Quais os requisitos da petição inicial previstos no artigo 319 do CPC?

Perguntado por: Filipe Álvaro Gaspar Esteves  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juízo a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis.

Quais são os requisitos da petição inicial CPC?

319, II, do CPC, exige como qualificação mínima a ser informada na petição inicial: os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o endereço eletrônico, o domicílio e a ...

Quais os requisitos necessários para a parte cumprir as condições da ação?

Os requisitos da condição da ação estão relacionados a um dos elementos da ação, quais sejam: partes, pedido e causa de pedir. Assim, as condições da ação estariam entre as questões de mérito e de admissibilidade, causando discussão doutrinária quanto a esta questão.

Qual pressuposto objetivo de existência e validade do processo a que corresponde o artigo 319 inciso I do Código de Processo Civil?

Feitas as devidas ponderações, temos que, nos termos do artigo 319 do CPC/15, a petição inicial indicará: I - o juízo a que é dirigida: Diz respeito à competência (pressuposto processual de validade), uma vez que esta deve ser observada para endereçar a petição inicial para o juízo correto.

Quais são os documentos indispensáveis à propositura da ação?

320 do CPC exige que a petição inicial seja acompanhada dos documentos “indispensáveis à propositura da ação”. ... Contudo, três documentos costumam se fazer indispensáveis a qualquer petição inicial do rito comum: a procuração, o comprovante do pagamento das custas processuais e os documentos de identificação do autor.

REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL!!! Art. 319 DO NOVO CPC.

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os documentos indispensáveis para a propositura da execução de título executivo extrajudicial?

São títulos executivos extrajudiciais:
  • a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque;
  • a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
  • o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas;

Por que a falta dos documentos indispensáveis para a propositura da demanda geram a extinção do processo sem julgamento de mérito?

Há, pois, dois motivos que conduzem à extinção do processo sem julgamento do mérito: a inépcia da inicial ( Código de Processo Civil , artigo 295 , parágrafo único , inciso I - deficiência da causa de pedir) e a ausência de documentos essenciais à propositura da demanda ( Código de Processo Civil , artigo 283 ).

Quais os pressupostos processuais de existência e validade?

O pressuposto processual de existência objetivo é a própria demanda (ato que instaura um processo, ato de provocação). ... Os pressupostos processuais de validade subjetivos dizem respeito ao juiz (sua competência e imparcialidade) e às partes (que devem ter capacidade processual e capacidade postulatória).

O que são os pressupostos processuais de existência e validade do processo?

Pressupostos processuais são os requisitos que um processo precisa atender para ser considerado válido e existente. O rol de pressupostos processuais é extraído da lei e estudado sistematicamente pela doutrina. ... de existência ou de validade.

Quais são os pressupostos de validade do processo do trabalho?

Pressupostos de validade do processo:
  • Competência: é uma parcela da jurisdição. ...
  • Insuspeição: o magistrado não pode ser amigo ou inimigo de nenhuma das partes, muito menos ser parcial.
  • Inexistência de coisa julgada: ao se analisar o processo, não poderá haver coisa julgada.

Quais os requisitos da ação?

Entendemos, portanto, que na concepção do CPC de 1973 as "condições da ação" são requisitos processuais, quais sejam: legitimidade, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido, imprescindíveis para o regular trâmite processual e eventual julgamento do mérito.

Quais são as condições da ação?

Condições da ação são requisitos processuais essenciais para o regular trâmite processual e eventual julgamento do mérito. ... Entendemos, no que tange o processo civil, condições da ação como um feixe composto por três institutos, quais sejam: legitimidade ad causam, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido.

Quais são as condições da ação e quais são os elementos da ação?

Condições da ação

São três as condições da ação: Interesse Processual (interesse de agir), Legitimidade das Partes (legitimidade ad causam) e Possibilidade Jurídica do Pedido.

O que precisa ter na petição inicial?

Petição inicial com o Novo CPC
  • O juízo ao qual é dirigida;
  • A qualificação das partes;
  • Os fatos e o fundamento jurídico do pedido;
  • O pedido e suas especificações;
  • O valor da causa;
  • As provas com as quais o autor pretende demonstrar a veracidade das alegações;
  • A opção, ou não, de conciliação ou mediação.

O que deve conter uma petição inicial?

O Artigo 320 estabelece que a petição inicial deve conter os documentos indispensáveis ao processo, tais como: documentos pessoais do autor, a procuração outorgada pela parte ao advogado, contratos, provas etc. Por fim, o Artigo 321 define a emenda à petição inicial.

O que diz o artigo 319 CPC?

319, Novo CPC, enfim, dispõe que a petição inicial não será indeferida, apesar da falta na qualificação das partes, se obtenção das informações restantes forem de complexidade tal que torne o acesso à justiça impossível ou excessivamente oneroso.

O que é pressuposto processual de validade?

Pressupostos processuais de validade: “Devem ser entendidos como aqueles requisitos a serem atendidos depois que o processo se estabeleceu regularmente (tornou-se existente), a fim de que possa ter curso também regular, até a sentença de mérito ou providência jurisdicional definitiva.” (Humberto Theodoro Jr.).

O que são os pressupostos processuais de existência?

Os pressupostos processuais de existência se configuram como os requisitos sem os quais a relação jurídica conhecida como “Processo” não se estabelece, ou seja, sequer chega a existir. Temos como exemplos a capacidade civil das partes, os atos de citação, entre outros.

É correto afirmar que são pressupostos processuais de existência?

Os pressupostos processuais de existência são: (i) órgão jurisdicional; (ii) partes; e (iii) demanda. ... São pressupostos objetivos, portanto, a competência do órgão jurisdicional e a regularidade da demanda. Todos os demais pressupostos podem ser classificados como subjetivos.

Quais são os pressupostos processuais do novo CPC?

Pressupostos processuais são requisitos de existência, validade e eficácia do processo, sendo sua presença (no caso dos pressupostos positivos) ou a sua ausência (no caso dos pressupostos negativos) indispensáveis para que o juiz profira a sentença de mérito.

São pressupostos processuais de validade positivos?

Os pressupostos processuais positivos têm que estar presentes para que o processo possa existir e ser válido. Então, por exemplo, sem citação não tem processo. Para que o processo exista é preciso que aconteça a citação do réu. Sem a imparcialidade do juiz o processo é nulo.

Quais são os pressupostos de existência que devemos observar?

Grande parte da doutrina considera também a citação e a capacidade postulatória como pressupostos de existência. ... A citação não é requisito para a formação do processo, pois ele já existe mesmo antes dela.

O que ocorre se a parte não apresentar documento essencial a propositura da ação?

DIREITO PROCESSUAL. AUSÊNCIA DE DOCUMENTO ESSENCIAL À PROPOSITURA DA AÇÃO. Constatando o Juízo que a petição inicial não foi instruída com documento essencial à propositura da ação, deve conceder à parte prazo para que o apresente.

Quando ocorre a extinção de um processo?

Segundo o artigo 487, Novo CPC, são as hipóteses de extinção do processo com resolução de mérito: acolhimento ou rejeição dos pedidos da ação ou reconvenção; decadência ou prescrição, declaradas de ofício ou a requerimento das partes; ... renúncia à pretensão da ação ou da reconvenção.

O que é extinção do processo por perda do objeto?

O processo ou o recurso será extinto sempre que algum evento ulterior venha a prejudicar a solução de questão pendente, privando-a de relevância atual, de modo que se tornaria meramente hipotética a decisão a seu respeito.

Artigo anterior
O que é preposição e quais são elas?
Artigo seguinte
O que biologia?