quem tem hérnia de disco tem direito ao benefício?

Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS. Caso o resultado não seja favorável, tem a opção de entrar com um processo contra o INSS, no qual a Justiça determinará uma nova perícia com médico especialista escolhido por ela.

Quem tem hérnia de disco pode trabalhar em pé?

E é justamente por afetar membros como a região lombar, pernas e pés é que em muitos casos a hérnia de disco pode afetar a locomoção parcial ou total e se tornar incapacitante. A dor causada pela hérnia de disco pode ser de leve à forte, incapacitando a pessoa de trabalhar e realizar as atividades diárias.

Quem tem problema de hérnia de disco pode se aposentar?

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

Qual o comportamento da imagem da hérnia de disco no exame de RM especialmente nas imagens ponderadas em T1 e em T2?

As imagens ponderadas em T1 são úteis na avaliação anatómica e têm susceptibilidade ao contraste paramag- nético, enquanto as imagens em T2 têm maior susceptibilidade às variações hí- dricas dos tecidos, permitindo detecção precoce do edema de diferentes causas (tumoral, traumática, infecciosa/infla- matória).

Como interpretar uma ressonância magnética da coluna lombar?

Interpretação das imagens do exame de RM

As mais comuns na coluna são o T1, T2 e o STIR. Nestas imagens identificamos as estruturas anatômicas através de áreas de hipossinal (escuras) ou hipersinal (brancas). Alterações na distribuição normal do sinal em cada sequência podem identificar diferentes tipos de lesões.

Como saber o resultado da ressonância?

O resultado da ressonância magnética fica pronto em, no máximo, 3 a 7 dias. Por isso mesmo esse também é o exame mais recomendado em casos de urgência.

Que remédio tomar para dor de hérnia inguinal?

Como é feito o tratamento

Uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, como Aspirina, Paracetamol e Cizax, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico e utilizados de acordo com a orientação recebida.

Artigo anterior
O que é video 4k?
Artigo seguinte
O que é uma curta metragem?