Quais os principais direitos assegurados ao trabalhador pela Constituição Federal?

Perguntado por: Mauro David de Nogueira  |  Última atualização: 7. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Direitos trabalhistas previstos na CLT
  • Jornada de trabalho. ...
  • Hora extra. ...
  • Intervalos para descanso: Intrajornada e entre jornadas. ...
  • FGTS. ...
  • 13º Salário. ...
  • Férias. ...
  • Licença-maternidade e licença-paternidade. ...
  • Seguro desemprego.

Quais são os direitos trabalhistas assegurados pela Constituição Federal?

“1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. 2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

Quais são os principais direitos do trabalhador?

Quais são os principais direitos trabalhistas?
  • Registro em carteira de trabalho. ...
  • Auxílio Transporte. ...
  • Folga remunerada. ...
  • Pagamento de salário em dia. ...
  • 13º salário. ...
  • Férias. ...
  • Horas extras. ...
  • Estabilidade.

Quais são os principais direitos conquistados pelos trabalhadores?

Ela garante aos trabalhadores uma série de direitos, como jornada diária máxima de oito horas, descanso semanal remunerado, férias, pagamento de hora extra, atuação em ambiente salubre, aviso prévio, licença-maternidade e paternidade, 13º salário, proteção contra demissão sem justa causa e seguro-desemprego.

O que são direitos constitucionais dos trabalhadores?

6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Jornada 12x36 e a Reforma Trabalhista - 2024 - Novos Direitos

38 questões relacionadas encontradas

Quais direitos do trabalhador foram consagrados na Constituição de 1988?

Direito à previdência social

Assim, quanto ao segurado temos: aposentadoria por invalidez; aposentadoria por idade; aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria especial; auxílio-doença; salário-família; salário-maternidade; auxílio-acidente. Quanto ao dependente: pensão por morte e auxílio-reclusão.

Quais são os 5 direitos constitucionais?

Sobre a classificação dos direitos fundamentais, podemos dizer que o texto constitucional classificou-os em cinco grupos, a saber: 1) direitos individuais; 2) direitos coletivos; 3) direitos sociais; 4) direitos à nacionalidade, e 5) direitos políticos.

Quais são os 5 princípios do Direito do trabalho?

Sendo assim, são seis os principais Princípios do Direito do Trabalho: o princípio da Proteção, da Primazia da Realidade, Continuidade da Relação de Emprego, Irrenunciabilidade de Direitos, Inalterabilidade Contratual Lesiva e da Intangibilidade Salarial, dos quais vamos entender melhor sobre cada um deles!

Qual é a Lei do trabalhador?

A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.

Qual a importância dos direitos dos trabalhadores?

Através do conhecimento, oferecemos aos trabalhadores a possibilidade, inclusive, de que eles próprios identifiquem se estão sendo submetidos a situações de irregularidade e desrespeito à legislação, bem como reflitam sobre comportamentos que podem estar em desacordo com a lei, prejudicando seus empregadores.

Quais são os direitos?

São direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Qual a diferença entre CLT e contrato de trabalho?

O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o mais comum, até por isso é popularmente chamado de “CLT”. Pela lei, é aquele em que não existe fim previsto do acordo entre a empresa e o colaborador. Para isso, há um período de experiência que pode durar até 90 dias e, ao final desse período, o contrato é firmado.

Quais são os direitos dos trabalhadores previstos na Constituição artigo 7º?

Segundo o art. 7, inciso II, o benefício do seguro-desemprego concede assistência financeira temporária ao trabalhador demitido sem justa causa, dentro de um período de três a cinco meses, dependendo do tempo em que a pessoa manteve o vínculo empregatício.

O que garante a Constituição Federal de 1988?

A Constituição atualmente em vigor no Brasil foi promulgada em 1988 e é conhecida como “Constituição Cidadã”, por estabelecer diversos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e aqueles relacionados a trabalho, previdência, educação, saúde e assistência social.

Quais são os 5 principais direitos?

No Estatuto, eles estão divididos em capítulos, mas na vida estão misturados entre si.
  • Direito à vida e à saúde. ...
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

Quais são os 5 direitos humanos mais importantes?

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”

Quais são os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição?

Conheça os 5 direitos fundamentais
  1. Direito à vida. Em que todo indivíduo tem direito sobre a própria vida e a sua existência, podendo viver dignamente, preservando a integridade física e moral.
  2. Direito à liberdade. ...
  3. Direito à igualdade. ...
  4. Direito à segurança. ...
  5. Direito à propriedade.

Qual o direito trabalhista é o mais importante para o trabalhador?

Seguro-desemprego

Esse é um dos direitos trabalhistas mais importantes para os profissionais que trabalham com carteira assinada. As regras referentes ao seguro-desemprego estão nas Leis nº 7.998/90 e 13.134/15.

O que é mais importante no Direito do Trabalho?

O princípio da proteção é o princípio mais importante do direito do trabalho, tanto é que os demais princípios são baseados e levam em consideração este primeiro. Em outros âmbitos do direito, existe a preocupação em manter as partes juridicamente envolvidas em pé de igualdade.

Quais são os princípios e direitos fundamentais no trabalho?

Até agora existiam quatro categorias de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho: liberdade sindical e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório; a abolição efetiva do trabalho infantil; e a eliminação da discriminação em relação ...

Quais são os 9 princípios constitucionais?

Resumo sobre os princípios fundamentais

Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político.

O que diz o artigo 1 ao 5 da Constituição Federal?

I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

Quais são os 3 princípios constitucionais?

1. Princípio da Legalidade; 2. Princípio da Liberdade; 3. Princípio da Igualdade; 4.

O que são direito ao trabalho?

O Direito do Trabalho é um ramo do direito privado que regula as relações de trabalho na sociedade, ditando as leis e regras entre empregados e empregadores. Dessa forma, o direito trabalhista regulamenta os direitos individuais dos trabalhadores e os direitos coletivos que englobam as relações sindicais.

Artigo anterior
Qual é o percentual de população urbana do Brasil?
Artigo seguinte
Como telefonar em anonimo?