Quais os objetivos do trabalho docente proposto por Libâneo?
Perguntado por: Flávio Xavier Macedo | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)
- Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
- Transmissão /assimilação da matéria nova;
- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
- Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;
- Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.
Quais os principais objetivos do trabalho docente?
A finalidade do trabalho docente consiste em garantir aos alunos acesso ao que não é reiterativo na vida social.
Qual o papel do professor segundo Libâneo?
Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para a sua aprendizagem.
Qual a teoria de Libâneo?
José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural.
Qual o conceito de educação para Libâneo?
Educação compreende o conjunto dos processos, in- fluências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser humano.
OS OBJETIVOS E OS CONTEÚDOS DO ENSINO SEGUNDO LIBÂNEO!
O que é aula na concepção de Libâneo e quais as suas etapas?
A aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Neste capítulo, o professor Libâneo explica o conjunto de meios e condições necessárias para realizarmos um conjunto de aulas, estruturando sua relação entre tipos de aulas e métodos de ensino.
Quais são as tendências citadas por Libâneo?
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Quais são as teorias de aprendizagem?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Quais são os cinco passos didáticos apontados por Libâneo 1994 para o bom desenvolvimento da aula?
- Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
- Transmissão /assimilação da matéria nova;
- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
- Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;
Qual o papel do professor no processo?
É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.
Qual é o papel do professor na sociedade atual?
O professor exerce um papel primordial na formação dos cidadãos conscientes e responsáveis, pois além de atuar como gestor da aprendizagem ele promove valores fundamentais para a inserção de crianças e adolescentes no meio social.
Quais são os elementos essenciais do plano de aula na perspectiva de Libâneo 1994 )?
Os principais elementos que constituem o plano de aula são: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação.
O que é plano de aula libaneo?
O plano de aula segundo Libâneo (1993) é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula, tendo em vista o que se espera alcançar como objetivos junto aos alunos.
Quais são os elementos que compõem um plano de aula?
- Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
- Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
- Procedimentos. ...
- Tarefas e avaliações.
Quantas são as teorias da aprendizagem?
Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.
Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?
Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.
Quais as teorias da aprendizagem que identificam o aluno com um papel ativo?
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.
Quais os quatros tipos de tendências liberais?
Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber que essa última dividi-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.
Quais são as tendências liberais?
As tendências liberais são aquelas que não vão questionar a sociedade vigente na lógica de sociedade capitalista. Daí vem a nomenclatura liberal, que é resultado da figura de um laço entre a sociedade capitalista e o movimento neoliberal econômico, na visão de Libâneo.
Quais são os tipos de tendências pedagógicas?
De maneira geral, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto.
O que é o plano de aula?
O planejamento de aula é um documento no qual está registrado tudo o que se pretende fazer durante a aula. Desde o tema inicial até o que se espera do aluno ao final das atividades, o planejamento de aula funciona como um roteiro que deve ser seguido para alcançar os objetivos traçados inicialmente.
Quais são os três tipos de planejamento escolar?
O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.
O que é plano de aula e plano de ensino?
Enquanto o plano de ensino abarca um longo período, a visão geral da matéria (macro), o plano de aula é o roteiro de cada aula, cada encontro (micro). É através do plano de aula que o professor vai poder sistematizar o conteúdo de cada compromisso, elencando objetivos, metodologia e bibliografia.
O que é e para que serve um plano de aula?
O Plano de Ensino é um plano de ação; é o registro do planejamento das ações pedagógicas para o componente curricular1 durante o período letivo. É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração e uso obrigatórios.
Qual a diferença entre planejamento de aula e plano de aula?
Em outras palavras, podemos afirmar que os planos são ações pensadas dentro do ciclo do projeto e elaboradas com o objetivo de cumprir uma série de ações determinadas no planejamento, considerando os princípios e as ações que o norteiam.
Como é a comunicação do McDonald's?
Como aumentar orexina?