Quais os principais defeitos de um motor elétrico?

Perguntado por: Marco Leite Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

Vamos conhecer algumas das falhas mais comuns nos motores elétricos:
  • 1 – Sobrecarga. A sobrecarga acontece quando um motor elétrico é exigido além do seu torque nominal. ...
  • 2 – Desalinhamento. O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. ...
  • 3 – Corrente Sigma. ...
  • 4 – Fases desbalanceadas. ...
  • 5 – Pé suave.

Quais os defeitos elétricos mais comuns nos motores trifásicos?

O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. Acontece quando o eixo de acionamento do motor (rotor) ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga.

Como podemos identificar problemas em motores elétricos?

Aqui demonstramos como detectar as 13 causas mais comuns de quebra do isolamento e desgaste do rolamento para detectar a falha com antecedência.
  1. Transientes de tensão. ...
  2. Desbalanceamento de fases. ...
  3. Distorção de harmônicas. ...
  4. Reflexo dos sinais de saída PWM. ...
  5. Corrente Sigma. ...
  6. Sobrecarga operacional. ...
  7. Desalinhamento.

O que pode causar a queima de um motor elétrico?

Ventilação deficiente (tampa defletora danificada ou obstruída, sujeira sobre a carcaça, temperatura ambiente elevada, etc.) Excesso de carga na ponta de eixo (permanente ou eventual/periódico) Cabos de alimentação muito longos e/ou muito finos. Conexão incorreta dos cabos de ligação do motor.

Quais são os principais fatores na seleção de um motor elétrico?

Os motores elétricos são os equipamentos que mais predominam o setor industrial, estima-se 80% da energia industrial é consumida por eles. A seleção de um motor leva vários fatores, mas os dois fatores mais impactantes sem duvidas são sua utilização e a disponibilidade financeira do investidor.

CONHEÇA AS 15 CAUSAS MAIS COMUNS DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os componentes principais de um motor elétrico?

O estator e rotor são as duas partes principais para entender como funciona um motor elétrico, mas existem ainda as outras partes, que basicamente são as partes de construção mecânica do motor.

Como escolher um motor elétrico?

Quais os critérios de escolha de um motor elétrico?
  1. Se precisa de um motor que funcione continuamente e com pouca variação de velocidade, opte por um motor assíncrono.
  2. Para aplicações em que sejam necessárias fortes acelerações e desacelerações, o motor síncrono é o ideal.

O que acontece se o motor perder uma fase?

Sistemas de bombeamento que utilizam motores elétricos trifásicos podem ser severamente danificados se as fases da alimentação forem invertidas (ocasionando rotação invertida do motor, o que danifica a bomba) ou se faltar uma das fases (o que sobrecarrega as demais levando ao superaquecimento do bobinamento do motor e ...

Quando o motor elétrico não da partida?

Se o motor não der partida, use um voltímetro, como um multímetro industrial Fluke 87V , para verificar a voltagem nos terminais do motor. A tensão deve estar dentro de 10% da tensão listada do motor. Se a tensão não estiver correta, solucione o problema do circuito que leva ao motor.

Quais os tipos de motores elétricos?

Tipos de motores elétricos existentes

São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).

Como é o funcionamento de um motor elétrico?

O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.

Quais fatores podem afetar a expectativa de vida útil de um motor elétrico trifásico?

São também definidos os fatores que degradam a vida útil dos motores, seja por envelhecimento natural, desgaste, meio ambiente, carregamento e operação fora das condições nominais.

Qual a possível causa de defeito de isolamento no enrolamento?

Este tipo de falha no isolamento é tipicamente causado por contaminação do enrolamento, abrasão, vibração ou surtos de tensão, podendo ser agravada por falhas ou ineficiência do processo de impregnação, incluindo-se aí a utilização de condutores e verniz ou resina de má qualidade, mal preservados, ou incompatíveis com ...

O que causa o desequilíbrio de tensão?

As origens destes desequilíbrios geralmente são nos sistemas de distribuição, os quais possuem cargas monofásicas distribuídas inadequadamente, fazendo surgir no circuito tensões de sequência negativa.

Como fazer teste de isolação em motores?

O ideal é testar o isolamento em com o dobro de tensão ao qual o motor é submetido. Por exemplo, se o equipamento é classificado para 460 V a 600 V, ele pode ser testado a 1.000 V. Quando for usar um testador de isolamento, deixe os terminais conectados ao final do teste.

Como saber se a luz está em meia fase?

Uma pessoa, ao descrever uma linha de 120 volts de um circuito de alimentação bifásico ou trifásico, pode descrevê-la como metade da fase, ou meia fase, o que significa que apenas metade da tensão utilizada pelo motor ou sistema está fluindo por aquele fio.

Como funciona o relé falta de fase?

O relé falta de fase possui um circuito eletrônico que é responsável por monitorar a passagem das fases. Quando uma das fases não é detectada por esse circuito eletrônico, um microprocessador alimentado por uma tensão diminuída por um resistor, envia um sinal que faz com que o relé interno acione e comute os contatos.

Como identificar a carcaça de um motor?

O tipo de carcaça permite identificar grande parte de suas dimensões mecânicas. O tamanho da carcaça é definido pela potência e rotação do motor e é identificada pela letra H, que vai da base de suporte do motor até o centro do eixo, medida em mm. A altura H é exatamente igual ao modelo da carcaça do motor.

Como saber qual motor usar?

Após ter encontrado a potência do motor é preciso consultar o catálogo do fabricante e verificar qual motor está dentro das características construtivas que serão necessárias. A potência que deverá ser usada tem que ser superior ao valor obtido nos cálculos.

Como escolher o melhor motor?

Os propulsores 1.4 e 1.6 podem ser considerados uma dosagem equilibrada entre potência e baixo consumo. Equipam, em geral, carros menores e sedãs. Os motores 1.8 e 2.0 são instalados em veículos maiores e garantem alta performance, conseguindo mantê-la mesmo em subidas.

Qual a melhor marca de motor elétrico?

Estas são as melhores marcas de Motor Elétrico para barco de pesca do mercado brasileiro para você investir em 2020
  • Minn Kota.
  • Phantom Marine Sports.
  • Maruri.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre o arroz normal para o arroz japonês?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de lúpus nos ossos?