Quais os requisitos deve o embargante executado satisfazer para que o juiz possa atribuir efeito suspensivo aos embargos do devedor?
Perguntado por: Marco Dinis Barbosa | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)
Segundo a relatora, três são os requisitos para que o julgador atribua efeito suspensivo aos embargos à execução: o requerimento do embargante; o preenchimento dos requisitos necessários à concessão da tutela provisória, ou seja, elementos que evidenciem a probabilidade do direito alegado e o perigo de dano ou o risco ...
Quais os requisitos para o juiz atribuir efeito suspensivo aos embargos à execução?
Portanto, para atribuição de efeito suspensivo aos embargos à execução é necessário que haja, além do requerimento da embargante, relevância da argumentação, risco de dano grave de difícil ou incerta reparação e garantia do juízo, não se mostrando plausível que haja a suspensão dos atos executivos, sem a garantia da ...
Quando cabe o efeito suspensivo?
Quando o recurso tem efeito suspensivo? O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.
Quais os requisitos para os embargos do devedor?
Sendo os embargos do devedor ação, como tal deverá conter as condições da ação para que seja possível a prolação de uma sentença de mérito, tais condições são: (i) possibilidade jurídica do pedido; (ii) interesse de agir; (iii) qualidade de agir.
Como suspender a execução?
A suspensão convencional dilatória é a prevista pelo art. 792 do CPC, ou seja, convindo as partes, o juiz declarará suspensa a execução durante o prazo concedido pelo credor, para que o devedor cumpra voluntariamente a obrigação.
Embargos, Suspensão e Extinção da Execução - Embargos
Quando pedir suspensão da execução?
O inciso III do artigo 921 do CPC prevê que se suspende a execução quando o executado ou seus bens não forem localizados. A partir dessa suspensão, começa a correr a prescrição intercorrente, que é aquela que decorre da demora demasiada para o efetivo cumprimento da sentença ou da execução.
Quando posso pedir a suspensão do processo?
depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente; tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo.
Qual a condição para a oposição dos embargos do devedor?
A LEF prevê a necessidade da garantia do juízo como condição necessária para oposição dos embargos do devedor e tal requisito é válido pelo princípio da especialidade das normas e confirmado pela jurisprudência.
Quais os requisitos que devem ser respeitados para se conseguir efeito suspensivo nos embargos?
Segundo a relatora, três são os requisitos para que o julgador atribua efeito suspensivo aos embargos à execução: o requerimento do embargante; o preenchimento dos requisitos necessários à concessão da tutela provisória, ou seja, elementos que evidenciem a probabilidade do direito alegado e o perigo de dano ou o risco ...
Quais são os dois requisitos específicos da petição de embargos à execução?
Já o inciso IV trata da cumulação indevida de execuções. Deve-se, no caso em tela, observar o disposto no art. 573, do CPC. Portanto, são requisitos para a cumulação que: a) seja o mesmo executado; b) seja o mesmo o juízo competente, e c) haja identidade de procedimento.
Em quais hipóteses é possível obter o efeito suspensivo no agravo de instrumento?
O agravo de instrumento, como regra, não tem efeito suspensivo (cf. regra geral prevista no art. 995 do CPC/2015). Pode o relator, no entanto, conceder efeito suspensivo ao recurso, ou antecipar efeitos da tutela recursal, se presentes os requisitos previstos no parágrafo único do art.
O que é recurso com efeito suspensivo?
Significa que foi recebido um recurso e a decisão proferida anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.
Qual a consequência do efeito suspensivo?
Há os casos em que o efeito suspensivo é conseqüência necessária do recurso. O art. 520 do Código de Processo Civil preceitua, peremptoriamente, que a apelação “será recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo”, sem deixar margem ao órgão jurisdicional para privá-la de qualquer um desses efeitos.
É preciso garantir o juízo para embargar a execução?
A lei de execução fiscal(LEF) exige a garantia do juízo como condição de procedibilidade dos embargos à execução. ... O STJ, resolveu afastar a exigência da garantia nos embargos à execução com base nos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
Quais são os requisitos para concessão de efeito suspensivo em impugnação ao cumprimento de sentença?
- Garantia do juízo (caução)
- Requerimento expresso.
- Relevância dos fundamentos (probabilidade do direito alegado)
- Risco de dano em decorrência da continuidade da execução.
O que é efeito suspensivo aos embargos?
Efeito suspensivo é a paralisação da execução de uma sentença. É produzido por alguns tipos de recurso, seja por força de disposição legal ou de decisão judicial, e dura até que a causa interposta seja julgada.
Como regra os embargos à execução fiscal tem efeito suspensivo?
A ministra também citou alteração legislativa promovida por meio da Lei 11.382/2006, que incluiu o artigo 739-A no CPC/1973, com a previsão de que os embargos não têm efeito suspensivo, mas o juiz pode conceder tal efeito se houver risco de dano grave de difícil ou incerta reparação e desde que a execução esteja ...
Quanto ao efeito suspensivo dos embargos à execução fiscal é correto afirmar?
Os embargos serão sempre recebidos com efeito suspensivo no caso de oporem-se a Execução Fiscal, pois, conforme reconhecido pela jurisprudência do TRF-4ª Região, nesse caso o prosseguimento da execução sempre poderá causar ao executado dano de difícil ou incerta reparação.
O que o executado pode alegar nos embargos?
Nos embargos à execução, o executado poderá alegar: I – inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação; II – penhora incorreta ou avaliação errônea; ... Não caberá a propositura dos Embargos à Execução na fase de cumprimento de sentença condenatória.
Quais são os requisitos para oposição de embargos à execução e em que prazo deverão ser protocolados de acordo com a modalidade de garantia do juízo da execução?
Quanto ao termo inicial de contagem desse prazo, isso dependerá da situação que se mostrar. Mas, como regra geral, os embargos deverão ser opostos no prazo de 15 dias úteis contados a partir da juntada do mandado de citação/penhora/avaliação nos autos, sempre atendendo a regra do art. 231.
Quando opor embargos à execução?
Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).
Qual o prazo para oposição dos embargos à execução do devedor?
915, o prazo para oposição dos embargos à execução é de quinze dias, contado na forma do art. 231.
Quais são os requisitos para a suspensão condicional do processo?
As condições para obtenção da suspensão condicional do processo são: estar elegível ao benefício, aguardar o decurso do tempo, reparação do dano, proibição de frequentar determinados locais, permanecer na comarca e comparecer em juízo. Outras condições podem ser firmadas e assumidas com o juízo.
Como funciona a suspensão do processo?
Art. 314. Durante a suspensão é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, todavia, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável, salvo no caso de arguição de impedimento e de suspeição.”
Quais são as hipóteses de extinção da execução?
925, então, trata das hipóteses de extinção do processo de execução. ... extinção total da dívida do executado, por qualquer outro meio além da satisfação da obrigação; renúncia do crédito; prescrição intercorrente.
Quem a Himawari namora?
Como funcionam as disciplinas optativas?