Quais os sintomas colaterais da vacina AstraZeneca?

Perguntado por: Sara Mónica Moura  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

Efeitos incomuns: sonolência ou sensação de tontura; diminuição do apetite; dor abdominal; linfonodos (ínguas) aumentados; suor excessivo, coceira na pele ou erupção na pele.

Qual a vacina que dá mais reação?

Vacina Tríplice bacteriana (DTP ou DTPa)

As reações mais graves como choro persistente, apneia, episódio hipotônico-hiporresponsivo e convulsões são mais comuns com a vacina DTP (que contém a vacina coqueluche de células inteiras) que na vacina DTPa (que contém a vacina coqueluche acelular).

Quais são as reações da vacina AstraZeneca?

De acordo com os dados reunidos nos estudos clínicos de fase 3, os efeitos colaterais mais comuns associados à vacina foram:
  • Sensibilidade no local da injeção (relatada por mais de 60% dos voluntários);
  • Dor no local da injeção, dor de cabeça e fadiga (relatadas por mais de 50% dos voluntários);

Quanto tempo demora para passar a reação da vacina?

O tempo de duração da reação da vacina é de 24 a 72 horas.

Quanto tempo a vacina AstraZeneca fica no corpo?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, os níveis de anticorpos induzidos por uma única dose da vacina da AstraZeneca diminuem gradualmente, mas permanecem elevados por pelo menos um ano.

Vacina bivalente contra covid: veja reações comuns ...

41 questões relacionadas encontradas

Quantas doses da vacina AstraZeneca tem que tomar?

Qual a dose recomendada? A dosagem recomendada é de duas doses administradas por via intramuscular (0,5 ml cada), com um intervalo de 8 a 12 semanas.

Quantas doses da vacina da Covid tem que tomar?

Seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de ...

Porque as vacinas têm efeitos colaterais?

De acordo com ele, com os componentes inflamatórios da vacina, seja pela extensão do tempo que o antígeno é liberado no organismo ou seja pela presença de substâncias que são naturalmente inflamatórias, as reações são semelhantes a uma inflamação no local.

O que é a reação de Arthus?

Phénomène d'Arthus

Reação inflamatória dérmica produzida sob situações de excesso de anticorpos quando uma segunda injeção de antígenos produz complexos antígeno-anticorpos intravasculares que se ligam ao complemento, causando aglutinação celular, dano endotelial e necrose vascular.

Quais os efeitos colaterais da vacina bivalente?

Reações muito comuns: podem ocorrer em 10% dos pacientes e envolvem dor de cabeça, nas articulações, nos músculos e no local de injeção, além de cansaço e calafrios. Reações comuns: podem ocorrer entre 1% e 10% dos pacientes. Envolvem diarreia, vômito, febre, inchaço e vermelhidão no local de injeção.

Quantos casos de trombose AstraZeneca no Brasil?

Vimos que, no caso da Astrazeneca, foi observada uma incidência de trombose de seio venoso de 5,7 casos por milhão de doses.

Qual a diferença entre reação adversa e reação toxicológica?

Os efeitos adversos podem ser decorrentes de efeitos tóxicos ou efeitos colaterais. Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em conseqüência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco; por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose.

É normal ter gripe depois da vacina do Covid?

Sim, acontece! Sintomas como coriza, dor muscular e até mesmo febre podem acontecer alguns dias após a vacinação.

Qual a vacina que tem menos efeito colateral?

Um estudo publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases revelou que a CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, causa efeitos adversos em apenas 29% a 33%, e todos muito leves (como dor no braço ou fadiga passageira).

Quais são os efeitos colaterais da vacina contra Covid?

Já as reações da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, são dor no local da aplicação, cansaço, febre, dor no corpo, diarreia, náusea e dor de cabeça. A vacina da Pfizer, também em aplicação no Brasil, apresentou efeitos adversos semelhantes.

Qual é a reação da vacina Butantan?

Efeitos adversos de grau baixo foram notados em 5,3% dos participantes, sendo os mais frequentes dores leves no local da aplicação (3%), fadiga (1,5%) e febre moderada (0,2%). Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo em setembro de 2020.

Qual o tipo de reação alérgica?

Quais são os principais tipos de alergia? Existem alergias respiratórias, alimentares e de pele. Apesar de terem algumas características específicas, muitas vezes elas provocam sintomas semelhantes.

O que ocorre na reação alergica?

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Qual é o principal causador de reações alérgicas?

Causas de reações alérgicas

Esses fatores de risco incluem os seguintes: Exposição repetida a substâncias estranhas (alérgenos) Dieta. Poluentes (como fumaça de tabaco e fumaça de descarga)

O que as vacinas causam no corpo?

Quando a pessoa é vacinada, seu organismo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, conhecida como anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, ou seja, a pessoa desenvolve imunidade contra a doença que foi vacinada.

Quanto tempo dura a reação da vacina contra Covid?

Nas primeiras 48 horas após a aplicação, também é normal sentir mal-estar, cansaço e dor nos músculos. Esses sinais são mais comuns em crianças e podem impedir a realização de atividades de rotina, como brincar ou ir à escola.

Quantos dias dura a reação da vacina bivalente da Covid?

As reações podem incluir dor no local da aplicação, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, dores nas articulações, diarreia, febre baixa e vômitos nos dois primeiros dias após a injeção. Todas elas estão previstas em bula.

Quantas vacinas da Covid tem que tomar 2024?

Para pessoas com 60 anos e mais, imunocomprometidos e gestantes e puérperas, uma nova dose está indicada em 2024 após o intervalo de 6 meses. Para os demais grupos prioritários a recomendação é UMA DOSE ANUAL.

Quais os sintomas do Covid 2024?

Saiba quais são os sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente e quanto tempo é necessário permanecer em isolamento
  • Febre baixa ou calafrios;
  • Tosse geralmente seca e persistente;
  • Espirros;
  • Cansaço;
  • Dor de garganta;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares em todo o corpo;
  • Coriza;

Quantas doses da vacina bivalente tem que tomar?

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana uma nova recomendação de segunda dose com a vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses.

Artigo anterior
Como recuperar os danos causados pela progressiva?
Artigo seguinte
Como achar uma pasta que sumiu no PC?