Quais os passos da ação de despejo?

Perguntado por: Ângela Leal Matias  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

DESPEJO PASSO-A-PASSO
  1. Tentativa de acordo.
  2. Notificações.
  3. Informar possivel ação judicial.
  4. Consultar um advogado.
  5. Comparecer na audiência.
  6. Retomada do imóvel.
  7. Vistoria do imóvel.
  8. Cobrança da Dívida.

Qual o processo para uma ordem de despejo?

Para entrar com uma ordem de despejo o ideal é você procurar uma defensoria pública ou contratar um advogado especializado na Lei do Inquilinato. Feito isso, você deve reunir toda a documentação necessária e aguardar a decisão liminar ou sentença processual.

Quanto tempo demora para executar uma ordem de despejo?

Uma ação de despejo demora uma média de 4 meses a 3 anos. No entanto, existem algumas peculiaridades que podem fazer com que a ação seja mais rápida ou mais demorada.

Como é feito o despejo do inquilino?

Para que uma ação de despejo seja válida é necessário solicitar uma liminar de despejo, na qual o inquilino será obrigado a deixar o imóvel o mais breve possível.

Quando o proprietário pode despejar o inquilino?

Portanto, o inquilino pode ser despejado por qualquer infração contratual, além dos casos de inadimplemento, mudanças da destinação da locação do imóvel, alterações estruturais não autorizadas, violação das normas condominiais, entre outras. ... Caso não ocorra a quitação do débito o despejo será formalizado.

Ação de despejo: Quando é possível? Passo a passo! - Questão de Direito 268

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo pode despejar um inquilino?

O ideal é que o pedido de despejo ocorra em até 60 dias após o atraso no pagamento do aluguel. No entanto, o proprietário tem o direito de entrar com a ação judicial já no dia seguinte após a falta de pagamento do aluguel.

Quanto tempo demora um despejo coercitivo?

O tempo para desocupação voluntária é de 15 dias contados da intimação da sentença, caso não ocorra a desocupação o juiz determinará o despejo coercitivo, cujo o prazo mínimo para desocupação é entre 40 a 90 dias.

Como é feito o despejo coercitivo?

Em não havendo recurso, o locatário é notificado para desocupar em quinze dias o imóvel e, se assim não proceder, ocorrerá o despejo coercitivo, que pode inclusive contar com o uso de força policial.

O que significa mandado de despejo coercitivo?

Não havendo a desocupação a segunda desocupa o imóvel a força ou seja o juiz determina o despejo coercitivo com oficial de justiça, arrombamento de porta e esvaziamento do imóvel levando os bens do locatário para deposito público.

Como funciona o despejo compulsório?

Compulsório: é o despejo mais violento, em que o oficial de justiça juntamente com força policial requer o imóvel ao locatário independente sua vontade. Esse despejo somente ocorre após o locatário ter sido notificado pelo juiz para a desocupação do imóvel.

Quantos dias de aluguel atrasado posso ser despejado?

Com um dia de atraso no pagamento você pode ser despejado. Na prática com o segundo aluguel vencido já se aciona a justiça devido a demora no despejo.

Pode despejar inquilino na pandemia 2021?

4º Em virtude da Espin decorrente da infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2, não se concederá liminar para desocupação de imóvel urbano nas ações de despejo a que se referem os incisos I, II, V, VII, VIII e IX do § 1º do art.

Quem mora de aluguel pode ser despejado?

Inquilinos não poderão ser despejados até o fim do ano, devido à pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira (dia 23), o Senado aprovou um projeto de lei, o PL 827/2020, que suspende ações de despejo até 31 de dezembro, caso o aluguel de imóvel comercial ou residencial não seja quitado pelo locatário.

Quem mora de aluguel pode ser despejado na pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos.

Quais os direitos do inquilino na nova lei?

  • Receber o imóvel em perfeitas condições de uso. ...
  • Isenção do pagamento de despesas extras de condomínio. ...
  • Preferência de compra. ...
  • Sublocar o imóvel. ...
  • Indenização por benfeitorias. ...
  • Devolução do imóvel a qualquer tempo. ...
  • Comprovantes de pagamentos. ...
  • Pagamento de taxas administrativas.

Pode cobrar multa de aluguel na pandemia?

Se a tentativa de acordo entre locador e locatário não tiver sucesso em relação a desconto, suspensão ou adiamento do pagamento de aluguel durante a pandemia, o locatário poderá desistir do contrato sem multas ou aviso prévio de desocupação também até 31 de dezembro de 2021.

Como funciona a ordem de despejo na pandemia 2021?

Com a lei, ficam suspensos, até o fim de 2021, os despejos determinados por ações em virtude do não pagamento de aluguel de imóveis comerciais, de até R$ 1,2 mil, e residenciais, de até R$ 600. O texto ainda suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, com exceção dos já concluídos.

Pode expulsar inquilino na pandemia?

Lei do regime jurídico durante pandemia é sancionada com manutenção de despejo de inquilino. Entrou em vigor nesta sexta-feira (12) a Lei 14.010/20, que cria regras transitórias para as relações jurídicas privadas durante a pandemia de Covid-19, como direito de família, relações de consumo e entre condôminos.

Quanto tempo pode atrasar o aluguel?

Você pode atrasar o aluguel quanto tempo quiser mas a partir do primeiro dia haverá multa e juros que não são baratos, depois de 10 dias é enviado para o juridico parceiro da imobiliária que negociará com você o pagamento á vista e/ou desocupação do imóvel.

Quantos dias posso atrasar o aluguel na pandemia?

Ainda segundo a lei, o inquilino que faltar com o pagamento do aluguel pode ter que desocupar o imóvel em até 15 dias. O proprietário, por sua vez, não pode expor o inquilino inadimplente publicamente e muito menos invadir ou tomar o imóvel sem os meios legais.

Como se defender em uma ação de despejo?

Para contestar a ação de despejo, o inquilino deve apresentar uma defesa que pode consistir, entre outras alegações, em:
  1. arguição de incompetência (absoluta ou relativa) do juiz;
  2. pedido de impedimento do juiz;
  3. pedido de suspeição do juiz;
  4. contestação quanto ao mérito do pedido.

Quando cabe ação de despejo?

Em caso de necessidade de retomada do imóvel urbano objeto de relação locatícia, é cabível o ajuizamento de ação de despejo, qualquer que seja o fundamento do término da locação (falta de pagamento ou outra infração contratual qualquer, por exemplo).

Quem pode ingressar com ação de despejo?

O locador não proprietário tem legitimidade ativa para ajuizar ação de despejo? O locador, ainda que não seja o proprietário do imóvel alugado, é parte legítima para a propositura de ação de despejo fundada na prática de infração legal/contratual ou na falta de pagamento de aluguéis.

Como se defender de uma ação de despejo na pandemia?

No entanto, durante a pandemia do coronavírus, as liminares para desocupação foram temporariamente suspensas, mas a norma não está mais vigente. Portanto, mesmo com a permanência da situação de pandemia, os despejos já podem acontecer, sendo essencial ter suporte de um advogado para decidir como agir.

Quantos dias eu tenho para pagar o aluguel após o vencimento?

PARÁGRAFO OITAVO - TOLERÂNCIA: O LOCATÁRIO terá um prazo de tolerância para efetuar o pagamento do aluguel até o 2º (segundo) dia útil após o vencimento, caso não seja dia útil, ficará obrigado desde já...a efetuar o pagamento no primeiro dia útil subseqüente a esta Data....

Artigo anterior
Qual a Justiça mais lenta do mundo?
Artigo seguinte
O que posso usar no lugar de álcool isopropílico?