Quais os pressupostos de admissibilidade dos recursos?

Perguntado por: Vasco Reis de Vieira  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Requisitos de admissibilidade dos recursos no processo civil
  • Adequação. Esse é um requisito objetivo, segundo o qual o recurso a ser interposto tem que ser um recurso adequado. ...
  • Tempestividade. ...
  • Preparo. ...
  • Regularidade formal. ...
  • Legitimidade. ...
  • Interesse processual. ...
  • Ausência de causa impeditiva ou extintiva do direito de recorrer.

Quais são pressupostos de admissibilidade recursal?

Dizem respeito à adequação e à tempestividade do recurso, bem como ao preenchimento de requisitos formais para sua interposição. Exemplos de pressupostos recursais incluem: a legitimidade recursal, o interesse recursal, o cabimento do recurso, a tempestividade, entre outros.

Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso?

DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO

São requisitos Extrínsecos de Admissibilidade, a tempestividade, o preparo e a regularidade formal.

Quais são os pressupostos de admissibilidade dos recursos administrativos?

Requisitos de admissibilidade no recurso
  • Cabimento (via adequada);
  • Legitimidade para recorrer;
  • Interesse recursal;
  • Inexistência de fato impeditivo ou extintivo.

Quais são os pressupostos recursais CPC?

Os pressupostos extrínsecos são: (a) tempestividade; (b) preparo; e (c) regularidade formal. Observemos o que versa cada um deles. a) Tempestividade, o recurso, para ser admissível, deve ser interposto dentro do prazo legal.

2.2 - Teoria geral dos recursos: pressupostos intrínsecos de admissibilidade

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os 04 quatro pressupostos recursais objetivos?

Em síntese são quatro os pressupostos objetivos dos recursos: cabimento, adequação, tempestividade, fatos impeditivos e extintivos.

Quais são os tipos de pressupostos?

Pressupostos objetivos: dizem respeito à matéria; Pressupostos subjetivos: dizem respeito à pessoa; Pressupostos de existência: o vício é tão grave que o ato sequer existe; Pressupostos de validade: o ato existe, mas com o vício pode ter nulidade.

Quais são os requisitos de admissibilidade explique o que significa cada um deles?

Os requisitos de admissibilidade recursal são classificados em intrínsecos e extrínsecos. Fazem parte do primeiro o cabimento, inexistência de fato impeditivo ou extintivo, a legitimidade e o interesse para recorrer. Já do segundo fazem parte a tempestividade, preparo e regularidade formal.

O que é pressupostos recursais?

1. Pressupostos recursais intrínsecos são os pressupostos inerentes ao direito de recorrer, sendo considerados pressupostos de existência deste direito, pois na ausência do preenchimento de um dos deles, considera-se inexiste o direito de recurso.

O que é requisito de admissibilidade?

A admissibilidade é a condição mínima de aceitar o início de discussão de um tema. Este parâmetro serve para realizar uma espécie de seleção de demandas propostas, com o objetivo de que apenas as que preencham os requisitos básicos sejam admitidas e passem para a fase de análise do seu mérito.

Quais os pressupostos intrínsecos e extrínsecos dos recursos?

O requisito intrínseco diz respeito à existência do direito de recorrer e pode ser visualizada a partir da decisão (exemplo: legitimidade, interesse recursal). Já o requisito extrínseco diz respeito ao modo correto do exercício do recurso. Não diz respeito à existência do direito de recorrer.

O que diz o artigo 1009 do CPC?

Da sentença cabe apelação. § 1º As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

O que é juízo de admissibilidade CPC?

O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

Quais são os pressupostos objetivos e subjetivos dos recursos?

Os objetivos são: cabimento, adequação, tempestividade, regularidade procedimental e ausência de impedimentos recursais. Os subjetivos são: interesse jurídico e legitimidade de recorrer.

Quais são os pressupostos do processo?

Os pressupostos processuais podem ser conceituados como exigências ou requisitos legais para o estabelecimento e desenvolvimento válido do processo como relação jurídica. Tais requisitos podem ser divididos em pressupostos de existência e pressupostos de validade.

Quem analisa os pressupostos recursais?

De acordo com a versão originariamente sancionada do CPC de 2015, o exame dos pressupostos recursais far-se-ia tão somente pelo órgão ad quem , responsável pelo julgamento do recurso.

Quem faz o juízo de admissibilidade dos recursos?

O juízo de admissibilidade deve ser realizado pela presidência do tribunal local com base no art. 1.030, V, do CPC, e a mesma admissibilidade ser revista ou o mérito julgado pelos tribunais superiores nos moldes dos arts.

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso de apelação?

Na nova sistemática recursal, o juízo de admissibilidade do recurso de apelação é feito apenas pelo órgão ad quem, cessando assim o duplo juízo de admissibilidade.

O que é pressuposto intrínseco?

Os pressupostos intrínsecos são aqueles que dizem respeito à decisão recorrida em si mesma considerada. Para serem aferidos, leva-se em consideração o conteúdo e a forma da decisão impugnada.

O que são pressupostos no direito?

Os pressupostos de direito são, tal como os pressupostos de facto, situações ou realidades que antecedem uma certa atuação. São também, nessa medida, numa perspetiva jurídico-administrativa, circunstâncias que levam a uma conduta por parte da Administração Pública.

O que são pressupostos de fato e de direito?

Um pressuposto é uma realidade anterior ou antecedente a uma determinada atuação, que a determina, e um facto pode ser genericamente definido como um acontecimento. Numa perspetiva jurídica, um facto jurídico é um facto que extingue, modifica ou constitui uma situação jurídica.

O que é pressupostos processuais e condições da ação?

Os pressupostos processuais dizem respeito aos aspectos formais do processo, enquanto as condições da ação se encontram mais perto do mérito e, muitas vezes, com ele se confundem, tanto que muitos juristas entendem que as condições da ação não deveriam entrar na categoria da admissibilidade, mas sim na do próprio ...

Quando ocorre o juízo de admissibilidade?

O juízo de admissibilidade vem sempre primeiro, uma vez presentes os requisitos indispensáveis à petição ou recurso, essa será examinada.

O que diz o artigo 593 do CPP?

c) injustiça da sentença do juiz presidente, quanto à aplicação da pena ou da medida de segurança. Parágrafo único. Quando cabivel a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

Artigo anterior
Em qual doença mais frequente o uso de vasoconstritores?
Artigo seguinte
Qual é o conceito da matemática?