Quais os principais parâmetros de implementação da política judiciária nacional Segundo a Resolução 125 do CNJ?

Perguntado por: Mara Maia Abreu  |  Última atualização: 3. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

I - centralização das estruturas judiciárias; II - adequada formação e treinamento de servidores, conciliadores e mediadores; III - acompanhamento estatístico específico.

Quais os principais pontos da Resolução 125 2010 do CNJ?

RESOLUÇÃO Nº125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.

Como a Resolução 125 contribui para o acesso à Justiça?

A resolução 125 do CNJ amplia o acesso à justiça e a pacificação de conflitos, promovendo o descongestionamento do poder judiciário, através dos métodos consensuais, considerando que a mediação e a conciliação são as mais aplicáveis e efetivas na solução e prevenção de litígios, e sua aplicação reduz significativamente ...

Qual foi a responsabilidade atribuída pela Resolução 125 2010 do Conselho Nacional de Justiça?

A Resolução n.º 125/2010, do CNJ, dispôs sobre a Política Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, no âmbito do Poder Judiciário, para o estabelecimento de uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos métodos consensuais de resolução de litígios, dentre os quais, prevê a ...

Quais são os instrumentos normativos que regem a política nacional de tratamento adequado dos conflitos?

Conselho Nacional de Justiça. Resolução 125/2010. Código de Ética. Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.

Resolucao CNJ 125

18 questões relacionadas encontradas

Quais os objetivos principais da resolução 125 do CNJ?

RESOLUÇÃO Nº 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.

Quais são os 4 mecanismos que nos ajudam na resolução dos conflitos?

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos.

Qual foi o principal motivo da criação da resolução 125?

Após 07 meses da posse do referido Ministro o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução 125, justamente com a finalidade de Institucionalizar a Política Judiciária Nacional de Tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Qual é o principal benefício da Resolução 125 do CNJ em relação ao tratamento adequado dos conflitos?

125/2010. Permite-se a atuação do estudante de ensino superior como conciliador, desde que ele esteja capacitado na forma da Resolução CNJ n.

São fundamentos da Resolução nº 125 Art 10 do Conselho Nacional de Justiça?

Art. 10. Cada unidade dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania deverá obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual, setor de solução de conflitos processual e setor de cidadania, facultativa a adoção pelos Tribunais do procedimento sugerido no Anexo II desta Resolução.

Quais as funções do CNJ na política nacional de tratamento adequado de conflitos?

Qual o papel do CNJ na Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos? O CNJ é o órgão responsável pela formulação da Política Judiciária em caráter geral e nacional, possuindo as atribuições que estão previstas no artigo 6º da Resolução CNJ n. 125/2010.

Quais são os requisitos mínimos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça para atuação dos mediadores e conciliadores?

Para atuar como mediador judicial é preciso ser graduado há pelo menos dois anos, em qualquer área de formação, conforme dispõe o art. 11 da Lei n. 13.140, de 26 de junho de 2015 (Lei de Mediação).

Quais são as competências do Conselho Nacional de Justiça?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do Judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

Quem deliberou a Resolução 125 2010?

O Conselho Nacional de Justiça criou em 2010 a Resolução nº 125 que disciplina a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário e, dentro dessa política, aos CEJUSCs cabe a realização de audiências e sessões de conciliação e mediação de forma centralizada, ...

Para que servem as resoluções do CNJ?

Como órgão central do Poder Judiciário, as Resoluções de nº 1/2005 ao nº 332/2020 espelham o zelo e o empenho do CNJ em conferir a todos os cidadãos uma justiça mais efetiva, de qualidade, uniforme e com transparência.

Qual é o papel principal do Conselho Nacional de Justiça CNJ para o país?

O CNJ é responsável pelo controle administrativo e financeiro e pelos deveres funcionais dos juízes dos cinco segmentos do Poder Judiciário brasileiro, exceto do STF. Também tem o papel de planejar, auxiliar e acompanhar políticas que visam à melhoria dos serviços prestados pelos tribunais.

São princípios que orientam a Justiça Restaurativa nos termos da Resolução CNJ 225 2016?

São princípios que orientam a Justiça Restaurativa: a corresponsabilidade, a reparação dos danos, o atendimento às necessidades de todos os envolvidos, a informalidade, a voluntariedade, a imparcialidade, a participação, o empoderamento, a consensualidade, a confidencialidade, a celeridade e a urbanidade.

Quais são as principais técnicas de mediação de conflitos?

Muitas são as maneiras que o mediador pode se valer para estimular o diálogo, entre as técnicas mais usadas, destacam-se: Escuta ativa, perguntas abertas, estímulo à empatia, anotações, resumo, paráfrase – melhor compreensão, reformulação – aspecto positivo; Separar pessoas dos problemas, concentrar nos interesses e ...

Quais são os princípios que norteiam a mediação?

1.3.9 Princípios na Lei de Mediação

I - imparcialidade do mediador; II - isonomia entre as partes; III - oralidade; IV - informalidade; V - autonomia da vontade das partes; VI - busca do consenso; VII - confidencialidade; VIII - boa-fé.

O que é política judiciária?

Para tanto, entende-se por política judiciária nacional, a política instituída pelo CNJ, de caráter contínuo ou de vigência determinada, que impulsione o desenvolvimento pelos órgãos do Poder Judiciário de programas, projetos ou ações voltadas à efetivação da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

Quais são os benefícios da mediação ou conciliação?

A principal vantagem é a possibilidade de resolver o conflito de forma mais rápida, menos onerosa e menos desgastante. Outro ponto é que a resolução costuma ser considerada mais justa já que os próprios envolvidos a constroem.

Quais são os objetivos da conciliação e mediação?

Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

Quais as três principais formas de resolução de conflitos?

São três os principais métodos alternativos de resolução de conflitos: conciliação, mediação e arbitragem. A conciliação, como meio de resolução de conflitos, pode acontecer em diversos momentos de um conflito: antes da proposição de uma ação, no decorrer dela ou até mesmo após o trânsito em julgado.

Qual a principal forma de resolução de conflitos no Brasil?

É a forma mais conhecida atualmente e dentro dele temos a arbitragem e a jurisdição. A arbitragem é regida pela Lei 9.307/96.

Qual foi a primeira forma de resolução de conflito utilizado pela humanidade?

A AUTOTUTELA (ou autodefesa) é a forma mais primitiva de solução dos conflitos, na qual há o emprego da força por uma das partes, e a submissão da parte contrária. A força pode ser entendida em diversas modalidades: física, moral, econômica, social, política, cultural, filosófica, etc.

Artigo anterior
Qual a melhor forma de parar de fumar?
Artigo seguinte
É melhor tomar café puro ou com leite?