Quais os processos usados para transformar o ferro gusa em ferro fundido?

Perguntado por: Luís Matias Melo Melo Magalhães  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.

Qual o processo para obter o ferro fundido?

Isto pode ser obtido em fornos elétricos, pela fusão de cargas compostas por sucata de aço ou ferro gusa de qualidade especial, fornecido para a produção de ferros fundidos nodulares, juntamente com sucata de ferro fundido nodular ou retornos de processo.

Qual é a diferença entre ferro gusa e ferro fundido?

Desta forma, ele possui, no máximo 0,08% de carbono em sua composição. Enquanto isso, o aço possui até 2% de carbono e acima disso já é considerado um ferro fundido. ... Este ferro puro chama-se ferro gusa, que depois recebe uma pulverização com magnésio e que no final formará o aço líquido.

Como ocorre a transformação do ferro-gusa em aço?

O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos. Finalmente, a terceira fase clássica do processo de fabricação do aço é a laminação.

Quais os métodos utilizados para converter ferro fundido em aço?

De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio.

Produção do Aço e do Ferro Fundido

18 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de processos mais utilizados para produzir aço?

A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.
  • Preparação da carga.
  • Redução.
  • Refino.
  • Laminação.

Quais os conversores utilizados na fabricação do aço?

O Conversor a Oxigênio ou Processo Linz-Donawitz é o processo mais comum para a produção de aço. Nos conversores a oxigênio são fabricados mais de 50% da produção mundial de aço. No Brasil eles também são amplamente utilizados.

Qual o processo de obtenção do ferro gusa?

A obtenção de ferro gusa geralmente ocorre no chamado alto forno, embora um material quimicamente semelhante, porém com aspecto esponjoso possa ser obtido pelo processo de redução direta, e depois utilizado de modo semelhante ao ferro gusa sólido obtido no alto forno.

Como se transforma gusa em ferro fundido e onde acontece essa transformação?

A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.

Como é o processo de fabricação do aço?

O aço é produzido por remoção de impurezas, como o carbono do ferro em bruto ou da gusa, produzido pelos altos-fornos. O processo industrial principal é o de oxigénio, no qual a gusa ou a sucata fundidas são colocadas num contentor de tijolos alcalinos (básicos) revestido com resistências elétricas.

O que é o ferro fundido?

Define-se ferro fundido como “as ligas Fe-C cujo teor de carbono se situa acima de 2,0% aproximadamente”. É considerado uma liga ternária Fe-C-Si, já que o silício está muitas vezes presente em quantidades superiores ao do próprio carbono.

O que é ferro fundido Maleavel?

O ferro fundido maleável é a liga intermediária entre o aço e o ferro fundido cinzento.

Quais são os 4 tipos de ferro fundido?

  • FF CINZENTO. (Gray iron)
  • FF DÚCTIL ou Nodular. (Spheroidal iron)
  • FF BRANCO. (White iron)
  • FF MALEÁVEL. (Malleable iron)
  • FF VERMICULAR. (Vermicular iron)

Como é o processo de fundição?

2.2 PRINCIPAIS PROCESSOS DA FUNDIÇÃO
  • Fundição em molde de areia;
  • Fundição de precisão (cera perdida);
  • Fundição de moldes permanentes por gravidade;
  • Fundição sob pressão;
  • Fundição centrífuga;
  • Fundição contínua ou lingotamento contínuo;
  • Fundição no estado semissólido – tixoconformação;

Qual o método mais usual de fusão de ferro fundido?

Porém, o processo mais comum e mais econômico usado para a fabricação do ferro fundido nodular é o tratamento com magnésio, tendo como método mais usual é o processo “sandwich”.

Como é produzido o ferro fundido branco?

Ferro fundido branco

Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro (em forma de cementita), resultando em elevada dureza e elevada resistência a abrasão.

Onde o ferro fundido e usado?

Este material tem boa usinabilidade e capacidade de amortecer altas vibrações. Sua aplicação é dada em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, automobilística, ferroviária e naval, por exemplo. Sua utilização é bem comum na fabricação de componentes como disco de freio e carcaças de máquinas.

Como é a microestrutura de um fundido?

Ferros fundidos nodulares apresentam em sua microestrutura, no estado bruto de solidificação, grafita predominantemente na forma nodular, ou esferoidal. Para que possa ser formada essa nodularidade na microestrutura do material, é necessário que haja uma reação do ferro fundido com uma liga nodularizante.

Qual o ponto de fusão do ferro fundido?

Para alcançar o ponto de fusão ideal, é necessário o alcance de elevadas temperaturas, que no caso do ferro, é acima de 1.300ºC. O processo depois da fusão, se chama vazamento, que nada mais é que colocar o ferro já fundido dentro dos machos e moldes prontos e montados.

Qual a técnica mais utilizada atualmente para produção de ferro-gusa?

O Alto forno continua a ser a maneira mais utilizado para a produção de ferro gusa em todo mundo apesar de existirem outros métodos. O Brasil se destaca como produtor de ferro gusa a partir do carvão vegetal, sendo o maior produtor mundial.

Como é o processo dentro do alto forno?

O alto forno

Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Qual processo de funcionamento de alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

Qual é o tipo de sistema de produção do aço?

Atualmente, conforme Araújo (1997), existem duas rotas básicas para a produção do aço: através de fornos a oxigênio (BOF) e fornos elétricos (EAF), onde o primeiro corresponde a aproximadamente 60% de todo aço que é produzido no mundo.

Qual o principal fundente utilizado na obtenção do aço?

O calcário atua como fundente, ou seja, reage pela sua natureza básicacom as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão (geralmente de natureza ácida) diminuindo seu ponto de fusão e formando a escória, que é um sub-produto, por assim dizer, do processo clássico do alto-forno.

Artigo anterior
Como contar estrofes e versos?
Artigo seguinte
Qual tipo de spot usar na sala?