Quais os objetivos do processo de nitretação no aço?

Perguntado por: Ivo Isaac Reis Santos Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Para os aços, o tratamento de nitretação costuma ter como objetivo melhorar as propriedades mecânicas dos materiais, onde aplicação com atrito exige uma superfície da ferramenta com alta resistência ao desgaste.

Quais os objetivos da nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Quais as finalidades do tratamento termoquímico de nitretação?

Nitretação é um tratamento termoquímico da metalurgia em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio, usando-se de um ambiente nitrogenoso à determinada temperatura, buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade.

Onde se aplica a nitretação?

É aplicado em ferramentas de forjamento, de extrusão de alumínio, de fundição sob pressão e em moldes de injeção de plásticos que exigem maior resistência ao desgaste dos moldes.

Qual o material base utilizado na nitretação?

Vanádio – Forma nitretos estáveis e duros; Níquel, cobre, silício e manganês – Estes elementos têm pouco efeito, se houver, na nitretação; Chumbo – A adição de chumbo tem um efeito ligeiramente negativo, reduzindo a profundidade e a dureza da camada superficial.

Nitretação

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cementação e nitretação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.

Como fazer cementação?

O tratamento de cementação consiste em aquecer o material a uma determinada temperatura acima da zona critica em um meio rico em carbono, a cementação pode ser liquida (banho de sal), gasosa (atmosfera com gás cementante) ou sólida (cementação em caixa), porém a cementação em caixa não é mais utilizada nos dias atuais.

Quais aços podem ser Nitretados?

Os principais elementos químicos formadores de Nitretos no processo de difusão de nitrogênio em ligas ferrosas são: Ferro, Cromo, Molibdênio, Vanádio, Tungstênio.

Quais são os tipos de cementação?

A cementação pode ser realizada em meio sólido, líquido ou gasoso, também podendo ser utilizado plasma. O potencial químico do carbono no meio de cementação determina o potencial máximo de carbono que o aço pode atingir e assim o teor de carbono na superfície do material.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Quais as principais finalidades dos tratamentos termoquímicos?

Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), o tratamento é denominado termoquímico. O objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém dútil.

Qual a finalidade dos processos de tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser definido como resfriamento ou aquecimento controlado dos metais, sua finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material, mas sem alterar o produto final.

O que são os tratamentos termoquímicos?

Definição - O que é Tratamentos termoquímicos

Conjunto de operações realizadas no estado sólido que compreendem modificações na composição química da superfície da peça, em condições de temperatura e meio adequados.

Quais os tipos de nitretação existem e para que são utilizados?

Entre os diferentes meios de nitretação, se encontram os mais usuais na indústria a nitretação gasosa, líquida (em banho de sais) e a plasma (iônica). Cada tipo de nitretação deve ser escolhida de acordo com a peça que será nitretada, qualidade da nitretação e custo total do produto.

Qual a profundidade da nitretação?

A nitrificação pode ser realizada por métodos de banho de gás ou sal. A temperatura adequada para o trabalho é de 500ºC a 530°C, e sua duração varia de quarenta a noventa horas. A esta temperatura, o amoníaco (NH3) é decomposto e o nitrogênio na camada superficial da peça atinge uma profundidade de 0,15 mm até 0,80 mm.

Para que serve a carbonitretação?

A carbonitretação enriquece as camadas superficiais do metal com carbono e, com a adição do nitrogênio formando nitretos, a superfície se torna muito mais dura do que por meio do processo de cementação para o mesmo aço.

Qual o tipo de cementação mais eficiente?

A cementação de gás é o processo mais eficiente porque permite a cementação de peças com maior consistência e melhor eficiência energética. Este processo geralmente usa gás propano ou gás natural para a geração de carbono necessário e a temperatura varia de 850°C a 950°C.

O que é cementação gasosa?

A Cementação é um processo termoquímico de introdução de carbono no aço a partir de uma mistura de gases apropriada. Os aços a serem cementadosdevem possuir baixo teor de carbono, de modo que, quando aquecidos à temperatura de austenitização, o carbono do meio possa reagir e difundir na superfície das peças.

Qual o principal objetivo da cementação?

O tratamento termoquímico de cementação é um dos tratamentos em aço mais antigos. Tem como objetivo aumentar a dureza e a resistência da superfície do aço, deixando o núcleo da peça tenaz.

Qual o melhor aço para nitretação?

O perfil de propriedades da camada nitretada se mantém constante, variando apenas a sua profundidade e espessura de cada uma de suas, sob um mesmo potencial de nitretação. O potencial de nitrogênio de 0,6 foi suficiente para a formação de camada branca no aço AISI 4140.

O que é aço Nitralloy?

– Nitralloy. Esta família de aços foi projetada especificamente para nitretação. A dureza comum do núcleo temperado e revenido é de 25-35 HRC. A vantagem dos aços Nitralloy é a sua excelente resposta a nitretação e a dureza superficial resultante (muito) alta, tipicamente na faixa de 62-65 HRC.

Como é feito o tratamento térmico de cementação?

A cementação tratamento térmico permite que o aço passe, posteriormente, pelo processo de têmpera, para aumento de dureza e aumento da resistência ao desgaste. cementação tratamento térmico, então, é a adição de carbono à camada superficial do aço.

Como fazer o ferro ficar mais duro?

Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.

Qual a temperatura de cementação?

A cementação sólida é geralmente realizada a temperaturas que variam de 850 a 950° C.

Artigo anterior
Quais são as três funções centrais da administração da produção?
Artigo seguinte
Qual criptomoeda é atrelada ao dólar?