Quais os quatro elementos da pulsão?

Perguntado por: Igor Isaac Mendes Cunha Gonçalves  |  Última atualização: 25. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).

Quais são os 4 aspectos da pulsão?

Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.

Quais são os 4 conceitos da psicanálise?

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Quais os quatro destinos possíveis Segundo Freud dados a pulsão?

INTRODUÇÃO. Freud (1915/1996), em seu célebre artigo metapsicológico sobre a pulsão e seus destinos, define quatro destinos pulsionais, a saber, recalque, sublimação, retorno em direção ao eu e reversão no contrário.

Como Freud define a pulsão?

Freud considera que a pulsão poderia ser subsumida ao conceito de estímulo (Reiz), de modo que pulsão poderia ser entendida como uma variante sua, uma espécie de estímulo para o psíquico. Não devemos, porém, entender estímulo para o psíquico como equivalente da pulsão (GARCIA-ROZA, 2004).

As quatro propriedades da pulsão

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de pulsão?

As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.

O que é pulsão e quais as suas características?

A pulsão seria, para Freud, uma exigência de trabalho. Um impulso que tem como objetivo, a conservação e o alívio das tensões. O autor diferencia alguns tipos de pulsão, mas todos eles teriam a missão de apaziguar uma falta originária que é motivo de angústia.

O que é pulsão de vida e pulsão de morte para Freud?

A vida consiste no conflito dessas duas pulsões, enquanto a morte significa o triunfo das pulsões de morte. Aqui Freud (1920/1975) parece estar próximo do pensamento de Bichat, ao afirmar que a meta de toda a vida é a morte, vendo nesse movimento um retorno a um estado anterior das coisas.

Quais são as pulsões de autoconservação?

A pulsão de autoconservação intenta, como a pulsão sexual, uma “síntese da substância viva”. A pulsão de autoconservação procura alcançar sua meta dentro do indivíduo, enquanto a pulsão sexual se estende além da fronteira do individual.

Qual a relação da pulsão com o ódio?

A pulsão de morte seria o correlato do ódio primordial, dirigido ao ser do sujeito e sua tentativa de expulsar o que causa desprazer, enquanto o ódio invejoso remeteria à rivalidade, a agressividade voltada ao intruso, sendo o pai o primeiro desses objetos rivalitários.

Quais são as 4 regras fundamentais da técnica psicanalítica?

Classicamente são quatro regras: a regra fundamental (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante.

Quais são os três pilares da psicanálise?

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Quais são as fases da psicanálise?

Sigmund Freud, pai da psicanálise, criou a teoria do desenvolvimento da personalidade humana, composta por cinco fases psicossexuais: oral, anal, fálico, latência e genital.

Quais são os tipos de pulsão do inconsciente?

Pela teoria sobre pulsão e representação, como vimos, o inconsciente se constitui como o conjunto de representantes da pulsão, agrupadas em sua primeira teoria, como pulsão sexual e as de autoconservação.

Qual é o objeto da pulsão?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

O que é a fonte da pulsão?

A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão. O alvo ("Ziel", também traduzido como finalidade, fim, objetivo ou meta) é a suspensão da estimulação na fonte, mas também são alvos as etapas intermediárias que possam levar a este alvo último.

O que é pulsão de morte na psicanálise?

Pulsão de morte (em alemão: Todestrieb), também conhecida como Tânatos, é um termo introduzido pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud em 1920. Na teoria psicanalítica freudiana clássica, a pulsão de morte é a pulsão em direção à morte e à autodestruição.

Quais são as pulsões de vida?

As pulsões sexuais de vida são as pulsões sexuais ligadas, que buscam a totalidade, a construção, a síntese; buscam manter constante a pulsão; já as pulsões sexuais de morte têm por fim a descarga total da pulsão, e a desunião.

O que é pulsão de morte exemplo?

Uma marcha à ré da vida para a ausência de vida: uma pulsão de morte. De certa forma, esse impulso é uma revolta do nosso organismo a toda a tensão do dia a dia. É ambicionar um estado do corpo e da mente sem ansiedades, sem pressões, sem nada.

O que é pulsão de destruição?

No nível social é assustador, quando o terrorismo de Estado passa a governar para destruir a vida. É a pulsão de destruição, também chamada de pulsão agressiva, contra o mundo e os seres vivos.

Como é feita a pulsão?

A punção em si é um processo relativamente rápido e, na maior parte dos casos, indolor. A área ao redor do nódulo é anestesiada e, depois, a agulha é inserida para a coleta da amostra. O desconforto é minimizado e o procedimento é seguro.

Qual é o destino da pulsão?

Mestre em Psicologia Clínica. Os destinos da pulsão se desdobram em quatro: a “reversão em seu contrário; o retorno em direção à própria pessoa; o recalque e por último a sublimação.

Qual a origem da pulsão?

Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.

O que significa uma punção?

A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.

Qual o sinônimo de pulsão?

Ímpeto: 1 impulso, acesso, disposição, desejo, ânsia, arrebatamento, ímpeto, arroubo, lance, gana, exaltação, furor, fúria, alor, fervor, rasgo, repente, rompante.

Artigo anterior
Qual o nome oficial do gás natural?
Artigo seguinte
Quantos são os tipos de queimaduras?