Quais os riscos de errar uma via de administração?

Perguntado por: Rafael Henriques  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

Erros intencionais e não intencionais devem envolver: droga errada, paciente errado, medicação errada, dose errada, via de administração errada, horário errado, local errado de administração, medicação não prescrita, dose extra e medicações incompatíveis. Ambos os erros envolvem uma falha ao administrar o medicamento.

O que acontece se administrar medicação na via errada?

Os erros na medicação podem, muitas vezes, causar dano ao paciente e, segundo Bates (1996), cerca de 30% dos danos durante a hospitalização estão associadas a erros na medicação, os quais trazem também sérias conseqüências econômicas às instituições de saúde.

O que é um erro de administração?

PEPPER (1995) define um erro na administração de medicamento como uma discrepância entre a terapia medicamentosa recebida pelo paciente e a terapia planejada pelo médico.

Quais as consequências que os erros de medicação podem ocasionar?

Os medicamentos administrados erroneamente podem afetar os pacientes, e suas conseqüências podem causar prejuízos/danos, reações adversas, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente, dependendo da gravidade da ocorrência.

Quais fatores podem induzir ao erro da administração de medicamentos?

Em relação às circunstâncias que favorecem a ocorrência de erros na administração de medicamentos entre os profissionais de Enfermagem, os artigos selecionados (6,13-31) revelaram um conjunto de fatores relacionados a: recursos humanos, organização do trabalho, infraestrutura da instituição e ambiente de trabalho.

?Vias de Administração de Medicamentos - Aula COMPLETA

21 questões relacionadas encontradas

Quais as causas dos erros de medicação?

Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...

Quais são os principais erros na administração de medicamentos?

Erros intencionais e não intencionais devem envolver: droga errada, paciente errado, medicação errada, dose errada, via de administração errada, horário errado, local errado de administração, medicação não prescrita, dose extra e medicações incompatíveis. Ambos os erros envolvem uma falha ao administrar o medicamento.

Quais os tipos de erro de medicação?

Erro de medicação: medidas para evitar os 10 tipos mais comuns
  • 1º) Prescrição não realizada ou atrasada. ...
  • 2º) Incidentes com anticoagulantes. ...
  • 3º) Eventos adversos relacionados a analgésicos opióides. ...
  • 4) Erros associados à insulina. ...
  • 5) Eventos adversos decorrentes de drogas anti-inflamatórias não esteroides.

Quais os 3 tipos de erros na área da saúde?

Existem três tipos de erros médicos: erro de diagnóstico, erro de procedimento ou erro no procedimento.

Quais são os principais erros de medicamentos que podem acontecer no ambiente hospitalar e como o farmacêutico pode atuar para redução desses erros?

Os resultados demonstraram que os principais erros de medicação que ocorrem em hospitais são forma farmacêutica e doses incorretas, ausência de orientação a respeito de medicamentos, falta de identificação do paciente, omissão de medicamento prescrito, dispensação de medicamento não prescrito e medicamento dispensado ...

O que é um erro de medicação?

• erro de medicação

Qualquer evento evitável que, de fato ou po- tencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Esse conceito implica que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

Como evitar erro na administração de medicamentos?

Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes ...

O que é administrar um medicamento?

A administração de medicamentos é um processo que envolve a segurança do paciente, sendo de responsabilidade do profissional de enfermagem. É necessário que esses profissionais tenham a devida atenção para evitar o erro de medicação.

Quantos erros e quais os erros com a administração de medicações?

Os tipos de erros mais comuns detectados no plantão foram: medicamento errado (53,8%), dose errada (23%), via errada (7,6%). Os erros na administração de medicamentos foram detectados pelo próprio profissional em 31.8%, por outros profissionais em 22,7% e pelos sintomas apresentados pelo paciente (22,7%).

Como a via de administração de medicamentos pode interferir na eficácia final do medicamento?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo. Dentre as vias mais lentas, está a tópica.

Quais são os erros de enfermagem?

Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
  • 1 – Erros na administração de medicação. ...
  • 2 – Falta de atenção com os prontuários. ...
  • 3 – Abrir mão dos cuidados básicos e não seguir as listas de verificação/ POP – Procedimento Operacional Padronizado. ...
  • 4 – Erros de Comunicação. ...
  • 5 – Esquecer-se das medidas de segurança.

Quais as principais causas para acontecer o erro no ambiente hospitalar?

Erros nos cuidados hospitalares
  • Administração do medicamento incorreto, de dose incorreta ou de um medicamento ao qual às pessoas têm alergia.
  • Agendar exames ou administrar medicamentos para a pessoa incorreta.
  • Realizar um procedimento cirúrgico no lado errado do corpo.

Como caracterizar erro médico?

O que caracteriza o erro médico

O erro médico é caracterizado, conforme regulamenta o Conselho Federal de Medicina (CFM), como a conduta omissiva (não fazer) ou comissiva (fazer), com culpa, gerando danos ao paciente, no exercício da profissão.

Quais são os tipos de erros de medicação na dispensação?

Tipos de erros de dispensação:
  • Omissão de dose;
  • Dose excessiva;
  • Medicamento prescrito sem horário;
  • Medicamento prescrito sem quantidade;
  • Medicamento prescrito sem concentração;
  • Medicamento prescrito sem forma farmacêutica;
  • Medicamento dispensado com concentração incorreta;

Quais são os cinco certos para a administração de medicamentos?

Devem ser verificados:
  • Medicação certa.
  • Paciente certo.
  • Dose certa.
  • Via certa.
  • Horário certo.
  • Registro certo.
  • Ação certa.
  • Forma farmacêutica certa.

Quais os 9 certos para administração de medicamentos?

É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...

Quais as consequências dos tipos de erros na prática?

O erro de tipo, que pode ser classificado em essencial ou acidental, incide sobre o fato típico, excluindo o dolo, em algumas circunstâncias. Por outro lado, o erro de proibição, que pode ser direto ou indireto, não exclui o dolo, pois incide na culpabilidade, terceiro requisito para a existência do crime.

Qual o objetivo da administração de medicamento?

Introdução: A prática de administração de medicamentos é um processo complexo e multidisciplinar, cujos profissionais têm um objetivo comum, que é prestar assistência de qualidade, com segurança e eficácia ao cliente.

O que é via de administração?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Como deve ser feita a administração de medicamentos?

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

Artigo anterior
O que filhos de Xangô não podem comer?
Artigo seguinte
Faz mal tomar termogênico todo dia?