Quais os resíduos classe II?

Perguntado por: Marta Mariana de Lima  |  Última atualização: 15. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Classe II B – Inertes resíduos que possuem propriedades estáveis, ou seja, que não são biodegradáveis, nem inflamáveis ou solúveis em água que devem ser reciclados, reutilizados, beneficiados ou dispostos em destinos ambientalmente licenciados.

Quais são os resíduos Classe 2?

Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.

Qual a diferença de classe IIA e IIB?

De acordo com a NBR n°10004 de 2004, que dispõe sobre a classificação dos resíduos, estes são divididos em duas Classes: Resíduos Classe I (perigosos) Resíduos Classe II (não perigosos): Os resíduos Classe II ainda são divididos em Classe IIA (não inertes) e Classe IIB (inertes).

O que são resíduos Classe I Classe II Classe II aê classe II B segundo a norma brasileira ABNT 10004?

A norma NBR 10004 classifica conforme o seu risco em relação ao homem e ao meio ambiente e são divididos nos seguintes grupos: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes.

São exemplos de resíduos classe IIA não inertes?

Alguns exemplos de resíduos classificados como classe IIA.
  • restos orgânicos da indústria alimentícia (restos de alimentos);
  • restos de madeira;
  • materiais têxteis;
  • fibras de vidro;
  • lodo vindo de filtros;
  • limalha de ferro;
  • lama proveniente de sistemas de tratamento de água;

Resíduos classe I e II

21 questões relacionadas encontradas

O que é transporte de resíduos classe II A?

Os resíduos classe II A são aqueles cujas características não se enquadram na classe I e nem na classe II B, podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

O que é Aterro Classe 2?

Classifica-se como Aterro Classe II o destino final de resíduos que não sejam perigosos. O Aterro Classe II é um local apropriado para que os resíduos sejam depositados juntos aos solos sem que prejudiquem o meio ambiente e à saúde das pessoas.

São exemplos de resíduos classe IIB?

Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.

Quais são os resíduos classe II não perigosos?

Classe II B – Inertes

resíduos que possuem propriedades estáveis, ou seja, que não são biodegradáveis, nem inflamáveis ou solúveis em água que devem ser reciclados, reutilizados, beneficiados ou dispostos em destinos ambientalmente licenciados.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Qual a classe do resíduo de plástico?

Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.

Qual o lixo que não pode ser reciclado?

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Que tipo de resíduo é o papel?

Assim, a coleta seletiva de papel e papelão pertence aos resíduos Classe II A – não inertes, que podem conter solubilidade em água, combustibilidade e biodegradabilidade.

Quais são os resíduos classe B?

II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, gesso e outros; III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação.

Qual é a classificação dos resíduos sólidos o que é a NBR 10004?

A CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SEGUNDO A ABNT NBR 10004/2004. Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

O que são resíduos de Classe A?

Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...

Quais são os dois tipos de classificações dos resíduos e cite 2 exemplos de cada classe?

Classificação dos resíduos

-Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco. -Grupo E (Resíduos Perfuro cortantes) – Risco biológico.

Qual a classe do lixo comum?

Resíduos não Perigosos não Inertes – Classe II A:

Exemplos: restos de alimentos, lixo comum, resíduos de varrição e de banheiro.

Quais são os cinco grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos de saúde e importância do descarte...
  • Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes. ...
  • Grupo C – Resíduos radioativos. ...
  • Grupo D – Resíduos comuns. ...
  • Grupo E – Resíduos perfurocortantes. ...
  • Como as empresas podem fazer o descarte correto dos resíduos de saúde?

Qual a classe da garrafa pet?

Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A)

Resíduos não inertes devem receber a mesma atenção em sua destinação final e tratamento dos resíduos de classe I. Esses resíduos são comumente de origem residencial como plásticos e garrafas PET.

São exemplos de resíduos da classe D?

Classe D: resíduos perigosos, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados procedente de obras em clínicas radiológicas, hospitais, instalações industriais, etc..

O que é inertes e não inertes?

Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.

O que é resíduo classe II B?

Resíduos de Classe II - B

Finalmente, o grupo dos inertes, que possuem baixa capacidade de reação, podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo. Exemplo de resíduos: entulhos, sucata de ferro e aço.

Qual a classe do lixo orgânico?

A) Resíduos Classe II A – Não Inertes:

Fazem parte dessa classe materiais orgânicos provenientes de empresas alimentícias, resíduos advindos da limpeza de caldeiras, lodos de filtros, etc.

Quais são os materiais inertes?

Entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro pertencem à classe de resíduos inertes, que têm a característica de não se decomporem e de não sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo.

Artigo anterior
O que pode causar inflamação no intestino?
Artigo seguinte
O que é banco de dados de uma pesquisa?