Quais os sinais de alteração do pescado?

Perguntado por: Soraia Rita Nunes Alves Magalhães  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

PRINCIPAIS SINAIS DA DETERIORAÇÃO DO PESCADO Perda gradual de textura Desenvolvimento de odores e sabores desagradáveis Alteração da aparência da pele e olhos Alteração de coloração.

Quais são os 3 métodos principais de avaliação de qualidade do pescado?

Análise sensorial: Uma ferramenta para avaliação da qualidade do pescado
  • Detecção de estímulos pelo órgão do sentido humano;
  • Avaliação e interpretação;
  • Resposta perante o estímulo.

Quais fatores determinam a rápida deterioração do pescado?

Os principais parâmetros intrínsecos que levam à rápida deterioração do pescado fresco estão relacionados com o teor de água intramuscular do pescado (cerca de 80%), o pH próximo da neutralidade, à pouca quantidade de tecido conjuntivo, que deixa vulnerável a musculatura aos ataques das enzimas endógenas e à ação ...

Quais as alterações causadas por microrganismos nos peixes?

Alguns microrganismos encontrados em pescados

São bactérias que invadem o intestino causando infecções e pequenas ulcerações.

Quais as consequências do muco na qualidade do peixe?

A produção de muco não significa que o pescado esteja em más condições para o consumo, mas, visto que facilita o crescimento bacteriano na superfície, é em muitos casos, o veículo da penetração microbiana em outras partes do pescado.

Deterioração do pescado: como ocorre esse processo

21 questões relacionadas encontradas

Como acontece a liberação de muco pelo pescado?

A liberação do muco pelas glândulas situadas sob a pele dos peixes ocorre com a reação do organismo ao ambiente adverso encontrado fora da água. A maior parte do muco é constituída pela mucina, uma glicoproteína, que é um excelente meio de desenvolvimento de microrganismos (FERREIRA, 2002).

Quais fatores podem interferir na qualidade do pescado para comercialização na forma de refrigerado em um supermercado?

Depende de cada tipo de pescado, do tempo entre a morte e a deterioração, da espécie, tamanho, forma de captura ou despesca, época do ano, manipulação e temperatura. O pescado refrigerado capturado ou oriundo da despesca corretamente e bem armazenado no gelo a 0 °C tem uma durabilidade de 10 a 15 dias [4].

Onde se encontra os microrganismos no pescado?

O pescado vivo, por sua vez, apresenta contaminação bacteriana principalmente na pele, brânquias e escamas, passando aos demais tecidos após a morte do animal.

O que é Microbiologia do pescado?

A avaliação microbiológica na cadeia do pescado constitui-se como um fator de grande importância para garantia da saúde do consumidor, pois, como bem sabemos, é um produto com maior suscetibilidade de deterioração devido à sua composição.

Quais os principais processos envolvidos na deterioração do pescado?

O pescado salgado pode ser deteriorado por bactérias halotolerantes, como Micrococcus ou halofílicas dos gêneros Halococcus e Halobacterium causadores de alterações na cor, sendo vermelhidão a alteração mais ocorrida. A biota microbiana de deterioração do peixe consiste em Pseudomonas e Acinetobacter- Moxarella.

Quais os fatores que influenciam nas alterações post mortem do pescado?

As alterações que mais caracterizam a deterioração do pescado são aquelas relacionadas com o odor e o sabor, e determinam um estado impróprio para o consumo, porque afetam a condição de comestibilidade. 2. PRINCIPAIS CAUSAS DA RÁPIDA DECOMPOSIÇÃO DO PESCADO Causas: Físico-químicas, autolíticas e microbianas.

Quais os possíveis produtos gerados na deterioração de peixe fresco?

Um produto decorrente da deterioração do pescado é a histamina. Trata-se de uma diamina biogênica primária e heterocíclica, não volátil, termoestável.

Quais fatores favorecem a oxidação e rancificação dos pescados?

Fatores que contribuem para a rancificação oxidativa

A presença de ácidos graxos livres, metais, oxigênio, pigmentos fotossensíveis, são fatores que contribuem para o aumento da velocidade da oxidação.

Quais são os parâmetros que devem ser avaliados para verificar a qualidade frescor de peixes?

Em peixes, essa característica físico-química indica se o músculo se encontra no estado alcalino (acima de 7), neutro (igual a 7) ou ácido (pH menor que 7). O pH é utilizado para avaliar a qualidade de vários alimentos, dentre eles, o frescor de pescado.

Qual característica sensorial deve ser observada no pescado apropriado para consumo?

O pescado deve estar com os olhos brilhantes e salientes, as escamas e a carne firmes. A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos.

O que é frescor do pescado?

O peixe fresco possui um tempo determinado de durabilidade quando armazenado em gelo, que pode variar, dependendo da espécie, da condição física em que se encontrava ao ser captu- rado, ou mesmo da forma de acondicionamento que sofreu.

O que é microbiologia da carne?

A microbiota inicial de carnes apresenta característica como ter um perfil heterogêneo da microbiota com predominância de bactérias mesófilas. Estas, com origem do trato intestinal e superfícies externa (solo, água, ar, alimentos, excretas) e que sinalizam o grau de sanitização no processo de abate.

Quais os principais cuidados no controle de microrganismos em pescados e crustáceos?

Para evitar a contaminação, boas práticas de manejo empregadas pela indústria de pescado podem garantir a sanidade do produto, podendo-se destacar entre elas: a aprovação de áreas de cultivo, o tipo e tamanho do pescado capturado, os métodos de captura, além do processamento imediato após a captura.

Quais as medidas preventivas aplicadas a cadeia produtiva do pescado?

Ao nível de indústria e principalmente comércio, as medidas preventivas são basicamente a manutenção da cadeia do frio, com exposição do pescado fresco em gelo (1:1) de boa qualidade, e de pescado congelado a -18ºC.

Qual a diferença de coliformes totais e termotolerantes?

Já o grupo coliformes termotolerantes, comumente chamados de coliformes fecais, é um subgrupo dos coliformes totais. Este grupo é restrito às bactérias capazes de fermentar a lactose a 44,5-45,5°C com produção de gás. A princípio, essa definição abrangia somente as enterobactérias de origem fecal (E.

Quais são os fatores que contribuem para dificultar a comercialização com qualidade do pescado no Brasil?

O baixo consumo de pescado pelos brasileiros pode estar relacionado com a qualidade, preço elevado, pouca diversidade de produtos oferecidos, tempo e praticidade de preparo, tabus alimentares, bem como à comercialização maléfica, que tem sido praticada durante os últimos anos (BOMBARDELLI et al., 2005; GALVÃO e ...

Quais são os fatores que interferem na qualidade do pescado?

Qualidade e inocuidade do pescado estão relacionadas com a contaminação por metais pesados, deterioração do pescado pela ação de microrganismos ou de enzimas endógenas, toxinas, aminas biogênicas e pela deterioração microbiológica, química, oxidativa e autolítica, possíveis alterações sensoriais e presença de parasitos ...

São fatores estratégicos para a manutenção do frescor do pescado durante a comercialização?

São fatores estratégicos para a manutenção do frescor do pescado durante a comercialização: a) esforço de pesca e grau de tecnologia empregada. b) rapidez no recolhimento do pescado no barco e congelamento imediato. c) inocuidade do gelo e manutenção da higiene.

Como é feito o processamento do pescado?

O objetivo é garantir uniformidade ao produto final. No processo, a carne é submetida a esmagamento, corte e ruptura, o que impacta diretamente nos tecidos da carne do peixe. Além de facilitar a mistura para o processamento, a trituração homogeniza a massa.

O que é o processamento do pescado?

O objetivo do processamento dos peixes é prolongar a vida útil da matéria-prima. Logo após a morte, os pescados sofrem uma série de alterações físicas, químicas e microbiológicas, cujo estado final é a sua completa deterioração.

Artigo anterior
Qual a melhor proporção para fotos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre o padrão 568A e 568B?