Quais os meus direitos ao ser abordado pela polícia?

Perguntado por: João Maia de Araújo  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Quais são os direitos do cidadão abordado?
  • Saber a identificação do Policial Militar, se assim desejar;
  • Ser revistado por Policiais Militares do mesmo sexo, desde que não ocasione prejuízo ao andamento da ocorrência (art. ...
  • Acompanhar visualmente a revista realizada no seu veículo;

Quais os direitos do cidadão em uma abordagem policial?

São eles: direito a um advogado, à assistência da família e ao silêncio. Caso não seja informada sobre esses direitos, mesmo que assuma o crime em uma conversa informal, a prisão pode ser invalidada, de acordo como o Supremo Tribunal Federal.

Quando a polícia tem direito de revistar?

ABORDAGENS DE VEÍCULOS - A Polícia está autorizada a revistar veículos, quando houver indícios de existência de crime (posse de arma, de explosivos, de drogas, por exemplo). ... A busca normalmente é feita para procurar armas, drogas, documentos, computadores e objetos ou dinheiro ilícito.

O que a polícia não pode fazer em uma abordagem?

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.

Sou obrigado a desbloquear o celular em uma abordagem policial?

Isso pois, diante do exposto, ficou constatado no que se refere ao desbloqueio do celular durante a abordagem policial, que a pessoa que se recusar a realizar determinada ação não poderá ser presa, tampouco, sofrer qualquer tipo de agressão, visto que estará exercendo um direito assegurado pela Constituição Federal ...

Abordagem policial - Você sabe o que pode ou não pode fazer? | Coimbra Garcia Advogados

22 questões relacionadas encontradas

É permitido gravar uma abordagem policial?

No caso de bloqueios de trânsito ou no caso de abordagens policiais, a legalidade da gravação é um tema frequente nos fóruns da internet. A questão é simples: cidadãos comuns e motoristas, ao passarem por uma blitz de trânsito ou ao serem abordados por um policial, podem gravar a ação? A resposta é curta: SIM.

Quais são os 3 tipos de abordagem policial?

Neste sentido, a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e abordagem a pessoa infratora da lei (PMESP, 2006).

O que acontece quando um policial anota seu nome em uma abordagem?

Segundo ele, caso a pessoa se recuse a dizer o nome, o policial deve colher as impressões digitais, no intuito de obter a real identidade. Para o advogado, a polícia não comete abuso de autoridade ao fazer averiguações de rotina.

Em quais situações é permitido a revista pessoal?

Também é autorizada no ato das prisões em flagrante ou por ordem judicial no curso de busca domiciliar, quando existir fundada suspeita de cometimento de crime, não sendo necessário, em qualquer dos casos, de mandado.

Como a polícia rastreia uma pessoa?

"A única forma de você saber exatamente quem é que está em qual lugar – e é isso que a polícia usa – é pelos provedores. Se acontece algum crime, o advogado, a polícia ou alguém tem que solicitar isso ao provedor de serviço, e ele dirá quem estava conectado naquela hora e naquele IP", explica Amatte.

Qual horário que a polícia pode entrar em uma residência?

A boa doutrina considera como dia para fins jurídicos o período compreendido entre as 06:00 às 18:00. Após esse período, não pode ocorrer o cumprimento de ordem judicial no domicílio de alguém sem o consentimento do morador.

O que diz a lei sobre abordagem policial?

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941

244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Qual a principal fala de um policial em uma abordagem?

DA ABORDAGEM POLICIAL

Não tente fugir, não ofereça resistência e atenda às determinações do policial, ainda que seja inocente. Fique calmo e aja respeitosamente. Não use palavras agressivas, não faça movimentos bruscos ou que possam ser in- terpretados como tentativa de fuga ou de agressão.

Como reagir a uma abordagem?

Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas. O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade.

Qual a diferença entre revista íntima e revista pessoal?

Considera-se revista íntima aquela realizada sobre a pessoa do empregado, mediante contato corporal e exposição de parte de seu corpo. Já a revista pessoal, é aquela realizada sobre o patrimônio do empregado sem qualquer espécie de toque ou exposição do corpo do revistado.

O que é uma revista pessoal?

A revista pessoal é aquela que recai sobre os bens do empregado e à considerada não íntima, conhecida como revista visual. Pode-se afirmar que qualquer tipo de revista íntima viola evidentemente o direito do empregado.

É permitido por lei revistar bolsa de funcionários?

Segundo o TRT, a revista de pertences dos empregados, na entrada e na saída do local de trabalho, com a justificativa de salvaguardar o patrimônio da empresa, é abusiva, pois expõe continuamente o empregado a constrangimento e situação vexatória.

Como é uma abordagem policial?

A abordagem policial caracteriza-se por ser uma ação proativa por parte do Estado, onde o policial através de seu poder discricionário inicia e conduz o encontro. Esta seleção e escolha da-se através da “fundada suspeita” que leva o policial ao encontro de determinado cidadão.

Como se chama a identificação de um policial?

A Carteira de Identidade é de uso:

a) para os policiais-militares da ativa e da inatividade; b) para os pensionistas habilitados e para o pessoal civil; II - facultativo: para os dependentes dos policiais-militares. Art.

O que caracteriza abuso policial?

1º Esta Lei define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.

O que é uma abordagem de nível 3?

E na busca incessante do equilíbrio entre a ação policial e a reação do cidadão, padronizou-se a abordagem em 3 (três) níveis: (I) Abordagem a pessoas em fundadas suspeitas; (II) Abordagem a pessoas suspeitas; (III) Abordagem a pessoas infratoras da lei.

O que é abordagem de rotina?

Confesso que muitas vezes me soou estranho o termo “abordagem de rotina”, utilizado para explicar ao cidadão o motivo de ele, ou seu veículo, ter sido parado para verificação ou fiscalização. E, numa abordagem policial, nunca se sabe o que pode acontecer. ...

O que motiva a abordagem policial?

A existência de fundada suspeita é o pressuposto inicial para que o policial realize uma abordagem. A fundada suspeita resulta da constatação da existência de elementos concretos e sensíveis que indiquem a necessidade da abordagem.

Quando a polícia pode invadir a casa?

Uma decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada nesta quinta-feira (8) considerou ilegal a entrada de policiais em um domicílio sem que tenha havido investigação prévia, incontestável flagrante de crime ou mandado judicial de busca ou prisão.

Artigo anterior
Como reduzir o consumo de carboidratos?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre professor e tutor?