Quais os riscos da creatina?

Perguntado por: David Hugo Neto Matias Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais. Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença.

Quem não pode tomar creatina?

Quem pode e quem não pode consumir

A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.

É seguro tomar creatina?

A creatina não só é segura, mas também é efetiva. Ela promove o aumento da força e massa muscular, especialmente em quem realiza treinamento de força (musculação); além disso, reduz a fadiga, melhora a função cognitiva e exerce um efeito antioxidante e anti-inflamatório.

O que acontece se tomar creatina é não beber água?

– Mito: Creatina causa aumento das necessidades hídricas (preciso tomar mais água)! – Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia.

É verdade que creatina da pedra no rim?

Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes.

4 motivos para NÃO tomar creatina.

28 questões relacionadas encontradas

Quem tem pedra pode tomar creatina?

Quem tem pedra na vesícula pode tomar creatina,quero saber também se quem tem pedra na vesícula pode tomar toda linha de suplementação? Não há restrições sobre o uso de creatina e vesícula, desde que não esteja em processo inflamatório de vesícula (Colecistite).

Como tomar creatina sem prejudicar os rins?

Em relação à como tomar creatina, a ingestão recomendada é de 20 g/dia (durante cinco dias) e doses de manutenção (aproximadamente 3 g / dia). Testes laboratoriais de creatinina sérica e depuração da creatinina podem ser utilizados para monitorar a ocorrência de disfunção renal.

Porque quem toma creatina tem que beber muita água?

Aumentando a concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares. Isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre.

Qual a quantidade de água para a creatina?

Quantidade de água

O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso. Esse valor é considerado o mais indicado para todas as funções que nosso corpo necessita e com certeza será suficiente mesmo com a inclusão da creatina no dia a dia.

É verdade que creatina incha?

Muita gente acha que a Creatina provoca apenas um inchaço no músculo, que causaria a aparência de um maior volume muscular mas sem efetivamente aumentar a massa magra. Só que isso não é verdade.

O que acontece quando para de tomar creatina?

É possível que o tamanho dos seus músculos diminua após descontinuar a creatina. Porém, se você continuar com todos os outros aspectos da sua rotina, incluindo uma nutrição adequada e treinos de resistência, você poderá manter sua força e massa muscular.

Quais os efeitos da creatina em nosso corpo?

Como vimos, a creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as nossas células musculares, ou seja, a suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas.

Qual suplemento mais seguro?

A Creatina é um dos suplementos mais estudados do mundo. Para o ganho de massa e força, é possível dizer que é o que possui melhor custo-benefício e o mais seguro.

Quem tem problema de coração pode tomar creatina?

Não há nenhuma relação entre creatina e taquicardia. Se isso acontecer é preciso desconfiar se não há algum outro composto ou contaminante no suplemento que levou à esse efeito. Só se for em dose muito alta, na dosagem normal não causa taquicardia.

Quem toma remédio para pressão alta pode tomar creatina?

A Creatina é o suplemento nutricional com maior número de evidências científicas comprovando sua eficácia e também segurança. Acaba sendo contraindicada em casos específicos de problemas renais, não sendo contraindicada para pacientes hipertensos, quando tratados adequadamente.

Quem toma remédio pra ansiedade pode tomar creatina?

Pesquisas recentes têm apontado para uma nova indicação do uso da creatina. Trata-se de sua importância no tratamento da ansiedade e depressão, principalmente em mulheres. Não se trata de uma única evidência científica. Somente em 2015, pelo menos cinco artigos científicos foram publicados citando esse efeito.

Como diluir a creatina na água?

Os suplementos de creatina monohidratada e creatina geralmente são oferecidos como um pó que deve ser dissolvido em água ou suco. Água morna ou chá facilita o processo de dissolução. A creatina monohidratada dissolve-se um pouco mais lentamente em água fria ou outras bebidas frias, mas não é menos eficaz.

Como a creatina age no rim?

A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.

Quais suplementos sobrecarregam os rins?

Cálculos renais: normalmente causados pelo uso excessivo de suplementos hidrossolúveis, como os minerais, especialmente o cálcio, fosfato e vitamina D. Intoxicações: muitas pessoas tomam exageradamente suplementos vitamínicos acreditando que o excesso será totalmente eliminado pelo organismo.

Qual o melhor suplemento para os rins?

Os suplementos que ajudam na boa função e saúde dos rins apresentam diversas composições, vai depender do tipo de suplemento. Suplementos naturais que contém uma microalga chamada Chlorella é uma das composições. Essa alga apresenta proteínas e vitaminas, como vitamina E, C e complexo B.

Quem tem pedra na vesícula pode tomar suplemento?

Olá, suplemento vitamínico não tem indicação nos casos de pedra na vesícula. Caso tenha sintomas como náuseas e vômitos o indicado é a cirurgia. Em situações especiais existe uma medicação de dissolve os cálculos mas isto deve ser indicado precisamente pelo médico pois é uma situação de exceção.

Quem tem problema nos rins pode tomar suplementos?

Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.

Quem tem pedra nos rins pode fazer musculação?

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

É seguro tomar suplemento?

Evidências científicas

Especialistas admitem que não há evidências suficientes de que outros suplementos, como as cápsulas de óleo de peixe (ômega 3), sejam benéficos para a maioria da população. Já multivitamínicos, muito populares, podem ser trocados por uma alimentação balanceada.

Qual o melhor suplemento para dar energia?

9 suplementos para dar mais energia e disposição
  1. Arginina. De modo geral, a Arginina está ligada ao ganho de performance em atletas. ...
  2. Ubiquinona ou coenzima Q10. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Complexo B. ...
  5. Creatina. ...
  6. Ferro. ...
  7. L-teanina e cafeína. ...
  8. Vitamina C.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o alumínio e do aço?
Artigo seguinte
É inconstitucional foro por prerrogativa de função para defensores públicos?