Quais os possíveis desfechos de uma audiência de conciliação?

Perguntado por: Violeta Verónica de Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

Nas hipóteses em que realizada a audiência de conciliação ou de mediação, atingida a composição em seu bojo, o juiz a homologa por sentença que põe fim ao processo, resolvendo o mérito (artigo 487, III, CPC/2015); inocorrendo audiência, ou sendo essa realizada, mas não se atingindo a composição, prossegue o processo ...

O que vem depois da audiência de conciliação?

O que acontece depois da audiência de conciliação? Caso as partes cheguem a um acordo, o mesmo será reduzido a termo e, posteriormente, homologado por sentença do juiz, conforme determina o artigo 334, parágrafo 11º, do CPC.

Em quais hipóteses a audiência de conciliação poderá ser dispensada pelo juiz?

Cf. artigo 190 do CPC. Enunciado 639 do Fórum Permanente dos Processualistas Civis: “O juiz poderá, excepcionalmente, dispensar a audiência de mediação ou conciliação nas ações de família, quando uma das partes estiver amparada por medida protetiva.”

Quando a audiência de conciliação pode ser dispensada?

De acordo com o art. 334 , § 4º do novo CPC , poderá ocorrer a dispensa da audiência de conciliação ou mediação, se ambas as partes manifestarem expressamente desinteresse na composição consensual.

Quando a parte não comparece na audiência de conciliação?

Não comparecer a audiência de conciliação enseja em multa

Caso uma das partes, sem justificativa, não comparecer, ser-lhe-á aplicada multa na monta de ATÉ dois por cento (do valor da causa ou da vantagem pecuniária), além de ser considerado ato atentatório a dignidade da justiça (§ 8º, do art. 334, do CPC/15).

Audiência de Conciliação (Trânsito)

21 questões relacionadas encontradas

É obrigatória a presença da parte na audiência de conciliação?

13.03.2017, DJ 22/3/2017). Desta forma, conclui-se que é prescindível o comparecimento pessoal da parte, sendo apenas necessário o comparecimento de seu advogado com poderes para negociar e transigir. O mesmo aplica-se às pessoas jurídicas, afastando-se a necessidade do comparecimento de preposto.

Quando a parte autora não compareceu audiência conciliação Juizado?

O que acontece com o processo se o autor não comparecer na Audiência de Conciliação no Juizado Especial Cível? Na eventualidade do autor da demanda não comparecer será aplicada a contumácia, que significa a extinção do processo sem julgamento do mérito.

Quando o juiz poderá dispensar a audiência de conciliação prevista no artigo 334 do CPC?

334, parágrafo 4º, do Novo CPC. (8) Há, contudo, hipóteses em que a audiência de mediação e conciliação não se realizará: se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; quando não se admitir a autocomposição, por conta da natureza do pedido ou de previsão legal.

Quando o autor não tem interesse na audiência de conciliação?

Se o autor não tiver interesse na designação da audiência de conciliação, deverá indicar, na petição inicial, o seu desinteresse na autocomposição. O réu deverá fazê-lo, também por petição, apresentada com 10 dias de antecedência da data da audiência (art. 334, §5º).

Como cancelar uma audiência de conciliação?

CANCELAMENTO DE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO em Notícias

O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: I – da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando...

Quanto a dispensa da audiência de conciliação é correto afirmar?

É dispensada a presença de advogados ou de defensor público na audiência de conciliação. A audiência de conciliação deverá ser única, sendo vedada a suspensão, a interrupção ou o adiamento do ato. Havendo litisconsórcio, o desinteresse na realização da audiência deve ser manifestado por todos os litisconsortes.

Quais são as hipóteses em que a audiência de conciliação ou mediação não será realizada fundamente?

334, § 4º, I: "A audiência não será realizada: Se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual." E, no caso, restou claro o desinteresse da autora. Ocorre que, a nova lei processual é totalmente omissa quanto à manifestação unilateral de uma das partes, como é a hipótese dos autos.

Quanto tempo depois da audiência sai a sentença?

é 45 dias como o .

Quanto tempo demora para sair a sentença depois da audiência?

Com isso, em relação ao cumprimento destes processos, temos que, após serem analisados todos os procedimentos, existe um prazo que gira em torno de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo.

Em que momento o réu ou o autor poderão recusar a participação da audiência de conciliação?

§ 3º A intimação do autor para a audiência será feita na pessoa de seu advogado. § 4º A audiência não será realizada: I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; II - quando não se admitir a autocomposição.

Onde autor e réu respectivamente devem informar caso não tenham interesse na audiência de conciliação?

Ademais, caso o autor não deseje a audiência de conciliação, deve informar via petição inicial. Já o réu, em resposta à sua citação, também por meio de petição, a qual deve ser apresentada com, no mínimo, dez dias de antecedência em relação à data da audiência.

Pode haver audiência de conciliação pois o autor é incapaz?

Isso será feito, pelo autor, na inicial, e pela parte contrária em petição autônoma com antecedência de dez dias da audiência marcada. Mas não haverá possibilidade de autocomposição se houver interesses indisponíveis, como é o caso de incapazes.

Em que hipóteses o juiz poderá julgar liminarmente improcedente o pedido do autor?

332, §§§§, do NCPC: § 1º O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição. § 2º Não interposta a apelação, o réu será intimado do trânsito em julgado da sentença, nos termos do art.

Como o CPC normatiza a intimação da parte autora para audiência de conciliação ou mediação Justifique sua resposta?

332), o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação (conforme matéria envolvida na lide apresentada), com antecedência mínima de trinta dias, devendo ser citado o réu com pelo menos vinte dias de antecedência. A intimação do autor para a audiência será feita na pessoa de seu advogado.

Quais são os casos de indeferimento da petição inicial?

De acordo com o Art. 330 CPC, quando uma petição inicial será indeferida?
  • Quando a inicial for inepta. ...
  • A parte for manifestamente ilegítima. ...
  • O autor carecer de interesse processual. ...
  • Não atendidas as prescrições dos arts. ...
  • Quando lhe faltar pedido ou causa de pedir.

O que acontece se o autor não comparecer à audiência de instrução?

Se o autor não comparecer à audiência de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, sem justificativa, o processo será extinto, com a condenação ao pagamento das custas processuais.

O que ocorre se a parte autora falta a audiência de instrução e julgamento?

CONFISSÃO FICTA - AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO AUTOR À AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. A ausência não justificada do autor à audiência em que deveria prestar depoimento pessoal, faz incidir a pena de confissão ficta, presumindo-se a veracidade dos fatos narrados pela parte contrária.

Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?

Preciso de um advogado para ir na audiência de conciliação? Sim, pelo que determina a lei, o acompanhamento de um advogado ou defensor público é obrigatório, porém, na prática, muito juízes aceitam a presença da parte sem advogado.

Pode o advogado comparecer sozinho em audiência de conciliação?

Parte representada por advogado em audiência de conciliação não deve ser multada. Se uma das partes se faz presente em uma audiência de conciliação por meio de representante munido de procuração com outorga de poderes de negociar e transigir, não cabe a aplicação de penalidade por não comparecimento.

Artigo anterior
Quantos litros de água gasta em um banho de 5 minutos?
Artigo seguinte
Como não manchar bolsa branca?