Quais os principais pontos da ética de Nietzsche?

Perguntado por: Neuza Soares  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Nietzsche busca a “transmutação de todos os valores”, questionando o conceito de bem e mal em busca de novos valores “afirmativos da vida”, como a vontade, a criatividade e o sentimento estético.

Quais as principais ideias de Nietzsche sobre ética?

Segundo ele, é nesse medo da punição em que se baseia toda a fé cristã. Por isso, ele propôs uma ideia de ética que dependia simplesmente da própria pessoa — que não deveria acreditar em recompensas além da vida ou em deuses que o tratassem como gado.

Quais as principais características da filosofia de Nietzsche?

A FILOSOFIA DE NIETZSCHE

Para Nietzsche, a filosofia, representada por Sócrates (o “homem de uma visão só”), instaura o predomínio da razão, da racionalidade argumentativa, da lógica, do conhecimento científico e do “espírito apolíneo” – derivado de Apolo, deus da ordem e do equilíbrio.

Quais são os principais aspectos da crítica a moral realizada por Nietzsche?

Em relação à tradição da filosofia moral, os alvos principais da crítica nietzschiana são a moral kantiana e a moral da compaixão, na formulação de Schopenhauer. Ele não realizou estudos sistemáticos sobre a filosofia moral de Kant (da Fundamentação da metafísica dos costumes e da Crítica da razão prática).

O que a ética de Nietzsche propõe destruir?

A ética de Nietzsche (1844-1900) pode ser comparada à ação de um martelo, pois com um martelo podemos destruir. Mas a questão é: ... Nietzsche propõe destruir a então vigente moralidade européia ocidental e contemporânea, fundamentada em ídolos vazios e valores que só oprimem e anulam o homem.

A Ética em Nietzsche

34 questões relacionadas encontradas

Qual critica se faz a moral quando se propõe a ética?

A ética indica aquilo que é certo e o que é errado com base na moral. ... É papel da ética, portanto, entender a moral e julgá-la pelo crivo da razão, estabelecendo se ela está correta ou não. Para aprofundar-se mais nessa questão, leia: Diferença entre ética e moral.

O que é bom e mau para Nietzsche?

O bom é aquilo que o homem achou útil para si, vindo do outro. A utilidade mesquinha, a referência a outros para pensar e agir tornam-se, para Nietzsche, uma origem marcada de uma inércia duvidosa e de um hábito sem graça.

Qual a visão de Nietzsche sobre a moral?

A moral é uma forma de lidar com a vida a partir da valoração do mundo, o dilema da moral dos fracos e da moral dos fortes é que a primeira tem valores morais como dados imutáveis, já a segunda os considera como criações instintivas, explosivas.

O que é a moral para Nietzsche?

A moralidade do costume, adverte o filósofo alemão, apenas nos serve como meio, nunca como fim. Um homem que aprende a obedecer às leis nunca será capaz de obedecer às suas próprias leis! Sendo assim, o espírito livre não é moral, porque nunca buscará na moral externa seus valores.

Qual a crítica de Nietzsche a descarte?

A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo ...

O que Nietzsche acreditava?

Ele acreditava que a ideia de céu era fruto de uma incapacidade de lidar com a vida no mundo. Nietzsche falava que o mundo é uma coisa toda conectada, incluindo o Homem e a natureza. Ele criou a ideia da “vontade de poder”. Nela, todos e tudo tentam se superar, derrotar ou se controlar.

Quem foi Nietzsche e quais foram as suas principais ideias?

Nietzsche foi um dos filósofos contemporâneos mais influentes. Desenvolveu obras que questionam a decadência do ser humano pós cristianismo. Dessa forma, elaborou estudos que comparavam as formas de vida da sociedade antes e após o surgimento do cristianismo. ...

O que Nietzsche entendia por moral dos fracos?

A) A moral de escravos para o filósofo Friedrich Nietzsche é a moral dos fracos, ou seja, daqueles homens que não conseguem ser senhores de suas próprias ações. Caracteriza-se pelo ódio dos impotentes e pelo ressentimento. É a moral dos ho- mens que negam a saúde, a criatividade e a coragem.

O que é realmente bom e o que é realmente mau?

O bem é, por vezes, visto como algo que implica a reverência pela vida, continuidade, felicidade ou desenvolvimento humano, enquanto o mal é considerado o recipiente dos contrários.

Qual a relação feita por Nietzsche entre bom e mau e entre bom e ruim?

A genealogia de Nietzsche consiste num estudo feito por ele a respeito dos valores bom e mau. Neste estudo ele descobre que elas estão ligadas a divisão de classes, onde o bom está ligado à classe dominante e mau a classe plebeia.

O que é ser bom Segundo a filosofia?

Na acepção da filosofia, o conceito de bom é tautológico e redundante: o bom é o que está bem. ... Noções como o bem e a bondade podem definir-se por oposição a outras como o mal e a maldade.

Como a moral está relacionada à ética?

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. ... É uma reflexão sobre a moral.

Quais são os problemas morais e éticos?

Os problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, existem diversas situações de dúvidas éticas no que se refere ao comportamento humano, diferente dos problemas práticos do dia a dia. Entretanto, a ética contribui para justificar a moralidade do que é certo e errado perante a sociedade.

Qual é a importância da ética e da moral?

Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade. ... Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade.

Quem foi Nietzsche e qual a sua importância para a filosofia?

Friedrich Nietzsche (1944-1900) foi um consagrado filósofo alemão que também se dedicou aos estudos de idiomas como o grego e o latim. Além disso, seus pensamentos agitaram a sociedade da época por serem contrários aos princípios do cristianismo. ... É que não é raro encontrar Nietzsche no Enem e no vestibular.

O que é o amor para Nietzsche?

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: vem à superfície o que nela há de mais baixo. Amamos a vida não porque estamos acostumados à vida, mas a amar.

Quais foram as duas inspirações filosóficas de Nietzsche no seu início?

Nietzsche estava sob forte influência da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner.

Por que Nietzsche disse que Deus está morto?

A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

Qual a crítica de Nietzsche a tradição filosófica?

Sua filosofia constitui uma exaltação de todos os valores vitais e é uma crítica da cultura, especialmente da tradição filosófica e do cristianismo — que, segundo ele, levaram o homem à submissão e impediram-no de se desenvolver como um “espírito livre”.

Artigo anterior
Pode fazer atividade física depois da criolipólise?
Artigo seguinte
Qual a personalidade da cor preta?