Quais os sintomas de gravidez após os 40 anos?

Perguntado por: Raúl Mário de Antunes  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

A mulher após os 40 tem os mesmos sintomas de uma gestante de qualquer outra idade, podendo apresentar:
  • Corrimento vaginal rosa;
  • Cólica;
  • Mamas sensíveis e inchadas;
  • Inchaço abdominal;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Enjoo;
  • Cansaço;
  • Sono;

Como saber se estou grávida aos 40 anos?

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa. Diante desse impasse, uma coisa é certa: conversar com seu médico é a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.

Como é a gravidez depois dos 40?

A chance anual de concepção cai de 73 a 61% entre os 30 e 35 anos, e diminui para menos de 54% após os 35 anos. A gestação após os 40 anos também está associada a riscos mais elevados de aborto espontâneo e complicações durante a gestação. Diante desses desafios, a ciência e a medicina têm feito avanços significativos.

Estou grávida aos 41 anos e agora?

O tratamento mais simples é o hormonal, no caso da detecção de problemas no sistema endócrino da mulher. Em casos mais severos, a FIV (Fertilização in Vitro) é uma das possibilidades. O processo consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide, a obtenção dos embriões, para depois serem implantados no útero da mãe.

Quais os riscos de uma gravidez aos 43 anos?

Aos 43 anos, até 80% dos embriões tem risco de malformações. A gravidez em mulheres acima dos 40 anos está associada a riscos como trombose, hipertensão arterial e diabetes, além de parto laborioso.

Gravidez após os 40 anos: tire suas dúvidas - Mulheres (06/05/2019)

33 questões relacionadas encontradas

Estou grávida aos 44 anos e agora?

Riscos da gravidez depois dos 40 anos

Ainda decorrente da qualidade dos óvulos e da predisposição às doenças, a gestação tardia costuma ser classificada como de alto risco. Por esse e por outros motivos, é essencial fazer o acompanhamento pré-natal.

Quais Gestantes são mais propensas a ter um bebê com síndrome de Down?

Mulheres a partir dos 35 anos estão mais propensas a terem filhos com a síndrome? Verdade. As chances de gerar um bebê com Down é maior à medida que a mulher envelhece, principalmente a partir dos 35 anos. Cerca de 80% dos que nascem com a trissomia 21 são filhos de mulheres mais velhas.

Qual a idade limite para engravidar naturalmente?

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

É saudável engravidar com 40 anos?

Mas não há como negar que as chances de engravidar após os 40 anos são muito menores: a reserva de óvulos diminui significativamente com a idade, e os óvulos mais velhos são mais propensos a desenvolver problemas, aumentando o risco de aborto e anomalias ao nascimento.

É perigoso engravidar aos 42 anos?

A gente é contra o terrorismo que cerca a gravidez tardia, mas não dá pra negar: sim, engravidar aos 40 é um pouco mais perigoso. Alguns estudos recentes indicam que 77,7% das mulheres acima de 35 anos podem sofrer alguma complicação durante a gestação.

Como saber se estou grávida?

Teste de sangue (Beta HCG)

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

É possível ter uma gravidez saudável aos 43 anos?

Por isso, se você quer engravidar, tem mais de 43 anos e está tentando há algum tempo, saiba que é fundamental procurar um profissional. Mas é possível engravidar, sim. Além disso, muitas pessoas imaginam que haja contraindicação para o parto normal. Mas, pelo contrário, essa é a recomendação sempre.

Como é a ovulação depois dos 40?

A mulher após os seus 40 anos tem ovulação até a sua menopausa, porém suas chances de gravidez são consideravelmente reduzidas.

É possível ser mãe aos 43 anos?

Aos 43 a chance de gestação natural é em torno de 1%. Aos 45 a chance de uma gestação natural é muito baixa. Por isso muitas mulheres acabam buscando ajuda de especialistas em reprodução humana após os 40 anos de idade. E como a chance de gestação cai progressivamente, se você pretende engravidar o quanto antes melhor!

Quais famosas engravidaram depois dos 40 anos?

Confira a lista abaixo!
  • Fabíula Nascimento.
  • Mariah Carey.
  • Viviane Araújo.
  • Dany Bananinha.
  • Halle Berry.
  • Janet Jackson.
  • LEIA TAMBÉM:

Qual o melhor remédio para engravidar depois dos 40 anos?

O Clomid é um medicamento que estimula a ovulação, e pode ser usado para mulheres acima de 40 anos.

É perigoso gravidez depois dos 40?

Os riscos de uma gravidez aos 40

Os riscos maiores são relacionados ao desenvolvimento de alguns distúrbios como diabetes gestacional e até mesmo hipertensão.

Porque a gravidez depois dos 40 é de risco?

Uma mulher de 40 anos, por exemplo, terá, devido a essa maior predisposição de erros na formação dos óvulos, uma diminuição na sua capacidade de engravidar, correndo também um risco maior de ter concebido um feto com algum tipo de alteração cromossômica, como a Síndrome de Down”.

Porque é mais fácil engravidar depois dos 40 anos?

As chances de engravidar depois dos 40 anos são reduzidas porque as reservas de óvulos ficam menores com a idade. Além disso, os óvulos restantes também “envelhecem”. Ao nascer, uma menina tem de um a dois milhões de óvulos. Na primeira menstruação esse número gira entre 300 e 400 mil.

Qual a idade que o homem deixa de ser fértil?

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Como saber se você é fértil ou não?

O primeiro exame normalmente indicado para as mulheres é a avaliação da reserva ovariana, que permite identificar a quantidade de folículos antrais, que ainda amadurecerão para liberar o óvulo. Já o espermograma é o exame utilizado para avaliar a fertilidade masculina.

O que diminui as chances de engravidar?

Fumar, excesso de café, ingerir bebidas alcoólicas, dormir pouco, manter uma dieta desequilibrada e não praticar atividades físicas, são hábitos a serem levados em conta e, que podem, interferir na fertilidade feminina e determinar que a mulher engravide ou não.

O que pode causar má formação do bebê?

Malformação fetal é o nome que se dá a alterações que podem ocorrer no bebê ainda durante a gravidez. Mais especificamente, refere- se a defeitos em um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior. As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos .

O que faz o bebê nascer com alguma deficiência?

Eles têm origem genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa. Os distúrbios congênitos mais comuns e graves são defeitos cardíacos congênitos, defeitos do tubo neural e anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.

Como saber se seu filho vai nascer com síndrome de Down?

Gisela alerta que “a síndrome pode ser diagnosticada com o exame de ultrassom translucência nucal fetal por volta da 12ª semana de gestação. No entanto, têm casos que ficam sem diagnóstico, pois passam da data ou fazem o exame em época que não se vê com nitidez.” Por isso, converse sempre com seu obstetra.

Artigo anterior
Porque o WhatsApp vai compartilhar dados com o Facebook?
Artigo seguinte
Qual a importância da deformação plástica de um metal?