Quais os requisitos da quebra do sigilo de comunicação através de interceptação telefônica?

Perguntado por: Manuel Henriques  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

Por serem medidas de extrema gravidade, apresentam-se alguns requisitos para a sua concessão: a) indícios razoáveis de autoria ou participação em infração penal; b) imprescindibilidade da medida; c) o fato investigado deve constituir crime punido com reclusão.

Como funciona a quebra do sigilo telefônico de celular?

O que é quebra de sigilo? Quando uma pessoa recebe a conta de telefone, a operador informa o histórico das ligações, os horários, números chamados e recebidos e o tempo das ligações.

Quais são os requisitos para a interceptação telefônica?

Quais são os requisitos da interceptação telefônica?
  • Autorização judicial. Como vimos, esse instrumento probatório constitui uma restrição do direito à intimidade. ...
  • Último meio de prova disponível. ...
  • Existência de indícios suficientes de autoria ou participação em infração penal. ...
  • Crime deve ser punido com reclusão.

Quando o sigilo telefônico pode ser quebrado?

Pois bem, o que muitos desconhecem é que a quebra do sigilo telefônico somente pode ser usada para os fins que foram autorizados, quando muito como prova emprestada em processo administrativo disciplinar.

Qual a diferença de interceptação telefônica e quebra de sigilo telefônico?

Também é importante diferenciar interceptação telefônica de quebra de sigilo telefônico. Na primeira, quem intercepta tem acesso ao teor da conversa, já na quebra do sigilo, a única informação a que se tem acesso é o registro de ligações efetuadas e recebidas.

Sigilo das comunicações telefônicas - Art. 5º, XII, da CF/88

22 questões relacionadas encontradas

O que é a interceptação telefônica?

A interceptação telefônica é um meio de prova usado em âmbito penal ou processual penal no qual um terceiro, obrigatoriamente autorizado pelo juiz competente, tem acesso ao conteúdo de ligações telefônicas entre duas pessoas.

Qual a diferença entre escuta telefônica e interceptação telefônica?

Interceptação em sentido estrito – é a captação da conversa por um terceiro, sem o conhecimento de qualquer dos interlocutores; Escuta telefonia – é a captação da conversa por um terceiro, com o consentimento de apenas um dos interlocutores.

Em quais circunstâncias você acha que esse sigilo pode ser quebrado por ordem judicial?

Há hipóteses em que o sigilo pode ser quebrado, mas apenas quando há provas ou fortes indícios da prática de atos ilícitos. É o caso, por exemplo, da quebra do sigilo bancário e fiscal.

É possível quebrar o sigilo do WhatsApp?

Não importa se for por suspeitas de corrupção, tráfico ou roubo, a partir do momento em que a Justiça autoriza a quebra do sigilo de alguém e a ordem é emitida para empresas de telefonia, Google e Apple, tudo o que foi feito no celular do suspeito poderá ser pego. Conversas no WhatsApp, fotos, localizações.

Quais sigilos a CPI pode quebrar?

Assim, a admissibilidade da quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático pelas próprias Comissões Parlamentares de Inquérito é algo pacífico nos julgados do Supremo Tribunal Federal, eis que a CF/88 estabelece que as CPI's "terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais".

Quais são os requisitos da interceptação telefônica e telemática?

I - não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponíveis; III - o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

Quais os requisitos devem ser atendidos para que a interceptação telefônica seja uma prova lícita?

5º, inciso XII, da CF, o qual autoriza interceptação telefônica desde que presentes três requisitos (requisitos constitucionais da interceptação telefônica): 1) Lei regulamentadora; 2) Finalidade criminal, ou seja, a interceptação deve ser utilizada exclusivamente para fins criminais; 3) Ordem judicial.

Como se faz uma escuta telefônica?

Pegue o celular e coloque a configuração em Atender automaticamente. Isso significa que, sempre que alguém ligar, ele vai atender sozinho, sem tocar. Ligue-o num carregador próximo da área onde a conversa acontecerá. Ligue o fone de ouvido.

Como pedir a quebra do sigilo telefônico?

Apenas o titular da linha poderá solicitar quebra do sigilo das chamadas recebidas no próprio número. O cliente deverá fornecer para a operadora, no mínimo, a data e horário da ligação recebida.

Quanto tempo fica gravadas ligações telefônicas?

O artigo 15, §3º, do supramencionado Decreto, dispõe que é obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de 90 (noventa) dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao conteúdo.

É possível a polícia rastrear o WhatsApp?

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que policiais não podem acessar conversas de WhatsApp sem autorização, sendo necessário preservar o sigilo das comunicações e da proteção de dados, bem como o direito fundamental à intimidade e à vida privada..

Tem como a polícia grampear o WhatsApp?

Na prática, é possível gravar uma chamada – mas não seria um grampo como o das escutas telefônicas comuns. Em chamadas na rede de telefonia comum, um "grampo" se dá pela gravação da chamada no sistema da operadora. Isso não funciona no WhatsApp, pois ele utiliza a criptografia de ponta a ponta.

Tem como a polícia rastrear minhas conversas no WhatsApp?

Os agentes das autoridades policiais podem usar o Sistema online do WhatsApp de solicitações de cumprimento da lei para enviar, monitorar e processar solicitações. É necessário ter um endereço de email oficial para acessar o Sistema online de solicitações de cumprimento da lei.

O que é quebra de sigilo judicial?

Quebra de segredo de justiça sem autorização judicial (art. 10 , segunda parte, da Lei nº 9.296 /96). Crime que admite duas modalidades: intrusão (acesso indevido) e revelação. Publicação, por veículo de imprensa, do conteúdo sigiloso de conversações telefônicas interceptadas por ordem judicial.

Qual a diferença entre a gravação telefônica e a interceptação telefônica?

É possível afirmar que a interceptação telefônica é, em regra, ilegal, pois assim é considerada caso esteja ausente qualquer um dos seus requisitos. Por outro lado, a gravação clandestina, latu sensu, é, em regra, legal, porque permitida em todas as situações, salvo aquelas previstas em lei.

O que escuta telefônica?

Escuta telefônica : a) sistema telefônico de gravação de conversas telefônicas, de forma secreta ou clandestina; b) aparelhagem e tecnologia especialmente usada para essas gravações.

O que é interceptação telefônica e captação ambiental?

A captação ambiental é um Meio de Obtenção de Prova Nominado (ou seja, previsto em lei), contido na Lei de Interceptações Telefônicas (art. 8°-A) e na Lei de Organizações Criminosas: Art. 3º.

Como funciona o grampo telefônico da Polícia?

O REXSPY ao ser instalado no celular, funciona como uma ponte de um telefone para outro, e para grampear só é preciso do número de telefone a quem se quer monitorar. Depois o Programa envia vírus para o telefone grampeado. Pronto, simples e rápido: O REXSPY já fez seu trabalho.

Quando a interceptação telefônica é ilegal?

2º e seus incisos, "não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das hipóteses seguintes": "I - não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal; II - a prova puder se feita por outros meios disponíveis; III - o fato investigado constituir infração ...

O que é interceptação ambiental?

A interceptação ambiental consiste na captação de sons ou imagens, feita por terceira pessoa, de duas ou mais pessoas, sem que estas saibam que estão sendo monitoradas ou vigiadas.

Artigo anterior
Quantos odores existem?
Artigo seguinte
Quanto tempo é a garantia do notebook Compaq?