Quais os principais atos do procedimento comum ordinário?

Perguntado por: Emanuel Fonseca Fonseca  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)

Esboço em vídeo!
  • 1 - PETIÇÃO INICIAL. O procedimento comum sempre se inicia com a petição inicial. ...
  • 2 - PROVIDÊNCIAS INICIAIS DO JUIZ. ...
  • 3 - AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU DE MEDIAÇÃO.
  • 4 - DEFESA DO RÉU. ...
  • 5 - PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES. ...
  • 6 - JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO. ...
  • 7 - SANEAMENTO. ...
  • 8 - PROVAS/INSTRUÇÃO.

O que é procedimento comum ordinário?

Classificação do procedimento comum (artigo 394 §1º do CPP) : Procedimento ordinário: quando o crime tiver por sanção máxima pena privativa de liberdade igual ou superior a 04 (quatro) anos. Suas disposições são aplicáveis subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo (CPP, art. 394, §5º).

Quais são as ações de procedimento comum?

Procedimento Comum no Processo Civil
  • Propositura da demanda. O processo civil tem início com a propositura da ação. ...
  • Vícios na petição inicial. ...
  • Marcação de audiência de conciliação. ...
  • Oferecimento da contestação e contagem de prazo. ...
  • Réplica. ...
  • Saneamento e Instrução. ...
  • Sentença.

Quais são as ações ordinárias CPC?

Para o Código de Processo Civil brasileiro, a ação ordinária é toda aquela que deva seguir um rito processual especial, ou seja, que siga um rito ordinário (comum). As ações que pertencem ao rito ordinário são classificadas por: ação de conhecimento, ação de execução, ação cautelar e ação monitória.

O que é ação ordinária direito Civil?

Ações ordinárias são aquelas representadas pelo dígito 3 ao final do código da ação. Elas dão aos acionistas direitos de participação na empresa. Quando você investe em um negócio através da Bolsa de Valores, você também tem direito a voto durante as assembleias da empresa.

10 PRINCIPAIS ATOS DO CPC: Procedimento (Rito) Comum - EP 1

21 questões relacionadas encontradas

Quando é cabível ação ordinária?

Já a ação ordinária será proposta quando houver dilação probatória. Portanto, no decorrer do processo haverá produção de provas para demonstrar e comprovar os fatos alegados pela parte. ... A ação ordinária será proposta quando houver decadência do prazo de 120 do mandado de segurança.

Quais são as características do procedimento comum?

2- Quais são as características do procedimento comum? Resposta: O procedimento comum é um rito exauriente que busca através dos fatos apresentados pelas partes acertar/reconhecer o direito da parte na sentença.

Quantas fases tem o procedimento comum?

O Procedimento Comum no Novo CPC é composto por 4 fases: Postulatória, Saneatória, Instrutória e Decisória. 2- A Fase Postulatória é aquela em que as partes mais agem. O autor expõe sua causa de pedir e o réu peticiona sua contestação.

Quais são os tipos de procedimento no processo civil?

Segundo o NCPC, os três tipos de procedimento são: comum, especial e de execução. O procedimento comum é aplicável a todas as situações em que a lei não dispuser em contrário. Ele apresenta quatro fases: postulatória, saneatória, instrutória e decisória.

Qual a diferença entre procedimento comum e ordinário?

As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são: - A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias). - O número máximo de testemunhas é de cinco (art.

Quais crimes seguem o procedimento ordinário?

394, § 1º, CPP): – Ordinário – aplicável para os crimes com pena máxima igual ou superior a 04 anos. – Sumário – aplicável para os crimes com pena máxima inferior a 04 anos. – Sumaríssimo – aplicável para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena máxima não superior a 02 anos) ou contravenções penais.

O que é procedimento comum ordinário e sumário?

O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...

O que é procedimento no processo civil?

Processo - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É a instrumentalização do pedido do autor. É o instrumento que possibilita a satisfação do interesse público na conciliação de litígios. Tem início, no processo civil, com a petição inicial e, no processo penal, com a denúncia ou a queixa-crime.

Quais são os tipos de processos que existem?

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:
  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

O que é procedimento no direito processual civil?

O procedimento é a faceta dinâmica do processo, é o modo pelo qual os diversos atos processuais se relacionam na série constitutiva do processo, representando o modo do processo atuar em juízo (seu movimento), pouco importando a marcha que tome para atingir seu objetivo final, que pode ser uma sentença de mérito ou ...

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.”

Quais são as fases de um processo?

Etapas de um processo
  • Petição inicial. ...
  • Citação. ...
  • Réplica. ...
  • Fase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quais são as fases do direito processual?

O direito processual e a sua evolução histórica é tradicionalmente dividida nas seguintes fases metodológicas: Praxismo (ou fase sincretista); Processualismo (ou fase do autonomismo); Instrumentalismo e o Formalismo-Valorativo (ou neoprocessualismo, conhecido, igualmente, por formalismo-ético).

O que são procedimentos comum e especial?

Espécies de procedimento

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Qual a diferença entre o procedimento comum e os procedimentos especiais?

Os especiais são abordados pelo legislador, no próprio Código ou em normas apartadas, apenas naqueles pontos em que se afasta do procedimento comum, de sorte que este se aplica subsidiariamente a todos os ritos, inclusive os do processo de execução (art. 318,parágrafo único).

O que é uma ação ordinária de cobrança?

A ação de cobrança visa cobrar uma dívida de alguém. Assim, existindo uma dívida vencida, a ação de cobrança pode ser utilizada para forçar o devedor a realizar o pagamento. Trata-se de uma ação pelo procedimento comum, ou seja, uma ação longa, com possibilidade amplas de produção de provas e de defesa.

O que é ação ordinária com pedido de tutela antecipada?

Trata-se de mais uma manifestação do princípio da isonomia ou igualdade jurídica (CF, Art. 5º, caput), pelo qual todos devem receber o mesmo tratamento perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Quando cabe recurso ordinário em mandado de segurança?

Conforme previsão constitucional, o recurso ordinário em mandado de segurança somente é cabível contra decisão denegatória proferida em última instância e não contra decisão concessiva.

O que diz o artigo 85 do CPC?

85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. § 1º São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

Qual a diferença entre procedimento e processo administrativo?

Quando se fala em procedimento administrativo, trata-se da sequência de atos praticados no âmbito da Administração Pública, sem exercício de jurisdição. Já processo administrativo seria a sequência de atos praticados junto ao tribunal administrativo, ou no exercício do poder jurisdicional.

Artigo anterior
Qual é a trajetória da educação especial no Brasil?
Artigo seguinte
Porque ainda dói depois da primeira vez?