Quais os prazos para interpor os recursos e para Responder-lhes constantes no Código de Processo Civil 2015 )?

Perguntado por: Filipa Inês Lopes  |  Última atualização: 19. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

§ 5o Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

Quais os prazos dos recursos CPC 2015?

No CPC de 2015, os prazos recursais são unificados. Todos os recursos podem ser interpostos dentro de um prazo de 15 (quinze) dias, com exceção dos embargos de declaração, os quais tiveram seu prazo mantido de acordo com o antigo Código, ou seja, de 05 (cinco) dias.

Quais são os prazos para interposição de recursos no Código de Processo Civil?

Qual o prazo da interposição de recurso? Segundo o novo CPC, todos os recursos tem prazo de 15 dias, independentemente se para interposição ou resposta.

Qual o prazo para opor interpor os recurso pelo CPC?

Ex: “Na apelação, nos embargos infringentes, no recurso ordinário, no recurso especial, no recurso extraordinário e nos embargos de divergência, o prazo para interpor e para responder é de quinze (15) dias” (CPC, art. 508).

Quais recursos foram excluídos pelo CPC de 2015 e qual o prazo dos demais?

A respeito dos Recursos no CPC, o Código de Processo Civil (CPC) de 2015 excluiu os recursos do agravo retido e os embargos infringentes do rol de recursos cabíveis. Quanto aos demais recursos, o prazo estabelecido é de 15 dias para a interposição, a partir da publicação da decisão recorrida.

Prazos Processuais (Processo Civil) - Resumo Completo

29 questões relacionadas encontradas

O que mudou no novo Código de Processo Civil de 2015?

O CPC de 2015 mudou para a contagem somente nos dias úteis (art. 219 do novo CPC). Na prática, a mudança acaba com a confusão a respeito de feriados e recessos. Outra novidade do Código de Processo Civil foi a uniformização dos prazos recursais e do início da sua contagem.

Quais os recursos excluídos pelo CPC 2015?

Com o novo CPC (Lei nº 13.105/2015), podemos destacar que: O agravo retido e os embargos infringentes foram extintos. A apelação permaneceu sem alterações relevantes, sendo o recurso interposto contra qualquer tipo de sentença.

O que é prazo para interposição de Recursos?

O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. § 1º Os sujeitos previstos no caput considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão.

Como se conta o prazo para recurso?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

O que significa interpor recurso no prazo de 30 dias?

O prazo para interpor o recurso administrativo no INSS é de 30 dias corridos, contados a partir da data em que o segurado recebeu a notificação da decisão desfavorável do INSS. É importante respeitar esse prazo, pois a não observância pode resultar na perda do direito de recorrer administrativamente.

Qual é o prazo para interposição do recurso ordinário?

O recurso ordinário trabalhista possui o prazo de interposição de 8 dias úteis, excluindo o dia da intimação e incluindo o final do prazo.

Qual o prazo do recurso de apelação?

593 do Código de Processo Penal prevê o prazo de 5 dias para interposição do recurso de apelação, contados da intimação do réu ou de seu defensor, o que ocorrer por último.

Qual o prazo para interposição de recurso ordinário?

A previsão legal do recurso ordinário é o art. 895 da CLT. Deve ser interposto dentro do prazo de 8 dias; a parte contrária tem igual prazo para contrarrazões. A Fazenda, o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública têm o prazo em dobro.

Quais são os tipos de prazos processuais?

Por isso, a depender de quem fixa os prazos processuais, eles são classificados da seguinte forma: 1) Legais: quando são fixados em lei; 2) Judiciais: quando são fixados por critérios do juiz; 3) Convencionais: são aqueles prazos estabelecidos pelas partes, em comum acordo.

Quais são os prazos de 5 dias no CPC?

PRAZOS DE 05 DIAS IMPORTANTES NO NCPC

Prazo para a parte contrária se manifestar sobre proposta de autocomposição certificada nos autos por Oficial de Justiça. Prazo para a prática de ato processual a cargo da parte, se outro não houver sido determinado por lei ou pelo juiz. Prazo para que o juiz profira despachos.

O que diz o artigo 218 do CPC?

218 do novo CPC: “Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo. ”

Quais são os prazos processuais no novo CPC?

Com o Novo CPC, a uniformização dos prazos se tornou realidade na esmagadora maioria dos casos, estabelecendo 15 dias como “padrão”. É o que diz o art. 1003, §5º: “Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias”.

Qual recurso tem prazo de 8 dias?

Recurso de Revista

O prazo é de 8 dias – exceto a Fazenda Pública e o Ministério Público do Trabalho, que têm o dobro do tempo.

Como funciona a interposição de recursos?

A interposição de recurso é uma garantia constitucional que assegura o direito à ampla defesa e contraditório. Ela serve como forma de impugnar atos judiciais a fim de reformá-lo, anulá-lo ou aperfeiçoá-lo.

Quais são os tipos de recursos no processo civil?

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. (art. 994 do CPC).

Como fazer contagem de prazo processual?

O artigo 224 do CPC/2015, dispõe o seguinte sobre a contagem dos prazos processuais: Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

Quais são os requisitos necessários para interposição de recurso de apelação segundo o CPC 2015?

São os Requisitos Intrínsecos; o cabimento, a legitimidade recursal, o interesse recursal e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo.

Quais são as condições da ação exigidas pelo CPC 2015?

O CPC/2015, em seu art. 17, estatui duas condições da ação: para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Por conseguinte, as condições para o exercício do direito de ação são: o interesse de agir e a legitimidade da parte.

Quais são as principais fases do procedimento comum de acordo com o CPC de 2015?

Resposta: As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória. Segundo o artigo 318 do NCPC, aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário do CPC ou de lei.

Artigo anterior
Como casar no civil de graça 2022?
Artigo seguinte
O que é pena de detenção em regime aberto?