Quais os principais fatores que influenciam na absorção de fármacos?

Perguntado por: Irina Eduarda Correia  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Qual dos fatores abaixo pode favorecer a absorção de fármacos?

Os fatores que influenciam na absorção
  • Forma farmacêutica: o formato do medicamento, podendo ser cápsula, comprimido, gel, gomas, entre outros.
  • Solubilidade: capacidade da substância de se dissolver em outro meio.

Como ocorre o processo de absorção dos fármacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

São fatores que influenciam muito a biodisponibilidade de fármacos exceto?

São fatores que podem influenciar a biodisponibilidade de fármacos por via oral, de acordo com suas propriedades físico-químicas, EXCETO:
  • A. lipo ou hidrossolubilidade.
  • B. tamanho da partícula.
  • tempo de trânsito intestinal.
  • pH e pKa.
  • E. hidratação.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Aula de Farmacologia | O que influencia a absorção dos fármacos? | Farmacocinética

26 questões relacionadas encontradas

Qual a única via em que o fármaco tem 100% de absorção?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual é a via de absorção mais lenta?

2.3.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

O que é biodisponibilidade e quais fatores influenciam?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

Qual a interferência da alimentação no processo de absorção?

Se um nutriente for consumido em uma forma menos biodisponível, não conseguirá ser absorvido facilmente e, portanto, apresentará menos efeito no organismo. Por exemplo, o ferro heme é mais facilmente absorvível do que o ferro não-heme, que é menos biodisponível.

Qual é o órgão responsável pela excreção da maioria dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Qual órgão absorve os remédios?

Chegando ao intestino, a maioria dos medicamentos será absorvido para o sangue atravessando a parede deste órgão. Porém, eles ainda tem que passar pelo fígado. A maior parte do medicamento que passou para o sangue, vindo do intestino, passará pelo fígado primeiro antes de se distribuir para o resto do corpo.

Como o pH influência na absorção?

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.

Quais são as 3 fases de ação do fármaco?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

Quais fatores podem interferir no efeito do medicamento?

Considerações gerais sobre a resposta medicamentosa
  • Composição genética. ...
  • Idade.
  • Tamanho do corpo.
  • O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
  • Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
  • Presença de doenças (como doença renal ou hepática)

Quanto tempo leva para o organismo absorver um remédio?

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Quanto aos fatores intervenientes na farmacocinética pode ser?

fármacos hidrossolúveis são absorvidos com maior facilidade ao longo do trato gastrintestinal. o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos.

Qual vitamina não pode misturar?

Nutrientes que devem ou não ser ingeridos juntos
  • Benéficas:
  • Cálcio + Vitamina D.
  • Ferro + Vitamina A.
  • Gorduras + Vitamina K.
  • Ferro + Vitamina C.
  • Vitamina A + Vitamina E.
  • A evitar:
  • Cálcio + Ferro.

O que impede o organismo de absorver nutrientes?

Há dois problemas principais que causam a má absorção: Os alimentos não são digeridos adequadamente. O intestino não consegue absorver os nutrientes.

Como o leite pode afetar a absorção de medicamentos?

Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento, explica. O ideal é tomar o remédio com água.

Qual é a diferença entre bioequivalência e biodisponibilidade?

Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais.

Como aumentar a biodisponibilidade de um fármaco?

São diversas as estratégias utilizadas para aumentar a biodisponibilidade oral de fármacos peptídicos, nomeadamente, a utilização de inibidores das enzimas proteolíticas, promotores da absorção, modificação química e formulações farmacêuticas específicas, como sistemas de partículas, emulsões, sistemas de liberação ...

O que é o pKa de um fármaco?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada.

Qual a via de absorção mais importante?

A via intravenosa é a melhor maneira de disponibilizar uma dose precisa por todo o corpo de forma rápida e bem controlada. Ela também é utilizada na administração de soluções irritantes, que causariam dor ou danificariam os tecidos se fossem administradas por injeção subcutânea ou intramuscular.

Qual via não têm absorção?

Uma via de administração que não possui absorção é a via sublingual. A via sublingual é uma forma de administrar medicamentos que não envolve a absorção do fármaco. Em vez disso, o medicamento é colocado debaixo da língua onde é absorvido diretamente para o sistema circulatório.

Qual a ordem de absorção mais rápida das vias parenterais?

Qual a via parenteral mais rápida? Uma das opções mais rápidas é a via intravenosa, pois a medicação vai direto para a corrente sanguínea.

Artigo anterior
Onde ficam os logs do Android?
Artigo seguinte
Até quando vai o verão?