Quais os requisitos da pronúncia?
Perguntado por: Rúben Gomes | Última atualização: 26. Februar 2022Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)
A lei exige dois requisitos indispensáveis para a prolação da decisão de pronúncia: materialidade do fato e indícios suficientes de autoria ou de participação. Contra a decisão de pronúncia será cabível o recurso em sentido estrito (art. 581, IV, CPP).
Quais são os requisitos da sentença de pronúncia?
Para pronunciar o acusado, o magistrado deve observar se estão presentes os requisitos dispostos no artigo 413 do Código de Processo Penal, quais sejam, a materialidade do fato e indícios suficientes de autoria.
O que é a pronúncia do réu?
A pronúncia é uma decisão interlocutória por meio da qual o julgador singular verifica a existência de suporte probatório mínimo da autoria de crime doloso contra a vida.
Quando o juiz pronunciará o réu?
CPP. Art. 413. O juiz, fundamentadamente, pronunciará o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação.
O que é a pronúncia no Processo Penal?
É a chamada sentença processual que, após análise das provas do processo, declara admissível a acusação a ser desenvolvida em plenário de Júri, por estar provada a existência de um crime doloso contra a vida e ser provável a sua autoria. ...
Requisitos da pronúncia
O que é pronúncia do acusado?
A sentença de pronúncia é uma decisão que não põe fim ao processo: ela apenas decide que existem indícios de um crime doloso contra a vida e que o acusado pode ser o culpado e que, por se tratar de um crime doloso contra a vida, o processo será julgado por um tribunal do júri e não por um juiz sozinho.
Em que fase do júri acontece a pronúncia e qual é a sua finalidade?
A pronúncia é expediente exclusivo do rito de júri. Encerra a chamada primeira fase da ação penal, a partir da qual, uma vez preclusa, o processo avança à fase de plenário. Para a pronúncia do/a acusado/a, basta o convencimento da materialidade do fato e indícios de autoria (ou participação).
Qual a decisão que encerra a primeira fase do rito de júri em que o juiz deve obrigatoriamente recorrer de ofício?
Resposta à acusação em 10 dias pelo acusado (art. ... No rito do tribunal do júri, a absolvição sumária ocorre ao final da primeira fase e não logo após a resposta à acusação como prevê no procedimento comum ordinário (art. 415);
Quais os efeitos da decisão de pronúncia?
Efeitos da pronúncia: 1) Submissão do réu ao seu Juiz Natural, que é o Júri. 2) A pronúncia interrompe a prescrição. 3) Se estiverem presentes os motivos da prisão preventiva, essa medida ou outra medida cautelar restritiva poderão ser decretadas, conforme o artigo 413 parágrafo 3 do CPP.
Qual a diferença de pronúncia e impronúncia?
Neste sentido, a decisão de impronúncia possui natureza interlocutória, haja vista que esta extingue o processo, mas não resolve o mérito, ao passo que a decisão de pronúncia possui a natureza interlocutória mista não terminativa, pois encerra uma fase do procedimento, sem julgar o meritum causae.
O que é pronúncia no Direito?
Decisão interlocutória com estrutura de sentença que remete os autos ao Tribunal do Júri por considerar presentes todos os requisitos que tornam admissível a acusação feita pelo representante do Ministério Público.
O que é mutatio libelli no processo penal?
Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória.
O que consiste a sentença de pronúncia e a Despronuncia impronúncia )?
Vejam a diferença - IMPRONÚNCIA é a decisão que nunca pronunciou o réu (quer seja do juiz, quer seja do Tribunal confirmando a decisão do juiz de primeira instância em não pronunciar), já na DESPRONÚNCIA o réu foi pronunciado, mas venceu no recurso e a decisão foi reformada.
Quais são as matérias que podem ser apreciadas pelo juiz na decisão de pronúncia?
Na decisão de pronúncia o juiz irá apreciar acerca da materialidade do crime, e se convencendo irá averiguar a existência de indícios suficientes de autoria ou de participação (Art. 413 do CPP). Entendendo haver tais elementos o juiz pronunciará o acusado, remetendo-o ao julgamento pelo Tribunal do Júri.
O que é preclusa a decisão de pronúncia?
O início da segunda fase do julgamento deve se dar independentemente do julgamento de eventuais recursos extraordinários. Em outras palavras, com o julgamento do recurso interposto contra a decisão de pronúncia, esgotada a instância recursal ordinária, entende-se preclusa a decisão de pronúncia.
Qual decisão deverá ser proferida pelo juiz ao final da primeira fase do procedimento do júri e qual é o recurso cabível?
O recurso cabível para impugnar essa decisão é o recurso em sentido estrito (art. 581, II), porque ele conclui pela incompetência do júri.
Em que casos a decisão do Tribunal do Júri comporta apelação?
Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias: (...) III - das decisões do Tribunal do Júri, quando: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) ...
Qual a sequência procedimental da sessão de julgamento em plenário?
A sequência dos atos na sessão plenária segue a mesma ordem da audiência de instrução, debates e julgamento que encerrou a primeira fase (oitiva da vítima, inquirição das testemunhas de acusação, das testemunhas de defesa, peritos, assistentes técnicos, requerimentos e interrogatório).
O que acontece após a pronúncia?
Acerca da pronúncia, o juiz decide que o acusado deve ser levado ao plenário do Tribunal do Júri para que pelo povo seja julgado. Segundo o art. ... Contra decisão de pronúncia cabe o Recurso em Sentido Estrito (RESE), art. 581, IV do CPP.
Quando ocorre a pronúncia?
a) Pronúncia: O juiz, ao decidir pronunciar o acusado, admite a imputação feita e a encaminha para julgamento perante o Tribunal do Júri. isso ocorre quando ele se convence da materialidade do fato (crime) e de indícios suficientes de autoria ou de participação.
O que é desaforamento no processo penal?
Ocorre quando o processo é submetido a foro estranho ao delito. Trata-se de um procedimento exclusivo do Tribunal do Júri o qual só poderá ser decretado após a preclusão da pronúncia. Encontra previsão legal nos artigos 427, 428 do CPP.
O que é pronúncia impronúncia é absolvição sumária?
Com a impronúncia, encerra-se o juízo da formação da culpa e a instância do processo penal condenatório, porque não há lastro para a acusação; na absolvição sumária, encerra-se o processo e a ação penal, porque a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente.
Qual é o recurso contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária?
I. Segundo o código de processo penal, contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação, já contra a decisão que concluir pela competência do juízo e que pronunciar o réu caberá recurso em sentido estrito.
Quem faz a mutatio libelli?
Na mutatio libelli, o próprio juiz pode alterar a acusação, não ficando adstrito aos termos do aditamento.
Qual a diferença entre a emendatio libelli e mutatio libelli?
“A emendatio libelli não se ocupa de fatos novos, surgidos na instrução, mas sim de fatos que integram a acusação e que devem ser objeto de uma mutação na definição jurídica.” Já a Mutatio Libelli ocorre quando o fato narrado inicialmente não for observado no âmbito da instrução processual.
O que posso sublimar?
Quanto é o espaçamento simples do Word?