Quais os principais fatores que afetam o crescimento microbiano?

Perguntado por: Mónica Leal  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

O que impede o crescimento bacteriano?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

O que é o crescimento microbiano?

Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.

O que é uma população microbiana?

Conjunto de medidas utilizadas para prevenir a contaminação microbiana num material (vivo ou não) ou reduzir o número dos microrganismos já presentes.

Como pode ser medido o crescimento microbiano?

Pode-se medir a absorbância em um espectrofotômetro ou a capacidade de dispersão da luz em um nefelômetro. Verificou-se que a turvação está relacionada coma massa de microrganismos presente. O processo é simples, permitindo que se obtenham e construam curas paralelamente ao desenvolvimento do processo.

Fatores que afetam o crescimento microbiano

36 questões relacionadas encontradas

O que significa ausência de crescimento de bactérias?

Essa cultura sem crescimento bacteriano significa que não tem infecção ativa no material analisado. Isso não significa que a pesquisa de anticorpos para doenças como clamídia, herpes, toxoplasmose não possam vir positivas.

Qual fator que limita a duplicação bacteriana?

Fatores como temperatura, ph e disponibilidade de nutrientes podem ser listados como limitantes do crescimento bacteriano. Um outro fator que limita a duplicação bacteriana é a: Resposta Selecionada: b. Salinidade.

São condições que interferem na multiplicação das bactérias?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

Como os microrganismos se multiplicam?

Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam-se rapidamente. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados.

Quais são os fatores que influenciam o tratamento bacteriano?

  • Esterilização pelo calor. ...
  • Radiação ultravioleta e ionizante. ...
  • Esterilização por filtração. ...
  • Baixas temperaturas. ...
  • Alta pressão. ...
  • Dessecação. ...
  • Pressão osmótica. ...
  • Compostos fenólicos e bifenóis.

Quais as 4 fases do crescimento bacteriano?

A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Quais são os fatores que interferem no tempo de geração da velocidade de reprodução de uma bactéria?

Além disso, o tempo de geração/duplicação de um dado microrganismo depende da composição do meio de crescimento e de condições ambientais, como a temperatura, pH, disponibilidade de água, etc..

Como as bactérias se duplicam?

As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.

Qual a estrutura que está ausente nas bactérias?

Estrutura Celular

A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular.

O que é ausência de bactérias na urina?

Pessoas saudáveis e sem sintomas de doenças normalmente não apresentam bactérias na urina. Em algumas situações pode aparecer bactérias na urina em pequena quantidade, sem outras alterações. Nesses casos, pode ser que a amostra de urina foi contaminada e o exame precisa ser repetido.

Como saber o resultado do exame de urocultura?

O resultado do exame de urocultura pode ser:
  1. Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes;
  2. Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.

Como ler um exame de urina?

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
  1. pH: 5,5 e 7,5;
  2. Densidade: de 1,005 a 1,030.
  3. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Como ocorre a conjugação?

A conjugação bacteriana, assim como ocorre na transformação e na transdução, é a passagem de DNA de uma célula doadora para uma receptora.

O que é um clone bacteriano?

Em razão dessa capacidade de reprodução em poucos minutos, uma única bactéria pode originar uma população de bactérias semelhantes à original. Esse conjunto de bactérias ocasionadas de uma “original” é conhecido como clone.

O que é o processo de conjugação?

Do ponto de vista da biologia, conjugação significa troca ou transferência de material genético entre duas células,organismos ou bactérias normalmente com o objetivo da reprodução, continuando os dois organismos a existir separadamente, como acontece nas bactérias e nos fungos.

O que é o tempo de geração de uma bactéria?

O tempo de geração ou duplicação de um microrganismo é definido como o tempo necessário para que ocorra uma geração, isto é, para a formação de 2 células a partir de uma. ... Por exemplo, em condições nutricionais e ambientais óptimas, a bactéria Escherichia coli pode ter um tempo de duplicação de somente 30 minutos.

Quais são os fatores intrínsecos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; potencial redox ou valor redox (Eh);

Qual a diferença entre tempo de geração e taxa de crescimento?

De facto, quanto maior for a taxa específica de crescimento, mais rapidamente se divide a população, maior é o número de gerações que ocorrem no mesmo período de tempo e menor é o tempo de cada geração.

Quais são as fases do crescimento bacteriano?

As bactérias podem crescer individualmente por fissão binária (a célula alonga-se até se dividir em duas) ou no contexto de uma população (as células duplicam o seu tamanho e forma-se um septum, que consiste no crescimento da membrana celular e da parede celular até à separação das duas células).

Quais as fases de crescimento?

O crescimento infantil pode ser dividido em três fases:
  • Lactente (dos 0 a 3 anos);
  • Pré-puberal (dos 3 até o início da puberdade, que acontece entre os 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos nos meninos);
  • Puberal (diz respeito ao período da adolescência, ou seja, do início da puberdade aos 17 anos).

Artigo anterior
O que é um momento de binário?
Artigo seguinte
O que é capital social filosofia?