Quais os princípios da gestão democrática e participativa?

Perguntado por: Rebeca Castro de Vicente  |  Última atualização: 25. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da legalidade, com autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.

Qual o princípio retrata uma gestão participativa?

Além disso, a gestão participativa também tem como princípio o compartilhamento de resultados e conquistas.

Quais são os princípios da gestão escolar?

Os 6 Princípios da gestão escolar

Sendo assim, a escola precisa construir sua autonomia em diferentes aspectos como financeiro, acadêmico, pedagógico, na criação e otimização de processos, na produtividade, a atração de alunos, na comunicação interna e externa, entre outros.

Quais são as principais características da gestão democrática?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

Quais são os três objetivos da gestão democrática?

A gestão escolar democrática se faz a partir da participação, transparência e autonomia.

PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da gestão democrática?

Nesse contexto, saiba que é fundamental garantir a igualdade, a liberdade, a participação, a transparência, a divisão de responsabilidades e a descentralização das decisões. Ao respeitar todos os princípios mencionados, a gestão consegue alcançar resultados satisfatórios.

Quais são os princípios de uma gestão democrática?

A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.

Quais são os princípios da gestão democrática presentes na LDB?

Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes. Além disso, a LDB também sinaliza (no Art.

O que é gestão democrática Cite exemplos?

Gestão democrática na escola é um modelo de gestão participativo que envolve toda a comunidade escolar - pais, alunos, professores e funcionários - na tomada de decisões importantes. Esse modelo de gestão visa promover a transparência, a colaboração e a participação ativa de todos os envolvidos.

O que é uma gestão participativa e democrática?

A ação da gestão democrática e participativa abre canal para a participação da comunidade. Assim, a escola deixa de ser um lugar fechado e separado da realidade e passa a integrar a comunidade educativa, interagindo, substancialmente, com a sociedade civil.

Quais são os 4 pilares da gestão escolar?

Quais são os pilares da gestão escolar?
  • Gestão pedagógica. ...
  • Gestão administrativa. ...
  • Gestão financeira. ...
  • Gestão de recursos humanos. ...
  • Gestão de recursos materiais. ...
  • Lacunas de aprendizagem pós-pandemia. ...
  • Relação família-escola. ...
  • Prestação de contas (escola pública)

Quais são os princípios básicos da gestão?

Análise Crítica. Melhoria Contínua. Planejamento. Visão Detalhada dos Processos que Administra.

Quantos e quais são princípios da gestão democrática do ensino público?

3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV – respeito à liberdade e ...

Qual a função da gestão participativa?

Engajamento e motivação

Ao envolver todos os membros da comunidade escolar, a gestão participativa promove um senso de pertencimento e engajamento. Isso aumenta a motivação e o comprometimento com os objetivos da escola em cada colaborador.

O que é gestão democrática segundo a LDB?

O que é Gestão Democrática? A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Esse modelo de gestão, segundo Vieira (2005), representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.

Quais os tipos de gestão participativa?

Normalmente, a gestão participativa pode envolver 4 dimensões:
  • Gestão participativa comportamental. ...
  • Gestão participativa estrutural. ...
  • Interfaces e stakeholders. ...
  • Gestão Participativa de Resultados. ...
  • Aumenta o comprometimento dos colaboradores. ...
  • Economiza os recursos. ...
  • Melhora a satisfação no ambiente de trabalho.

O que diz o artigo 14 da LDB?

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

O que é gestão democrática e participativa na escola?

A gestão democrática garante a participação de todos. Já a gestão participativa, a partir da liderança do processo educacional do gestor, permite o compartilhamento de responsabilidades e ações para otimizar a educação.

O que diz no Art 14 de LDB referente ao papel do gestor?

Na LDB, o Artigo 14 estabelece que: Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão de ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II.

Qual é o objetivo da gestão democrática?

A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.

Qual a lei que fundamenta a gestão democrática?

A gestão democrática do ensino público é princípio basilar, conforme previsão do art. 206, inciso VI, da Constituição Federal (CF).

O que é a gestão democrática na escola?

Gestão democrática escolar é um modelo administrativo no qual todos os membros da comunidade educacional - gestores, coordenadores, professores, pais ou responsáveis, familiares, alunos e, em alguns casos, instâncias colegiadas - são envolvidos e consultados nos aspectos organizacionais da escola.

Quais as ações da gestão democrática?

Gestão Democrática se faz no esforço de encontrar soluções de forma mais compartilhada e participativa; que na escola, a autonomia dos sujeitos está implicada na prática de gestão que é implementada; que cada escola pode criar estratégias de participação de acordo com seu contexto.

Qual a importância de uma gestão democrática na escola?

Os ganhos da gestão escolar democrática são muitos, mas podemos destacar que, quando aplicada corretamente, ela ajuda a ampliar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, proporcionando mais organização e um planejamento escolar muito mais assertivo, eficiente e imparcial.

Quais são os 7 pilares da gestão escolar?

Quais são os 7 pilares da gestão educacional?
  • Gestão de pessoas.
  • Gestão administrativa.
  • Gestão financeira.
  • Gestão pedagógica.
  • Gestão de tecnologia.
  • Gestão de comunicação.
  • Gestão do cotidiano escolar.

Artigo anterior
Quantas horas de jejum de água para fazer uma cirurgia?
Artigo seguinte
Qual é a principal característica de um espaço religioso?