Quais os principais fatores que limitam o crescimento bacteriano?

Perguntado por: Mónica Moreira de Macedo  |  Última atualização: 31. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Resposta: O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

Quais são os fatores que limitam o crescimento bacteriano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Quais são os fatores que limita a duplicação bacteriana?

outro fator que limita a duplicação bacteriana é a: Resposta Selecionada: b. Salinidade.

Quais são os fatores necessários para o crescimento bacteriano?

Os principais fatores são: temperatura, pH, presença de oxigênio, pressão osmótica e luz. Cada tipo de bactéria apresenta uma temperatura ótima de crescimento, em torno desta temperatura observa-se um intervalo dentro do qual o desenvolvimento também ocorre, sem no entanto, atingir o seu máximo.

Como o pH afeta o crescimento bacteriano?

Bactérias crescem melhor em pH neutro (6,5 – 7,5).

Fatores que afetam o crescimento microbiano

20 questões relacionadas encontradas

O que inibe o crescimento microbiano?

Antibiótico: substância produzida por microrganismos que, em pequenas quantidades, inibe o crescimento de outros microrganismos. 1940: primeiro teste clínico da penicilina por um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, liderados por Howard Florey e Ernst Chain.

Quais são as 4 fases do crescimento bacteriano?

Em uma curva típica de crescimento bacteriano, há quatro fases básicas: a fase lag ou fase de latência, a fase log ou fase exponencial, a fase estacionária e a fase de morte celular ou decaimento (decréscimo logarítmico), conforme representado na figura abaixo.

O que significa ausência de crescimento bacteriano?

Essa cultura sem crescimento bacteriano significa que não tem infecção ativa no material analisado. Isso não significa que a pesquisa de anticorpos para doenças como clamídia, herpes, toxoplasmose não possam vir positivas.

Como o pH afeta o crescimento de microrganismos nos alimentos?

A importância do pH dos alimentos no crescimento de microrganismos. Portanto, como se viu na classificação de alimentos, o pH determina que tipo de microrganismos podem crescer neles. Quanto mais ácido for um alimento, com um pH baixo, mais difícil é para o microrganismo sobreviver e crescer nele.

Qual e o mecanismo de crescimento bacteriano?

Estes organismos mostram quatro principais fases de crescimento: (1) a fase lag, (2) a fase log (logarítmica), (3) a fase estacionária e (4) a fase de declínio ou de morte. Estas fases formam a curva- padrão de crescimento bacteriano ( Fig.

O que é necessário para a sobrevivência das bactérias?

Necessidade de oxigênio: As bactérias são também classificadas pela necessidade que têm do oxigênio para viver e crescer. Aquelas que precisam de oxigênio são chamadas de aeróbicas. Aquelas que não precisam de oxigênio e têm dificuldade de viver ou crescer na presença de oxigênio são chamadas de anaeróbias.

Como as bactérias se desenvolvem?

As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.

Quais os 4 tipos de reprodução bacteriana diferencie cada um?

Os quatro tipos de reprodução bacteriana são a divisão binária, a fissão múltipla, a conjugação e a transformação.
  • Divisão binária: é o tipo mais comum de reprodução bacteriana. ...
  • Fissão múltipla: ocorre quando uma célula bacteriana se divide em várias células filhas ao mesmo tempo.

Quais as formas de reprodução das bactérias e como elas adquirem variabilidade?

As bactérias podem se reproduzir por divisão binária. As bactérias podem realizar processos de recombinação genética, o que promove variabilidade genética. A recombinação genética pode ocorrer por meio de três processos.

Quais são as formas de bactérias?

Quanto à forma das células, as bactérias podem ser classificadas em: Cocos: forma esférica. Geralmente encontrados na forma de agregados, como estreptococos, estafilococos etc; Bacilos: forma de bastonete.

Como o pH pode diminuir a multiplicação bacteriana?

Cada microrganismo possui um valor ideal de pH, no qual sua multiplicação é máxima. Saindo da faixa de pH ótimo de um microrganismo e seguindo para ambas as direções, estaremos diminuindo sua multiplicação.

Qual o pH ideal para as bactérias?

Existe uma variação considerável nos valores mínimos, ótimos e máximos de pH para o crescimento de gêneros de bactérias, mas a maioria está compreendida na faixa de pH mínimo variando de 4,5 a 5,0 e máximo de 8,0 a 8,5, sendo o pH ótimo entre 6,5 a 7,5, poucas bactérias crescem em pH ácido abaixo de 4.

O que são fatores antimicrobianos naturais e como estes fatores podem afetar o crescimento bacteriano?

Antimicrobianos naturais

Na maioria dos casos, os antimicrobianos são usados principalmente para inibir o crescimento de fungos e leveduras, e sua ação depende, em grande parte, do pH. Quanto mais ácido o alimento, mais ativo é contra os microorganismos.

O que é ausência de crescimento?

A deficiência do hormônio do crescimento (DGH) é uma doença rara que prejudica o crescimento do corpo. Atinge uma a cada 4 mil crianças no mundo e é diagnosticada mais comumente depois dos dois anos de idade, pois o bebê não cresce o esperado.

O que significa flora bacteriana pouco desenvolvida?

A flora bacteriana são as bactérias boas que naturalmente estão presentes em alguns lugares do corpo, como na uretra. Estas bactérias não costumam ser detectadas no exame de urina. Por isso, quando o exame de urina diz que existe "flora bacteriana discreta", essas bactérias geralmente são sinal de infecção urinária.

Quando falamos em crescimento bacteriano queremos dizer que?

Quando falamos em crescimento, estamos nos referindo ao número e não ao tamanho das células. Os microrganismos em crescimento estão, na verdade, aumentando seu número e se acumulando em colônias.

Qual a temperatura ideal para o crescimento bacteriano?

Na faixa de temperatura entre 17 e 32 ºC todas as bactérias se desenvolveram, porém, a 37ºC somente as bacterias do gênero Bacillus formaram colônias. Algumas bactérias possuem redes adaptativas para enfrentar os desafios de mudança de ambiente e sobreviver sob condições de estresse (ABEE; WOUTERS, 1999).

Por que a pressão osmótica e um fator importante no crescimento microbiano?

Pressão osmótica

Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana. Os fungos e os bolores são muito mais capazes que as bactérias de crescer em materiais com baixa umidade ou altas pressões osmóticas.

Porque deve se fixar as bactérias pelo calor?

Na observação microscópica pós coloração o material a observar deve ser previamente fixado, o que facilita a observação de bactérias, uma vez que têm reduzidas dimensões, fraco contraste e algumas refringência e mobilidade.

Artigo anterior
Como localizar alguém pelo nome?
Artigo seguinte
Qual o membro menos popular do BTS?